De pai para filho: uma história de empresa, valores e legado familiar de Michel e Alceu Becker

Estimated reading time: 3 minutos
Disciplina, respeito e coragem são algumas das lições que Michel Becker aprendeu ao lado do pai, Alceu, dentro e fora da empresa da família. Há mais de duas décadas, eles constroem juntos não apenas um negócio sólido, mas também uma relação marcada por confiança mútua e equilíbrio entre gerações. O filho cresceu absorvendo, desde cedo, o maior patrimônio que seu pai, Alceu Becker, poderia transmitir: os valores que sustentam a vida e o trabalho. Uma história que celebra os verdadeiros significados do Dia dos Pais.
O empresário Michel Becker conta que crescer e trabalhar ao lado do seu pai foi um privilégio e, ao mesmo tempo, um grande aprendizado. Michel recorda que de muito cedo, acompanhou de perto a rotina, as decisões difíceis, os desafios e as conquistas do negócio.
- Acompanhe nossa página do Jornal do Oeste no Instagram
- Entre no canal de notícias do Jornal do Oeste no Telegram
- Mantenha-se atualizado no grupo de WhatsApp do Jornal do Oeste
“Eu observava o comprometimento do meu pai com a empresa. Ele me ensinou valores que não se aprendem em livros: disciplina, coragem, respeito pelas pessoas e um senso de responsabilidade muito forte”, relata o filho.
Michel Becker cresceu dentro do ambiente de trabalho e absorveu cada detalhe, não só como empresário, mas como filho aprendendo a valorizar a trajetória de quem veio antes. Segundo o pai Alceu Becker, trata-se de uma jornada de muito orgulho. “Ver meu filho crescer como homem e profissional, participando do dia a dia da empresa, foi uma das maiores alegrias da minha vida”
Os aprendizados valiosos foram conquistados em mais de duas décadas de parceria entre pai e filho. “Aprendi que confiança; palavra cumprida e respeito às pessoas são valores inegociáveis. E que paciência e consistência são fundamentais para construir algo duradouro”, salienta Michel Becker.
DESAFIOS – Mas, a rotina do dia a dia é desafiadora. “Ela mistura os laços afetivos com decisões duras e também fortalece, porque aprendemos a respeitar as diferenças e a confiar um no outro em qualquer cenário”, pondera o filho.
- Acompanhe nosso canal de notícias do Jornal do Oeste no YouTube
- Siga nosso canal do Jornal do Oeste no TikTok
- Curta nossa página do Jornal do Oeste no Facebook
O pai acredita que o maior desafio foi equilibrar as diferenças de geração e estilo. “Por sua vez, a maior conquista foi construir juntos uma empresa sólida, com diálogo e respeito, sem perder os laços familiares.
Michel complementa que é preciso ter humildade para aprender e maturidade para se posicionar. “Entender que o respeito vem antes do cargo. E nunca deixe o negócio falar mais alto que a relação familiar”, sugere o filho.
O pai pondera que a relação entre pai e filho trouxe equilíbrio para a gestão da empresa. “A experiência de um lado e a visão inovadora do outro se completaram. A confiança mútua acelerou decisões e fortaleceu o time”.
Alceu Becker destaca que os pais devem confiar e ensinar os seus filhos. “Nós podemos dar espaço e ao mesmo tempo estarmos presentes. Trabalhar com um filho é mais do que uma parceria de negócio é um legado sendo construído a quatro mãos”, finaliza.
Da Redação
TOLEDO