Investimento de R$ 8,8 milhões do Estado viabiliza centro de ciência da Unespar no Noroeste

Estimated reading time: 4 minutos

O Governo do Paraná, por meio da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), destinou R$ 8,8 milhões para a construção de uma nova unidade acadêmica da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), em Paranavaí, na região Noroeste. Denominado de Centro de Excelência em Gestão Universitária de Ciência, Tecnologia e Inovação (CTI), as obras começaram nesta segunda-feira (26), com previsão de conclusão para o primeiro semestre de 2027. Os recursos são do Fundo Paraná de fomento científico e tecnológico.

Segundo o projeto, a edificação terá aproximadamente 3 mil metros, sendo um marco para a consolidação da instituição estadual de ensino superior como polo estratégico de pesquisa aplicada, inovação e desenvolvimento regional sustentável. O objetivo é concentrar, em um ambiente moderno e colaborativo, setores essenciais para o ecossistema de inovação, cujas atividades, atualmente, estão dispersas em diferentes espaços, o que dificulta a integração entre pesquisadores, professores, estudantes e parceiros.

A estrutura abrigará núcleos de gestão de projetos de pesquisa e inovação; ambientes de apoio a grupos de pesquisa e laboratórios; espaços para incubação de startups e empresas juniores; e setores dedicados à coordenação de programas de extensão tecnológica e à formação em gestão da inovação e empreendedorismo científico. A expectativa é integrar ensino, pesquisa, extensão e inovação em um único polo, impulsionando o desenvolvimento e a competitividade produtiva do Noroeste paranaense.

O secretário estadual da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Aldo Nelson Bona, destaca a importância do investimento para fortalecer o ecossistema de CTI. “A nova unidade acadêmica da Unespar materializa uma diretriz estratégica do governo, que é ampliar e modernizar a infraestrutura científica no interior do Estado, descentralizando oportunidades, fomentando a pesquisa aplicada e criando ambientes em que o conhecimento se transforma em desenvolvimento socioeconômico regional”, afirma.

Para a reitora da Unespar, Salete Paulina Machado Sirino, a obra resolve uma demanda histórica e estrutura o futuro da instituição. “Esse novo espaço vai além da construção física, pois representa a consolidação de um ambiente unificado de gestão, onde a produção científica, a inovação e a extensão irão dialogar de forma integrada, para potencializar os projetos, atrair parcerias e qualificar ainda mais a nossa contribuição para o desenvolvimento do Noroeste do Paraná”, explica.

ESTRUTURA – A nova estrutura será implantada em um terreno doado pela Prefeitura de Paranavaí em 2019, nas proximidades do câmpus da Unespar no município. Além do ecossistema de inovação, a edificação servirá como sede administrativa da universidade, abrigando o gabinete da reitoria. O projeto arquitetônico prioriza a sustentabilidade e será um exemplo de eficiência ambiental, incorporando sistemas de reutilização de água da chuva e geração de energia solar.

A edificação contará com espaços amplos e de multiuso e um leiaute adaptável para atender às demandas dos diferentes setores da universidade, aliando funcionalidade à integração de ambientes de trabalho e convivência a áreas verdes. Entre as instalações planejadas, está um auditório com capacidade para 100 pessoas, destinado a eventos institucionais e acadêmicos, uma ampla área de estacionamento para diferentes tipos de veículos e quatro acessos distintos, organizando os fluxos de pessoas, serviços e o público do auditório.

IMPACTO ESTRATÉGICO – O Centro de Excelência em Gestão Universitária de CTI da Unespar está totalmente alinhado com as diretrizes da Política Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação do Paraná (Pecti), que define como eixos a infraestrutura, a formação de capital humano e a integração entre universidades, empresas e sociedade. A iniciativa deve beneficiar diretamente cerca de 2 mil pessoas, entre professores, estudantes, profissionais da carreira técnico administrativa, além de impactar positivamente dezenas de municípios da região.

AEN

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.