Intervenções no trânsito reforçam segurança no entorno das escolas
Estimated reading time: 4 minutos
Para garantir um ambiente mais seguro e acolhedor para estudantes, pais, professores e a comunidade escolar no início do ano letivo, o Município intensifica intervenções nas proximidades das escolas e Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis). As ações estão voltadas à segurança, mobilidade e organização do tráfego, além de melhorias na sinalização e na infraestrutura urbana.
O secretário de Segurança e Trânsito Rogério de Lima explica que já foi realizada a dispensa para a Empresa de Desenvolvimento Urbano e Rural de Toledo (Emdur) para organizar a sinalização nas proximidades de todas as escolas e Cmeis, conforme projeto de sinalização.
“A equipe vai organizar a sinalização horizontal nos locais de embarque-desembarque, das vagas reservadas, faixa de pedestres, enfim, toda a sinalização em frente as escolas, bem como a sinalização vertical que são as placas. Temos uma equipe da Secretaria que já está realizando nessa substituição”, explica.
Lima comenta que também foi solicitada a mudança no sentido da via em frente à Escola Municipal Vereador José Pedro Brum (CAIC), no Jardim Maracanã, e à Escola Municipal Walter Fontana, na Vila Pioneiro. “A equipe da Secretaria de Segurança e Trânsito analisa os pedidos com a equipe de engenharia. Ambos os locais demandam um estudo um pouco maior devido ao impacto na região”, explica o secretário.
- Acompanhe nossa página do Jornal do Oeste no Instagram
- Entre no canal de notícias do Jornal do Oeste no Telegram
- Mantenha-se atualizado no grupo de WhatsApp do Jornal do Oeste
ORIENTAÇÕES – Além do reforço na sinalização nas proximidades das escolas e Cmeis, o secretário de Segurança e Trânsito Rogério de Lima salienta que a comunidade deve estar atenta e respeitar as regras de circulação para garantir a segurança de todos.
A volta às aulas traz um aumento significativo no fluxo de veículos, principalmente nas áreas escolares. Nos horários de entrada e saída dos alunos, quando o movimento é mais intenso, toda a atenção é necessária. “A população deve observar a sinalização, seguir as regras de trânsito e circulação, reduzir a velocidade em áreas escolares e ter empatia pelo próximo”, cita.
OUTRAS DICAS – O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (Dnit), também reforça os cuidados nas áreas escolares e orienta motoristas e pedestres para ter um trânsito mais seguro. Os condutores devem ficar atentos aos comportamentos infantis próximos às zonas escolares, em faixas de pedestres, após as paradas de ônibus, entre outros.
O órgão enfatiza que os veículos que transportam as crianças devem ter cadeirinhas infantis e assentos adequados para cada faixa etária. E além disso, o condutor deve realizar a revisão do veículo para garantir o bom funcionamento mecânico e elétrico.
- Acompanhe nosso canal de notícias do Jornal do Oeste no YouTube
- Siga nosso canal do Jornal do Oeste no TikTok
- Curta nossa página do Jornal do Oeste no Facebook
Na zona escolar, sempre ensinar aos alunos desembarcarem e embarcarem pelo lado da calçada e evitarem utilizar o celular nesses momentos. Caso tenham que atravessar uma via, as crianças devem atravessar pela faixa de pedestres. Se a criança tiver menos que 10 anos, precisa ser acompanhada por adultos.
Parar o carro em fila dupla, sobre faixa de pedestres ou calçadas gera multa e tumultua o trânsito aumentando as chances de sinistros. O correto é procurar uma vaga segura nas proximidades. Assim, os adultos devem descer do veículo e encontrar as crianças na portaria da escola.
Da Redação
TOLEDO