Itaipu recebeu 48.567 visitas em novembro, 12,6% a mais do que em 2022

0 395

Os atrativos turísticos de Itaipu receberam no mês de novembro 48.567 visitantes, 12,6% a mais quando comparado ao mesmo período de 2022, que somou 43.097 visitas. No acumulado do ano já são 466.547 visitantes, próximo aos números de 2019, antes da pandemia de covid-19. A diferença é de pouco mais de 1%. O balanço é do Complexo Turístico Itaipu (CTI), que opera o serviço na usina. 

O gerente do CTI, Marcelo Giongo, atribui o aumento da visitação em novembro ao vertedouro aberto e à permanência do Sansão de 12 metros de comprimento no Mirante do Vertedouro, com a ação “Coelhadas Gigantes” e a exposição “Sansão – Estilistas Brasileiros”. “Esses dois fatores atraíram visitantes de todos os cantos”, disse. Para o diretor de Turismo do Parque Tecnológico Itaipu, Yuri Benites, “os crescentes números do Turismo Itaipu evidenciam que Foz do Iguaçu continua a ser um destino turístico de destaque, consolidando sua posição como um polo atrativo para visitantes de todo o mundo”. E complementa: “este resultado ressalta a resiliência do setor, superando desafios e mantendo-se próximo aos números pré-pandemia”.A grande maioria dos visitantes é do Brasil. Passaram pela usina, nesse período, um total de 44.735 brasileiros. O segundo país que aparece na lista é a Argentina, com 379 visitantes em novembro. Do Brasil, o Paraná é o Estado que mais se destaca, com 24.667 turistas, seguido de São Paulo, com 7.384. Só dos municípios lindeiros ao Lago de Itaipu foram 6. 337 visitantes, que representaram 13% do número da visitação total de novembro. O passeio Itaipu Panorâmica recebeu 35.517 pessoas. O Itaipu Especial, outros 5.755; e o Itaipu Refúgio Biológico atendeu 3.972 turistas. Fizeram o passeio Itaipu Iluminada 1.853 pessoas. Pelo Itaipu Ecomuseu (exposição) passaram 1.086 turistas. Participaram do Itaipu Ride (motos) 212 pessoas e do Itaipu By Bike outras 172.Sansão – Estilistas BrasileirosO Sansão gigante já viajou para Brasília, mas a exposição “Sansão – Estilistas Brasileiros”, com 31 criações únicas de profissionais que produziram versões pessoais e releituras do icônico coelho azul, mascote da Mônica, personagem criada pelo artista Maurício de Souza, permanece no Mirante do Vertedouro até 14 de dezembro. As duas iniciativas são da Itaipu Binacional, Parque Tecnológico Itaipu (PTI) e Mauricio de Sousa Produções (MSP), com apoio de Urbia Cataratas, Hotel Bourbon, Editora Panini e Gol Linhas Aéreas. 

A ItaipuCom 20 unidades geradoras e 14 mil MW de potência instalada, a Itaipu Binacional é líder mundial na geração de energia limpa e renovável, tendo produzido, desde 1984, 2,9 bilhões de MWh. Em 2022, foi responsável por 8,6% do suprimento de eletricidade do Brasil e 86,3% do Paraguai. A empresa tem como missão “Gerar energia elétrica de qualidade com responsabilidade social e ambiental, contribuindo com o desenvolvimento sustentável no Brasil e no Paraguai.”

Da Imprensa Itaipu

Deixe um comentário