Investimentos em Toledo, Saúde e Infraestrutura em pauta no Legislativo

Estimated reading time: 14 minutos

Na 42ª Sessão Ordinária, a Câmara de Toledo aprovou por unanimidade dois projetos que alteram o perímetro e o zoneamento de uso e ocupação urbana (Projetos de Lei n° 148/2025 e 149/2025). As duas proposições, elaboradas pelo Poder Executivo, foram votadas em primeiro turno o dia 24 de novembro, na 41ª Sessão Ordinária, e novamente aprovadas, agora em turno final, na sessão do dia 1° de dezembro. Os dois textos foram encaminhados para competente sanção legal do Executivo. Na sequência, os vereadores realizaram os seus pronunciamentos.

Certi da Pioneira

O vereador Valdir Gomes informou que esteve no Certi da Pioneira e conversou com a coordenação. Ele contou que, inicialmente, o local estava sem dentista. O espaço tem demanda para atender mais de mil pessoas. Por essa razão, o parlamentar fez a indicação para que tenha um dentista exclusivo para atender os idosos. Em conversa com a secretária de Saúde de Toledo Adriane, foi assegurada que a situação do Certi será resolvida e que o CAIC também terá suas demandas supridas.

Trânsito

O vereador Valdir Gomes destacou a necessidade de realizar um estudo na avenida 7 de Setembro, na região do La Salle, devido ao grande número de acidentes registrados. Ele solicitou que o secretário de Segurança e Trânsito Rogério avalie a situação para promover mais segurança e bem-estar à comunidade.

Bairro Pinheirinho

O vereador Valdir Gomes também solicitou um ponto de circular no bairro Pinheirinho para que a comunidade possa esperar o transporte sem se molhar e com mais conforto. Conforme o vereador, a população precisa – urgentemente – desse ponto no local indicado.

Reclamações

O vereador também comentou sobre problemas no atendimento da Sanepar e da Copel. Ele afirmou que, assim como a Copel já apresenta um atendimento insatisfatório, a Sanepar está seguindo o mesmo caminho. No bairro onde mora, têm ocorrido frequentes faltas de água.

Segundo ele, no final de semana houve falta de água e de luz, serviços essenciais para a convivência digna das famílias.

Agronegócio

O vereador Bruno Radunz destacou que a última segunda-feira (1º) foi considerado um dia histórico, pois foi realizada a leitura da carta de intenção para a instalação de uma usina que vai beneficiar milho para a produção de etanol. “O investimento previsto ultrapassa um bilhão de reais e prevê a geração de empregos diretos e mais de mil indiretos”.

Agronegócio I

Segundo o vereador Bruno, este é um momento marcante, porque envolve todas as camadas do agronegócio. “A usina utilizará produtos derivados do milho e também da suinocultura”. Ele ressaltou que foram feitas manifestações especiais relacionadas ao projeto. O empreendimento será instalado nas proximidades do aeroporto. O vereador explicou que o substrato produzido pela usina vai contribuir para baratear o custo de produção dos produtores rurais, trazendo benefícios diretos ao setor.

Agronegócio II

Bruno Radunz afirmou sentir orgulho por participar deste dia histórico, dizendo que se sente privilegiado por ser vereador neste momento. Ele destacou que esta reunião pode mudar os destinos do município, com geração de impostos e riquezas, podendo transformar o município em uma das maiores potências da região. “A empresa responsável pelo empreendimento está há mais de dois anos trabalhando nos projetos e estudos. A região foi escolhida por ser considerada apropriada para receber a usina”.

Agronegócio III

Seguindo a linha do vereador Bruno Radunz, o parlamentar Jairo Cerbarro também enfatizou que este é um dia histórico para Toledo e afirmou ser gratificante fazer parte desse momento. “O investimento superior a um bilhão de reais realizado por um grupo privado na cidade é algo extremamente relevante para o desenvolvimento local”.

Agronegócio IV

Sobre a instalação da usina de etanol, o vereador Odir Zoia salientou que o empreendimento vai mudar a história de Toledo, especialmente pela geração de empregos. Ele destacou que a iniciativa transformará a economia local e a vida do agricultor, pois permite planejar mais do que apenas a safrinha de milho e incentiva a diversificação produtiva.

