Com apoio da Itaipu, Foz do Iguaçu recebe especialistas em automação do sistema elétrico

Estimated reading time: 3 minutos
Representantes de empresas do setor elétrico, fabricantes, consultores, prestadores de serviços, universidades e centros de pesquisas participaram nesta semana, em Foz do Iguaçu (PR), do 14º Simpase – Simpósio de Automação de Sistemas Elétricos. O evento é promovido pelo Comitê Nacional Brasileiro de Produção e Transmissão de Energia Elétrica – CIGRE-Brasil, com apoio da Itaipu Binacional, e considerado o principal fórum brasileiro do setor nessa área.
Nos três dias de evento, de 4 a 6 de agosto, especialistas trataram de temas como a automação de usinas, subestações, redes de transmissão, distribuição e consumidores; automação de centros de operação e de atendimento; telecomunicações e segurança cibernética; educação, pesquisa, desenvolvimento e inovação; e aspectos econômicos, financeiros e de desempenho na automação.
- Acompanhe nossa página do Jornal do Oeste no Instagram
- Entre no canal de notícias do Jornal do Oeste no Telegram
- Mantenha-se atualizado no grupo de WhatsApp do Jornal do Oeste
O diretor técnico executivo da Itaipu, Renato Sacramento, participou da abertura do simpósio, visitou o estande da empresa, e ressaltou a importância da automação. “O setor elétrico brasileiro vem passando por grandes transformações, seja pela entrada em grande escala de fontes renováveis intermitentes, como a eólica e a solar, seja pela digitalização e pela introdução de novas tecnologias como a Inteligência Artificial”, disse.
De acordo com ele, “ao reunir tanto profissionais da indústria como da academia, o Simpase possui um papel fundamental para apoiar o setor com o conhecimento necessário para garantir a segurança operacional nesse contexto de constante evolução”.
Sacramento ainda destacou a importância da participação dos profissionais da Itaipu Binacional em eventos do tipo, uma vez que a empresa está conduzindo um plano de atualização tecnológica. O projeto envolve a digitalização de diversos sistemas de supervisão e controle da hidrelétrica e é o maior e mais complexo desde a própria construção da usina.
Neste ano o Simpase contou com três sessões paralelas e reuniu o maior número de trabalhos inscritos desde a sua criação. Os destaques da programação foram temas ligados à Inovação, Indústria 4.0, Segurança Cibernética, Subestação do Futuro e Transformação Digital.
- Acompanhe nosso canal de notícias do Jornal do Oeste no YouTube
- Siga nosso canal do Jornal do Oeste no TikTok
- Curta nossa página do Jornal do Oeste no Facebook
“Estamos em um período de grandes transformações, tanto na maneira de pensar um setor elétrico totalmente digital e com utilização de IA, quanto pela crescente utilização de fontes eólicas e solares com impacto em todos os setores do sistema elétrico de potência. O intercâmbio de experiências faz se necessário para que as empresas possam aprimorar suas atividades, aumentando a eficiência e produtividade de seus processos”, explicou o engenheiro Robson Almir de Oliveira, gerente da Divisão de Estudos Elétricos e Normas da Itaipu e coordenador do evento.
ITAIPU