Mais de 30 mil alunos do NRE de Toledo receberão kits escolares do Estado
Estimated reading time: 6 minutos
O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seed-PR), iniciou a distribuição de kits de materiais escolares para estudantes da rede estadual de ensino. O Núcleo Regional de Educação de Toledo (NRE) deve receber os kits em meados da última semana do mês de janeiro de 2026.
As mais de duas mil escolas estaduais do Paraná começaram a receber, na última sexta-feira (12), os kits escolares que serão utilizados no ano letivo do próximo ano. A distribuição é coordenada pela Secretaria de Estado da Educação, por meio do Núcleo Administrativo Setorial (NAS), responsável pela logística de entrega diretamente às unidades de ensino dos 32 Núcleos Regionais de Educação.
Ao todo, mais de um milhão kits serão disponibilizados aos estudantes, contemplando turmas do Ensino Fundamental I (60.962 kits), Fundamental II (550.343 kits), Ensino Médio (410.514 kits) e Educação de Jovens e Adultos (EJA), incluída nos kits do Ensino Médio e Fundamental II. O investimento ultrapassa R$ 41 milhões, com recursos 100% estaduais.
- Acompanhe nossa página do Jornal do Oeste no Instagram
- Entre no canal de notícias do Jornal do Oeste no Telegram
- Mantenha-se atualizado no grupo de WhatsApp do Jornal do Oeste
Segundo o chefe do NRE de Toledo José Guimarães, a iniciativa tem como objetivo garantir que todos os alunos comecem o ano letivo com os recursos necessários para o desenvolvimento das atividades pedagógicas. “Queremos promover a igualdade de condições no processo de aprendizagem”.
Guimarães comenta que os materiais entregues aos estudantes são compostos por itens básicos e essenciais para o dia a dia em sala de aula. “Entre os itens distribuídos estão cadernos, lápis, canetas, borracha, apontador, régua, entre outros materiais fundamentais. A composição dos kits varia de acordo com a etapa de ensino e respeita as necessidades pedagógicas de cada faixa etária” afirma o professor.
Ele salienta que todos os materiais seguem critérios técnicos previamente definidos e garantem padronização e qualidade para os estudantes da rede estadual.
DISTRIBUIÇÃO – De acordo com o chefe do NRE de Toledo, a entrega dos kits tem início no começo do ano letivo e ocorre de forma organizada e escalonada, conforme o cronograma estabelecido pela Seed-PR em conjunto com os Núcleos Regionais de Educação. Os materiais são encaminhados às escolas, que ficam responsáveis pela distribuição direta aos estudantes.
Guimarães enfatiza que no Núcleo Regional de Educação de Toledo, aproximadamente 30,3 mil alunos da rede estadual serão beneficiados com os kits. “Esse número engloba alunos do município local e de outras cidades que fazem parte da regional. Apenas em Toledo, milhares de alunos estão incluídos nesse total, reforçando o alcance da ação no município”.
O chefe do NRE de Toledo menciona que além do impacto pedagógico, a distribuição dos kits representa um importante alívio financeiro para as famílias, reduz gastos com a compra de materiais escolares e fortalece a educação pública estadual.
ETAPAS – A entrega dos produtos será realizada nos Núcleos Regionais de Educação (NREs) e, para fins de logística, será feita em etapas. As primeiras entregas ocorrerão nas regiões Metropolitana Norte, Metropolitana Sul, Curitiba e Paranaguá, com conclusão prevista até 30 de janeiro. Na sequência, os materiais seguem para as regiões de Wenceslau Braz, Telêmaco Borba, Ibaiti, Jacarezinho, Cornélio Procópio e Ponta Grossa, entre 8 e 16 de janeiro.
De 19 a 30 de janeiro, os kits serão enviados às escolas de Londrina, Maringá, Apucarana, Paranavaí, Loanda, Cianorte e Campo Mourão. Até 9 de fevereiro, a distribuição alcança Cascavel, Toledo, Goioerê, Umuarama, Foz do Iguaçu, Francisco Beltrão, Dois Vizinhos e Assis Chateaubriand. Na sequência, os municípios de Pitanga, Guarapuava, Laranjeiras do Sul, União da Vitória, Pato Branco, Ivaiporã e Irati receberão os materiais.
- Acompanhe nosso canal de notícias do Jornal do Oeste no YouTube
- Siga nosso canal do Jornal do Oeste no TikTok
- Curta nossa página do Jornal do Oeste no Facebook
A previsão é de que boa parte dos kits já esteja disponível aos estudantes a partir do início das aulas, marcado para 5 de fevereiro, com possibilidade de que a distribuição remanescente seja concluída de forma escalonada ao longo do mês.
Para 2026, a Seed-PR apresenta novidades na composição dos materiais, que passam a contar com maior quantidade de lápis, colas e cadernos, além de um novo design de capa. A quantidade de itens que compõem cada kit, varia de acordo com o grau dos estudantes destinatários.
Da Redação*
TOLEDO
*Com informações da Seed-PR
Confira a lista completa dos itens
Ensino Médio – Lista completa (28 itens)
2 apontadores com depósito;
2 borrachas brancas;
1 caderno de desenho com 96 folhas;
3 cadernos universitários com 200 folhas cada;
4 canetas esferográficas azuis;
2 canetas esferográficas pretas;
1 caneta esferográfica vermelha;
1 estojo de lápis de cor grande com 12 cores;
8 lápis grafite;
1 régua de 30 cm;
1 transferidor de 180 graus.
Ensino Fundamental Anos Iniciais – Lista completa (31 itens)
2 apontadores com depósito;
3 borrachas brancas;
4 cadernos brochurão de 80 folhas;
1 caderno de desenho de 96 folhas;
2 canetas esferográficas azuis;
1 caixa de canetinha hidrográfica com 12 cores;
2 caixas de giz de cera grande com 12 cores;
2 caixas de lápis de cor grande com 12 cores;
10 lápis grafite;
1 régua de 30 cm;
1 tubo de cola bastão de 40 gramas;
2 tubos de cola branca de 90 gramas.
Ensino Fundamental Anos Finais – Lista completa (32 itens)
2 apontadores com depósito;
3 borrachas brancas;
1 caderno de desenho de 96 folhas;
4 cadernos universitários de 100 folhas;
6 canetas esferográficas azuis;
2 canetas esferográficas pretas;
1 caneta esferográfica vermelha;
1 caixa de lápis de cor grande com 12 cores;
8 lápis grafite;
1 régua de 30 cm;
1 tesoura sem ponta;
1 tubo de cola branca de 90 gramas;
1 transferidor de 180 graus.