LIRAa Nacional em Toledo fica em 1,9%, acima do índice recomendado
Estimated reading time: 2 minutos
A Secretaria de Saúde de Toledo (SMS) divulgou, nesta segunda-feira (10), o resultado da etapa nacional do Levantamento Rápido de Infestação do Aedes aegypti (LIRAa) realizada no município entre segunda e quarta-feira da semana passada (3 a 5). O estudo registrou índice de infestação predial (IIP) de 1,9% – quase o dobro do limite de 1% definido por organismos nacionais e internacionais de saúde como parâmetro para estado de alerta.
A metodologia preconizada pelo Ministério da Saúde sorteou cerca de 2.500 imóveis distribuídos em todos os bairros da cidade. As residências selecionadas foram vistoriadas por agentes de combate às endemias (ACEs), que registraram focos principalmente em lixo doméstico, pneus, baldes, tonéis e pratos de plantas.
- Acompanhe nossa página do Jornal do Oeste no Instagram
- Entre no canal de notícias do Jornal do Oeste no Telegram
- Mantenha-se atualizado no grupo de WhatsApp do Jornal do Oeste
Entre os bairros que concentraram os índices mais elevados de infestação estão Tancredo II (10,71%), Vila Becker (6,89%), Tancredo I (6,25%), São Francisco III (6,15%) e Tocantins I (5,88%). “Seguiremos realizando planos de ações em localidades com maior índice, como remoção de criadouros, tratamentos e orientações educativas”, pontua o coordenador do Setor de Controle e Combate às Endemias, Antônio José Sousa de Moraes.
Com a implantação das ovitrampas em diversas regiões da cidade, Antônio ressalta que o Ministério da Saúde orienta que, neste caso, as edições do LIRAa sejam realizadas somente uma vez por ano “Este trabalho será executado anualmente, em novembro, substituindo a periodicidade anterior de dois a três meses. Faremos um levantamento extra (proativo) em maio para assegurar a medição semestral”, explica o coordenador.