Jori: Jogos Regionais dos Idosos reúnem atletas de Toledo e da região

Estimated reading time: 7 minutos
As competições dos Jogos Regionais dos Idosos (Jori) encerram nesta quarta-feira (30). Atletas de 12 municípios competem em dez modalidades, na Associação Esportiva e Recreativa (AER) Sadia. A abertura ocorreu na última segunda-feira (28) e a programação seguiu na terça-feira (29).
Segundo a coordenadora do Departamento de Atendimento à Pessoa Idosa Adilma Boffo, é uma competição que inicia em Toledo e torna-se destaque entre os municípios da região. “Nós temos a pretensão de continuar a competição por muitos anos. A competição está superando as nossas expectativas neste ano, desde a organização, a abertura, a participação dos idosos e a integração dos atletas de outros municípios”.
Adilma salienta que a competição encerra nesta quarta-feira e as avaliações são positivas. “Nós ouvimos elogios e recebemos críticas construtivas que utilizamos para o nosso crescimento e para a organização do próximo evento. Tudo está muito incrível. Realmente, não tenho palavras para descrever a competição. A terceira edição está inacreditável”.
ENVOLVIMENTO – O técnico da equipe de Missal Marcos César Carvalho revela que participa de todas as edições dos Jogos Regionais dos Idosos. “Eu e os atletas de Missal estamos contentes em participarmos da competição”.
Carvalho destaca o envolvimento dos gestores para a organização de cada prova em todas as modalidades. Ele pondera que os servidores de Toledo estão dando um ‘show’ na organização. “A arbitragem, a abertura com as atividades culturais; teve a preocupação até em como acomodar os idosos que desfilaram na abertura. Toledo dá ‘show’ no detalhe do cuidado com a pessoa idosa. Os atletas de Missal estão felizes. Diariamente viemos para o município e retornamos para os nossos lares na noite. São duas horas de viagem. É cansativo, mas ao ver os sorrisos nos rostos dos meus atletas essas é a satisfação”.
O técnico de Missal enfatiza ainda a valorização da pessoa idosa. “Valorizar quem muito contribui com o município, o estado ou o país durante o seu período produtivo. Hoje, alguns não trabalham mais e eles passaram a se dedicar nas quadras. Nas quadras, eles se destacam. O 3º Jori está formidável”.
REPRESENTATIVIDADE – Beatriz Mayer Bueno Lorenzetti é professora de educação física aposentada e, atualmente, a capitã da equipe de Vôlei de Areia de Toledo Beatriz Mayer Bueno Lorenzetti. Ela também atua no Vôlei de Câmbio, Peteca, Handebol por Zona e Basquete Relógio.
Beatriz conta que sempre gostou de participar de jogos. “Desde os meus 13 ou 14 anos, eu pratico esporte. Defendi as cores de Toledo na modalidade do Handebol. Também participei dois anos da Seleção Paranaense e dos Jogos Escolares Brasileiros. Inclusive conquistamos o primeiro lugar”.
Após um tempo, ela decidiu cursar Educação Física e passou a jogar pela Universidade. “As competições tiveram uma pausa no período em que estive como professora do Estado. Na verdade, neste tempo só fazia atividade na escola. Há quatro anos, fui convidada a participar do Centro de Treinamento do Idoso (CTI)”. Beatriz não conhecia o projeto. “Estava aposentada e queria algo para sair de casa e para conhecer outras pessoas. Eu gosto de esporte e estou muito feliz em fazer parte da equipe”.
Ela complementa que todas as pessoas deveriam conhecer as atividades do CTI. “Além de praticar um esporte, nós fazemos amizades. E são essas competições que temos muitas recordações, principalmente, da época em que éramos adolescentes. São lembranças boas. Eu tenh9 a intenção em continuar jogando até quando conseguir. Estou feliz em representar o município de Toledo e, principalmente, o CTI”.
Da Redação
TOLEDO
- Acompanhe nossa página do Jornal do Oeste no Instagram
- Entre no canal de notícias do Jornal do Oeste no Telegram
- Mantenha-se atualizado no grupo de WhatsApp do Jornal do Oeste
Jori colabora na prática esportiva e na manutenção da saúde
Momentos de interação, reencontro com amigos e novas amizades, fortalecendo o vínculo social são proporcionados na terceira edição dos Jogos Regionais dos Idosos (Jori), em Toledo. A prática de atividades esportivas e jogos contribui para a manutenção da saúde, melhora da coordenação motora, concentração e cognição.
O técnico desportivo do Departamento de Atendimento à Pessoa Idosa da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer de Toledo (Smel) Wellington Silveira explica que os jogos e os treinamentos representam muito para as pessoas idosas. Ele explica que muitos idosos estão em isolamento social ou em casa e com as competições e com os treinos passam a participar de atividades físicas. “Conseguimos proporcionar a integração entre os idosos e as saúdes física e mental”.
Silveira explica que nos Jogos Regionais dos Idosos (Jori) são 12 municípios disputando e eles conseguem ter um momento a mais com essa integração entre atletas de Toledo e com outras cidades. “No Vôlei de Praia, depois de duas vitórias, a equipe perdeu na semifinal para a equipe de Santa Helena”.
MODALIDADES – Ele complementa que as atletas participaram também do Vôlei Adaptado para idosos com nove pessoas em cada time. Trata-se de uma variação do esporte, onde as regras são modificadas para atender às necessidades e capacidades dos jogadores.
Essa modalidade, também conhecida como Vôlei ‘Câmbio’, busca promover a atividade física, o convívio social e o lazer. “Toda vez que a bola passa por cima da rede, as atletas precisam fazer o rodízio; isso garante que todas joguem em momentos diferentes. Exemplo: cada lançamento de bola é realizado por uma pessoa diferente. A equipe de Toledo conquistou o primeiro lugar no voleibol feminino”.
As equipes de Toledo também sagraram-se campeãs no Basquete Relógio masculino e feminino. “Ele é um basquete adaptado para as pessoas idosas que não confrontam uma equipe contra a outra. As equipes possuem oito minutos para fazerem o máximo de arremessos. Com isso, cada arremesso convertido é somado e quem fizer a maior pontuação conquista a vitória”, destaca Silveira.
Ele recorda que o Basquete Feminino empatou na fase classificatória. “Jogamos um desempate de três minutos e permaneceu empatado. Jogamos mais um segundo desempate e fizemos duas cestas a mais”.
Outras modalidades são Damas, Dominó, Tênis de Mesa e o Vôlei no Escuro. “Uma lona na cor preto é instalada na rede e tira a visibilidade. A modalidade é destinada aos atletas com 70 anos ou mais”, relata o técnico.
Conforme Silveira, as competições do Handebol por Zona (sem contato físico) são realizadas nesta quarta-feira (30). Além de Peteca e de Xadrez. As equipes de Toledo treinam três vezes por semana no Centro de Treinamento do Idoso (CTI). Os treinos acontecem nas segundas, quartas e sextas, na Universidade Paranaense (Unipar).
Da Redação
TOLEDO
- Acompanhe nosso canal de notícias do Jornal do Oeste no YouTube
- Siga nosso canal do Jornal do Oeste no TikTok
- Curta nossa página do Jornal do Oeste no Facebook