It’s Natural promoverá promoção comercial e conexões globais durante a Vitoria Stone Fair

0 85

A iminente abertura da Vitoria Stone Fair 2024 traz consigo a expectativa de uma participação marcante do It’s Natural – Brazilian Natural Stone, programa de incentivo às exportações desenvolvido pelo Centro Brasileiro dos Exportadores de Rochas Ornamentais (Centrorochas) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil). Este ano, o projeto setorial realizará ações estratégicas de promoção comercial e de imagem trazendo 14 convidados internacionais para a feira de maior referência em pedras naturais das Américas.

O programa, que engloba estratégias multifacetadas para promover a diversidade e singularidade das rochas brasileiras, terá um estande dedicado para networking e transações comerciais. Este espaço não apenas acolherá quatro jornalistas renomados, provenientes da Itália, Estados Unidos e Budapeste, mas também servirá como palco para os encontros de negócios entre 10 compradores do exterior e 30 empresas brasileiras inscritas na iniciativa. Durante o evento, está programada a realização de mais de 250 reuniões de 30 minutos cada, como parte da Rodada de Negócios. Essa dinâmica proporcionará às empresas selecionadas a oportunidade de estabelecer relações comerciais com potenciais clientes oriundos de países como Coreia do Sul, Colômbia, Estados Unidos, México, Peru, Portugal, Vietnã.

Segundo o presidente do Centrorochas, Tales Machado, esta é uma chance valiosa para a promoção dos materiais brasileiros, ampliação do comércio setorial e consolidação de relações sólidas. “Em agosto de 2023, em uma ação semelhante dentro do programa Exporta Mais Brasil, da ApexBrasil, realizada com o apoio do Centrorochas durante a Cachoeiro Stone Fair, testemunhamos um sucesso extraordinário. Nove compradores internacionais participaram ativamente dessa iniciativa e foram fechados negócios no valor expressivo de mais de R$ 15 milhões. Foi um marco significativo para o setor, pois no período, foram promovidas mais de 150 reuniões entre esses compradores e 24 empresas de rochas”, detalhou.

Durante a estada de uma semana, os convidados participarão de uma imersão no setor de pedras naturais. A jornada incluirá visita a uma pedreira, proporcionando um entendimento detalhado do processo de extração de materiais. Além disso, eles terão a oportunidade de compreender o processo de beneficiamento, explorando a tecnologia utilizada e a evolução do setor em termos de sustentabilidade, por meio de visitas a indústrias situadas em Vitória e Cachoeiro de Itapemirim. A programação conta ainda com exploração de pontos turísticos do Espírito Santo, enriquecendo a compreensão sobre a região e sua riqueza cultural. Entre os destinos programados para visitas está uma recepção no Instituto Neymara Carvalho, pentacampeã mundial de bodyboarding, apresentação de congo e exposição de artesanato capixaba, promovendo uma experiência enriquecedora e diversificada.

Com uma diversidade geológica incomparável, o Brasil se destaca como o 4º maior produtor e o 5º maior exportador de rochas naturais no mundo. O Espírito Santo lidera as exportações nacionais, seguido por Minas Gerais e Ceará, consolidando a posição do país no mercado internacional. “A presença desses jornalistas e compradores do exterior não apenas reforça a importância da Vitoria Stone Fair, mas promove a imagem do Brasil como um líder global no setor de pedras naturais, ampliando horizontes para novas oportunidades de negócios e colaborações entre os participantes internacionais e as empresas brasileiras do ramo”, completou Tales Machado.

Deixe um comentário