Agronegócio V

Na ocasião, o vereador Zoia agradeceu o apoio do ex-deputado estadual Natan Sperafico, do deputado federal Dilceu Sperafico e do prefeito de Toledo Mario Costenaro, reconhecendo que todos têm trabalhado pelo desenvolvimento do município.

Agronegócio VI

Durante a sessão, o vereador Pedro Varella ressaltou a importância dos grandes empreendimentos que se instalam em Toledo. Ele afirmou estar satisfeito com a confirmação da empresa do setor de biocombustíveis, farelo e energia, que deve gerar muitos empregos e contribuir significativamente para a arrecadação de impostos, impulsionando o desenvolvimento futuro do município.

Escritor

O vereador Chumbinho Silva relatou, com emoção, que o produtor de Cerro da Lola Lucas está se tornado escritor e ele conta sua própria história na obra “Deixando de ser menino”. “Quem sabe ele seja o primeiro escritor agricultor de Toledo”.

Bom Princípio

O vereador Chumbinho Silva parabenizou a comunidade de Bom Princípio pelo evento realizado. Também parabenizou a Liga de Toledo pela organização da final do amador. Ele elogiou o futebol de Toledo. “Parabenizo ao grande campeão e a todas as equipes participantes, ressaltando o prestígio e o valor dos times envolvidos”.

Proerd

O parlamentar Chumbinho Silva destacou a formatura do Proerd, na qual 500 crianças da quinta série concluíram o programa. Ressaltou a importância da iniciativa, que oferece apoio às crianças por meio do trabalho voluntário de policiais, numa parceria entre a Polícia Militar e a Secretaria de Educação.

Proerd I

A Professora Marli informou ter recebido reclamações referentes ao evento do Proerd no ginásio Alcides Pan. As reclamações apontavam dificuldades de estacionamento no entorno e o calor excessivo. Para ela, não basta focar apenas em obras; “é necessário pensar em soluções que facilitem a mobilidade e o acesso durante grandes eventos promovidos pelas escolas”.

Audiência Pública

O vereador lembrou ainda da audiência pública referente à prestação de contas da assistência social, reforçando a importância da participação e do acompanhamento da comunidade.

Liga de Toledo

O vereador Jairo Cerbarro parabenizou a Liga de Toledo pela organização do campeonato amador. Ele relatou que só foram ouvidos elogios sobre o evento. “Sem apoiadores e organizadores, nada disso seria possível e, por isso, deixo os meus parabéns a todos os envolvidos”.

Melhorias

O vereador Jairo Cerbarro citou diversas obras e melhorias que realizadas no município, como reformas de várias quadras; pavimentação de vários quilômetros de estradas rurais; estruturação e pavimentação de diversas ruas; construção da ponte estaiada; duplicação da Avenida Egydio Munaretto e execução do projeto do Eixão.

Novo estudo

A vereadora Katchi Nascimento apresentou um documento público de 99 páginas. Trata-se de um laudo predial. “O laudo foi feito por técnicos e engenheiros e servidores da Prefeitura. O vice-prefeito Lucio de Marchi colocou um vídeo infeliz nas redes sociais que mostra o abandono no local. Ele coloca que políticas públicas serão realizadas. São notícias boas. A questão é como ele coloca a informação, pois desmerece a gestão anterior; como se tivesse deixado no desleixo”.

Novo estudo I

A vereadora Katchi Nascimento pontuou que quando a gestão anterior começou, já não existia manutenção. “Os técnicos relataram a falta de gestão. O prefeito Beto Lunitti já pegou degradado desse jeito. Eu acompanho os anseios da população e os anúncios. Querem destinar os R$ 7 milhões, mas o espaço está irrecuperável. Prometeram renovação e isso não demonstra. Considero que seja por falta de conhecimento destes documentos. Devido os riscos, o governo Beto Lunitti retirou os serviços que ainda funcionavam no local”.

