Katchi Nascimento fala dos trabalhos na Câmara de Vereadores

Estimated reading time: 4 minutos
A rotina na Câmara de Vereadores, os projetos em andamento e a conciliação da vida pessoal e política foram citados pela da vereadora Katchi Nascimento no podcast ‘Algo a Mais’, com a editora-chefe Bruna Manfroi. A parlamentar destacou também os trabalhos realizados em 2025.
Katchi Nascimento contou que participa de três comissões, sendo presidente da Comissão de Trabalho, Administração e Serviços Públicos (CTA), secretária da Comissão de Seguridade Social e Cidadania (CSS) e membro da Comissão de Finanças e Orçamento (CFO). “É um trabalho bem diversificado em cada comissão, onde cada comissão tem suas características”.
Ela comentou que quando os projetos quando entram na Casa inicia a tramitação legal de cada matéria. Cada PL passa pelas comissões onde ocorrem a análise aprofundada sobre a legalidade e a constitucionalidade da matéria. “É um grande aprendizado para o vereador que precisa estudar tantos temas fora da sua área para conseguir exercer bem o mandado e dar credibilidade aos trabalhos, até para a tomada de decisão”.
- Acompanhe nossa página do Jornal do Oeste no Instagram
- Entre no canal de notícias do Jornal do Oeste no Telegram
- Mantenha-se atualizado no grupo de WhatsApp do Jornal do Oeste
PROJETOS – Entre os trabalhos, a vereadora contou de um projeto que tem muito carinho. Ele foi apresentado em 2024, quando esteve como suplemente na Câmara por 30 dias. “Eu defendi a ideia da Manobra de Heimlich para dar maior visibilidade, ensinar as pessoas para dar um breve socorro. É uma manobra simples e muitas pessoas podem fazer. É um assunto que está sempre em pauta. Fizemos um projeto de lei para criar uma semana de conscientização e prevenção por asfixia mecânica por corpo estranho, que é o popular engasgo. Teve aprovação e esse ano eu tive a honra de fazer acontecer essa semana que foi a terceira semana de fevereiro”.
A parlamentar recordou que na época foi realizada uma capacitação dentro da Câmara com a parceria da Universidade Federal do Paraná (UFPR), campus Toledo, com diversos equipamentos para demonstração. “Foi uma capacitação muito boa. Fizemos um ofício para as escolas lembrando da lei pedido que elas fizessem ações e eu recebi retorno desses locais, das mobilizações. Esse é o objetivo principal de um projeto de lei, alcançar as pessoas e trazer um benefício para a comunidade”.
Outro projeto citado pela vereadora é em relação aos acompanhantes técnicos capacitados para os idosos acolhidos nos lares, como a APA Lar dos idosos. “Quando os idosos são internados na rede SUS, eles precisam de um acompanhamento. Só que há uma incoerência, eles já não tem ninguém por eles e a instituição acaba tendo que arcar com esse custo que é alto. Nós conversamos com a instituição e colocamos um projeto de lei para ter parceria entre o Poder Público e os cursos técnicos para oferecer esse acompanhamento e, eventualmente, a possibilidade de pagamento de horas extras para os servidores públicos para acompanhar. O projeto de lei foi aprovado e tem prazo para o Poder Público colocar em prática”.
- Acompanhe nosso canal de notícias do Jornal do Oeste no YouTube
- Siga nosso canal do Jornal do Oeste no TikTok
- Curta nossa página do Jornal do Oeste no Facebook
TRABALHO – A vereadora Katchi Nascimento salientou que o trabalho no Legislativo é intenso, e para atender todas as demandas seu o gabinete é dividido em três eixos: legislativo, atendimento e o social. Para este ano, a vereadora pontou também que algumas propostas estão em fase de preparação para ser apresentadas. “Temos várias propostas sendo redigidas e em fase de melhoria, uma delas é um projeto de defesa corporal para as mulheres com aulas de luta de defesa pessoal que é importante para se desvencilhar de um ataque. Só que para colocar um programa para funcionar tem que ter locais, instrutor, entre outros detalhes. Por isso, é importante ter acesso a secretários e ter diálogo”, finaliza.
Da Redação
TOLEDO