Investimento de R$ 2,3 milhões: melhorias e obras no Jardim Botânico de Londrina avançam

Estimated reading time: 4 minutos

O secretário de Estado do Desenvolvimento Sustentável, Rafael Greca, fez nesta segunda-feira (1º) uma vistoria técnica às obras de revitalização do Jardim Botânico de Londrina, no Norte do Estado. O convênio formalizado em julho entre o Instituto Água e Terra (IAT) e a prefeitura prevê a remoção dos vidros da estufa, a reforma da área de apoio operacional, reparos no prédio principal e no anfiteatro externo, melhorias nas instalações elétricas, impermeabilização da área onde fica o lago e revitalização da passarela. O investimento do Governo do Estado é de R$ 2,3 milhões.

Os serviços foram iniciados há 45 dias. A expectativa é que a reestruturação do complexo ambiental fique pronta em até 60 dias, antes do aniversário de 91 anos de Londrina, celebrado em 10 de dezembro. “Esse é um dos espaços urbanos mais espetaculares do Paraná, um remanescente da Mata Atlântica que merece e vai ser preservado. Estamos na primeira etapa de um projeto maior para o Jardim Botânico. Um pouco de cada vez, vamos fazer o que antes parecia impossível”, disse Greca.

Neste primeiro momento, o conjunto de serviços é voltado para consertar algumas das estruturas mais avariadas do espaço, com destaque para a passarela que conecta os dois lados do complexo ambiental e a ponte que está interditada desde 2023, obrigando os visitantes a darem uma volta extensa durante o passeio. A estufa é outro atrativo que será renovado, com a troca de esquadrias e vidros.

“A expectativa é entregar tudo até dezembro, que seja o início do sonho bom de um marco para Londrina, para celebrar o começo do centenário desta tão importante cidade do Paraná e do País”, destacou o secretário.

Uma segunda fase da reestruturação está em fase de projetos por parte do Estado. A intenção é licitar a nova obra nos próximos meses. “Pretendemos erguer aqui também um grande memorial dos 90 anos de Londrina, ocupar o espaço e desenvolver ainda mais o Jardim Botânico”, afirmou Greca. O IAT, órgão responsável pelo Jardim Botânico, é vinculado à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Sustentável (Sedest).

Com 97 hectares, o Jardim Botânico de Londrina possui uma grande variedade de espécies da flora paranaense divididas em cinco jardins temáticos: o Arboreto Nativas do Paraná, que reúne espécies de diversas regiões fitogeográficas do Estado; o Jardim das Barrigudas, que abriga o baobá (Adansonia digitata), uma árvore característica de Madagascar; o Jardim das Coníferas, com plantas como a araucária (Araucária angustifólia); o Jardim Desértico, com espécies do semiárido nordestino, como as cactáceas; e o Jardim da Vovó, com várias plantas presentes nos jardins domésticos.

“Essa primeira fase da revitalização é o encontro de projetos e propostas entre a prefeitura e o Governo do Estado. Um passo inicial para uma gestão compartilhada do Jardim Botânico. Estamos cada vez mais próximos de devolver à população esse lugar espetacular”, ressaltou o prefeito de Londrina, Tiago Amaral, que acompanhou a vistoria.

Localizado na Avenida dos Expedicionários, número 1.999, no conjunto Vivendas do Arvoredo, o Jardim Botânico de Londrina fica aberto das 8h às 18h. A entrada é gratuita.

PRESENÇAS – Também participaram da vistoria a deputada federal Luísa Canziani; a coordenadora da Casa Civil do Governo do Estado na região de Londrina, Sandra Moya; além de vereadores e outras autoridades locais.

AEN

...
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.