Ligas Acadêmicas promovem a proatividade na formação médica

4

Para promover a ampliação do conhecimento anatômico, que é fundamental para a prática médica humanizada com abordagem integral ao paciente, foi fundada, no dia 13 de setembro de 2018, a Liga Acadêmica de Anatomia Clínica e Cirúrgica (LAACC), do curso de medicina da Universidade Federal do Paraná (UFPR), campus Toledo, por um grupo de acadêmicos e com o professor Dr. Kleber Fernando Pereira, coordenador da Liga.

De acordo com o professor, as ligas acadêmicas são entidades sem fins lucrativos, que fazem parte das atividades complementares durante a graduação, as quais são reconhecidas pelas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) como mecanismos de aproveitamento de conhecimentos adquiridos.

“Dessa forma, os estudantes interessados em se aprofundar em determinada área, sob a supervisão de um coordenador, buscam novas temáticas a serem exploradas, aplicam a teoria à prática por meio da realização de palestras, eventos e congressos, bem como incentivam a escrita científica, além de desenvolverem projetos voltados à comunidade”, afirma.

Para ele, a participação dos alunos em ligas acadêmicas durante a graduação proporciona um diferencial na formação médica, por promoverem a proatividade, o trabalho em equipe e o senso de responsabilidade. Cria-se um verdadeiro elo entre os próprios estudantes, bem como promove a aproximação do graduando à sociedade, para a qual deve voltar-se a visão do futuro profissional de saúde.

Da Redação

TOLEDO