Duas novas leis ampliam parceria com Colégio Agrícola de Toledo

Estimated reading time: 4 minutos
Nesta quarta-feira (23), o prefeito Mario Costenaro sancionou duas novas leis que ampliam a parceria entre a Prefeitura e o Colégio Agrícola de Toledo (CAET). A primeira torna de utilidade pública a Associação de Pais e a segunda altera a legislação permitindo a compra de alimentos da recém criada cooperativa do CAET por parte da Cozinha Social. “Essas leis representam muito do pensamento desta gestão”, aponta Costenaro ao lembrar que a nova cooperativa reúne agentes diferentes com um objetivo comum.
Ainda de acordo com o prefeito, a partir de agora cria-se uma integração maior de uma rede “para fortalecer um colégio que é patrimônio de Toledo, de uma cidade que é referência no agronegócio”, destaca. Costenaro lembra da importância de recriar a Secretaria de Agricultura e Proteína Animal e a necessidade do foco no agronegócio “no sentido de buscar a integração de todos para construir um ambiente positivo para resultados efetivos”.
- Acompanhe nossa página do Jornal do Oeste no Instagram
- Entre no canal de notícias do Jornal do Oeste no Telegram
- Mantenha-se atualizado no grupo de WhatsApp do Jornal do Oeste
INTEGRAÇÃO SOCIAL – Na opinião do diretor do CAET, professor Gerson Boff, a parceria marca um dia importante para o Colégio Agrícola. “É um braço da prefeitura nos ajudando que nos permite fazer um trabalho conjunto com o Núcleo Regional de Educação (NRE) a fim de desenvolver o aluno que é o mais importante”, diz Boff. O diretor ressalta também a importância em se ter “um colégio forte na capital do agronegócio e dentro do contexto que a cidade precisa ajudando a desenvolver o município”.
O chefe do NRE, professor José Carlos, lembra que as novas leis fortalecem o trabalho já desenvolvido pelo colégio que é uma referência na formação de novos técnicos agrícolas. “Esta ajuda é necessária, pois fortalece o vínculo com o agro, que é forte em nossa região”. Outro ponto destacado pelo professor é que “Toledo não trata a educação de forma dividida e isso faz a diferença para o jovem que é tratado como cidadão”.
- Acompanhe nosso canal de notícias do Jornal do Oeste no YouTube
- Siga nosso canal do Jornal do Oeste no TikTok
- Curta nossa página do Jornal do Oeste no Facebook
Falando em nome da cooperativa, José Augusto de Souza trouxe como surgiu a oportunidade de se fazer esta parceria, onde a cooperativa irá fornecer carne suína para a Cozinha Social. “Só temos a agradecer ao prefeito Mario Costenaro pela sensibilidade em apoiar uma cooperativa destinada a ensinar os jovens que mais tarde irão ajudar a manter a qualidade do trabalho no agronegócio, dentro de uma instituição referência dentro do Estado do Paraná, como é o Colégio Agrícola de Toledo”, explica.
ATENÇÃO À SOCIEDADE – Marcelo Marques, secretário de Administração da Prefeitura de Toledo, classifica como “muito interessante” a parceria e elogiou a velocidade na alteração legislativa. “Este é o verdadeiro papel do poder público: estar atento às necessidades do município e ajudar a oferecer oportunidade para jovens”.
O vereador Professor Oséias ressalta que a promulgação das novas leis “mostra que essa gestão atenta à sociedade, em especial no agro e na formação de técnicos que vão para todos o país levando o nome de Toledo”. Já o vereador Bruno Radunz aponta que as novas leis irão auxiliar muito. “Todas as cidades com colégio agrícola são diferentes. Espero que seja útil e reforço que o Legislativo está ao lado das boas ações”.
- Acompanhe nosso canal de notícias do Jornal do Oeste no YouTube
- Siga nosso canal do Jornal do Oeste no TikTok
- Curta nossa página do Jornal do Oeste no Facebook
O vice-prefeito Lucio De Marchi acrescenta como sendo louvável a permissão para que a cooperativa possa comercializar sua produção com a Prefeitura de Toledo. “Este colégio que é uma referência pela qualidade e nos mostra que nascemos no associativismo e agora temos mais uma prova de que esse espírito segue vivo em Toledo”, finaliza.
TOLEDO