Novo estudo II

De acordo com a vereadora Katchi Nascimento, os investimentos são bem-vindos, “mas queremos ver as execuções. Eu quero ver a execução de tudo. Por que não se destina R$ 1 milhão para o Hospital Regional de Toledo ou a Saúde. Ao invés disso, faz um vídeo desmerecendo uma gestão. UPA e os hospitais estão lotados”. Na oportunidade, ela parabenizou a formatura do Proerd e disse que recebeu reclamações de boias remendadas no Parque das Águas.

Saúde Pública

O vereador Odir Zoia ponderou que a atual gestão está atenta à Saúde Pública, que considera o “calcanhar de aquiles” de muitos prefeitos. Ele destacou que a saúde pública enfrenta um caos, e que, embora ninguém queira deixar de atender a população, muitas vezes a legislação impede determinadas ações. Zoia mencionou que, quando a vereadora Katchi Nascimento sugere que solicitamos aos nossos deputados que enviem um milhão de reais em recursos, acredito que ela também pode solicitar ao seu. “Isso representa o mínimo diante das críticas frequentes”.

Copel

O vereador Odir Zoia criticou a Copel e disse que a empresa presta um desserviço à sociedade. “Os serviços de poda e corte de árvores colocam os agricultores em risco”. Segundo ele, querem que o agricultor cuide das redes elétricas dentro de suas propriedades, o que o expõe a perigos e prejudica até sua capacidade de produzir. Odir defendeu que o Estado deve assumir essa responsabilidade.

Redutor de velocidade

O parlamentar Pedro Varella também relatou demandas da comunidade do bairro Concórdia, que tem solicitado a instalação de um redutor de velocidade. Conforme o vereador, o intenso fluxo de veículos na região – onde há comércio, mercado e restaurantes – tem aumentado o risco de acidentes. “A comunidade reforçou o pedido para que o dispositivo seja instalado o quanto antes, visando maior segurança aos moradores e frequentadores do bairro”.

Procuradoria da Mulher

O vereador Professor Oseias solicitou para que a Procuradoria da Mulher não seja utilizada como instrumento político. Ele relatou ter visto a ouvidora se manifestar nas redes sociais sobre uma denúncia, antes mesmo de haver confirmação dos fatos. “Se as denúncias forem comprovadas; elas devem resultar em punição, mas é necessário respeitar os limites jurídicos e os instrumentos legais disponíveis”. Ele lembrou que uma das denúncias foi possível identificar na sessão quem eram os envolvidos e o local do episódio, levantando questionamentos sobre o que, de fato, configura violência nesses casos”.

Procuradoria da Mulher I

O vereador Professor Oseias defendeu que a Procuradoria deve acolher a denúncia, verificar e proteger, seguindo a ordem correta de atuação, e ressaltou que o caso ainda está em fase de verificação. Ele disse que votou pela criação da Procuradoria da Mulher para que ela fosse um espaço de defesa dos direitos das mulheres e não um mecanismo de perseguição política.

Procuradoria da Mulher II

A vereadora Professora Marli informou que, na reunião da mesa diretora, foi discutida a criação de uma normativa para orientar processos internos da Procuradoria Interna. Segundo ela, “nada está sendo violentado”, e todas as tratativas estão sendo conduzidas com as autoridades competentes, garantindo que os cuidados necessários sejam adotados. A vereadora destacou ainda que as denúncias relacionadas ao tema chegaram tanto pela vereadora Katchi Nascimento quanto diretamente a ela.

Conselho Regional

A Professora Marli anunciou a instalação de uma unidade do Conselho Regional de Medicina no município. O médico José Afrânio assumiu a responsabilidade pelo núcleo, que terá como foco oferecer assessoria tanto aos profissionais da saúde quanto aos pacientes. Por sua vez, fortalecerá a atuação do órgão na região.

Eventos esportivos e culturais

A parlamentar Professora Marli ressaltou o trabalho realizado na Nippon Fest, evento que reuniu atividades culturais e gastronômicas da comunidade nipo-brasileira. Ela também visitou a etapa de skate, onde observou que a modalidade não recebeu barracas de apoio, o que prejudicou atletas e participantes devido ao calor intenso. “O skate é uma modalidade de baixo custo, o que torna a falta de estrutura ainda mais preocupante”. A vereadora acompanhou também o evento de taekwondo, que realizou troca de faixas no sábado e lembrou que o CrossFit enfrentou dificuldades semelhantes ao do skate por não contar com barracas de apoio.

