Adamop discute Casa de Apoio Regional às mulheres vítimas de violência

3

A secretária de Políticas para Mulheres Jennifer Teixeira acompanhou a primeira dama de Toledo Noeli Amorim na reunião da Associação das Primeiras-Damas do Oeste do Paraná (Adamop), nesta semana, em Cascavel. Na pauta estava a apresentação dos programas Pátria Voluntária e Aliança pelo Voluntariado e a criação da casa de apoio regional às mulheres vítimas de violência.

O projeto está sendo discutido regionalmente e os municípios de Toledo e Cascavel somam esforços aos demais da região em busca da concretização dessa demanda.

Segundo a secretária Jennifer Teixeira, uma casa para acolhimento de mulheres vítimas de violência se faz cada vez mais necessária. “Em Toledo, os índices de violência contra a mulher cresce exponencialmente, então essa necessidade definitivamente existe, é emergente e precisamos avançar nessa discussão enquanto política pública”, informa.

A casa abrigo é um serviço tipificado pela política nacional de assistência social, que exige uma equipe técnica específica para esse tipo de atendimento. Está em discussão a possibilidade de criação de um Consórcio Intermunicipal, para que os municípios possam ajudar na manutenção dessa casa e as mulheres serem acolhidas com segurança e dignidade.

“Nós, primeiras damas do Oeste, estamos cada dia mais buscando formas de fortalecer a nossa região e tratando de assuntos importantes como por exemplo esse, da necessidade da existência de uma casa abrigo para mulheres vítimas de violência”, salienta Noeli Amorim.

A primeira-dama da República Michelle Bolsonaro também participou da reunião da Adamop por meio de videoconferência. Michelle atendeu convite da primeira-dama de Cascavel e presidente da Adamop, Fabíola Anselmo Paranhos.

HUMANIDADE – Sobre a pauta da Pátria Voluntária, ou Programa Nacional de Incentivo ao Voluntariado, é vinculado ao Ministério da Cidadania e tem por objetivo fomentar a prática do voluntariado como um ato de humanidade, cidadania e amor ao próximo; e estimular o crescimento do terceiro setor, contribuindo para a transformação do Brasil em um País mais justo.

Já o Aliança pelo Voluntariado é uma iniciativa que busca estimular a cultura do voluntariado no Brasil e ampliar o alcance de ações em prol dos mais vulneráveis. Também participou da videoconferência a secretária-executiva do Programa Nacional de Incentivo ao Voluntariado, Adriana Pinheiro. Segundo Fabíola, o objetivo foi incentivar ainda mais a prática do voluntariado social por parte das primeiras-damas da região Oeste do Paraná.

TOLEDO*

*Com informações da assessoria da Adamop