Corrida Solidária

A vereadora Professora Marli enfatizou o sucesso da Corrida Solidária, organizada pela Associação Correr Toledo. Ela elogiou o trabalho voluntário e o envolvimento da comunidade. Outras ações esportivas e sociais também foram mencionadas por ela como exemplos do fortalecimento das atividades no município.

Tancredo Neves

O vereador Roberto de Souza fez um forte apelo pela reconstrução da Escola Municipal Presidente Tancredo Neves. Ele destacou o estado precário da estrutura. O parlamentar explicou que estudar – e ainda mais lecionar – em um ambiente como o atual “é inadmissível”. “Os banheiros estão interditados e que, recentemente, o forro da sala dos professores caiu, representando risco aos profissionais e aos alunos”. Roberto afirmou que a escola necessita de interdição imediata, mas isso não ocorre porque não há outra unidade disponível para remanejar os estudantes. “Isso não é ponto turístico; é um caos dentro de uma escola”, declarou ao reforçar que a comunidade escolar clama por uma solução urgente.

Tancredo Neves I

O vereador Roberto de Souza citou que o governo finaliza o projeto para a construção de uma nova escola. “Ainda faltam recursos para que a obra seja iniciada. Eu me comprometo a destinar a emenda parlamentar, porém pediu que os demais vereadores acionem seus deputados para reforçar o aporte financeiro necessário. Precisamos unir forças para conseguir o dinheiro. Os alunos e os professores pedem por novas salas”. Para o parlamentar, os investimentos são essenciais para transformar a realidade da comunidade escolar da região.

Infraestrutura

O vereador Sergio Japonês apresentou suas indicações para atendimento às demandas da população, destacando questões de saúde pública e manutenção urbana.

Saúde no Panorama II

O vereador Sergio Japonês solicitou a contratação de mais médicos para atuar na Unidade Básica de Saúde (UBS) do Panorama II, atualmente sobrecarregada. Segundo o vereador, mais de 40 pessoas dependem do acolhimento de apenas um médico e dois enfermeiros estão afastados por licença. Na última quarta-feira, ele esteve novamente na unidade para verificar as reclamações da comunidade, onde uma médica precisou contar com o apoio de uma auxiliar para atender os pacientes do Alto Panorama.

Captação

O vereador Sergio Japonês destacou a necessidade de manutenção na rede de captação de água no Jardim Coopagro. Ele apontou que “o crescimento desordenado da região e a falta de planejamento levaram à instalação de manilhas menores do que o necessário, um problema antigo que ainda não foi solucionado”.

Águas pluviais

Outra indicação apresentada por Japonês envolve a manutenção das bocas de lobo na Avenida Maripá, na região do La Salle, visando melhorar a captação das águas pluviais e prevenir alagamentos durante períodos de chuva.

PAUTA DA QUADRAGÉSIMA TERCEIRA

SESSÃO ORDINÁRIA

Projeto de Resolução n° 038/25 – Mesa

“Referenda o 2° Termo Aditivo de Convênio celebrado entre o Estado do Paraná, através da Secretaria de Estado da Segurança Pública, e o Município de Toledo, visando à prorrogação da cedência da servidora Pamela Ritter”

TRIBUNA LIVRE

Protocolo nº 2542, de 2025

Entidade: ONG Vidas Gerando Vidas

Assunto: Apresentação do Projeto “Vidas Gerando Vidas”, iniciativa de incentivo à doação de órgãos.

Matérias em Primeiro Turno

Projeto de Lei n° 193/25 – Ver. Professor Oseias

“Inclui a “Meia Maratona de Toledo” no Calendário Oficial de Eventos do Município de Toledo”

Projeto de Lei n° 194/25 – Ver. Chumbinho Silva

“Institui o “Dia Municipal do Protetor Animal””

Projeto de Lei n° 205/25 – Ver.ª Professora Marli

“Inclui a “Prova 24 Horas Dr. Torao Takada” no Calendário Oficial de Eventos do Município de Toledo”

Projeto de Resolução n° 036/25 – Mesa

“Denomina de Luís Fritzen a sala de reuniões da Câmara Municipal de Toledo”

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.