Livro infantil lançado em Cascavel ajuda crianças com fissura labiopalatal

0 70

“Dentro do nariz Dufê” foi lançado na livraria A Página e traz dicas sobre o exame invasivo

As crianças adoram escutar uma história, se colocar no lugar do personagem e viver a aventura. Agora imagine só se um livro pudesse ajudar os pequenos em um tratamento ou exame! Esse é o propósito do livro “Dentro do nariz Dufê”.

A obra infantil escrita por Aline Vaneli Pelizzoni conta a experiência vivida pelas crianças que sofrem de fissura labiopalatal. Acompanhando o seu irmão mais novo que tem a anomalia desde criança, Aline resolveu ajudar outras famílias que passam por esse momento.

“O livro nasceu para preparar as crianças com fissura labiopalatal a realizarem um exame invasivo, chamado nasofibrolaringoscopia. O exame é desconfortável e em muitos casos não consegue ser concluído ou feito. Por isso, o livro compõe o preparo terapêutico com o brinquedo terapêutico instrucional, com dicas para deixar esse momento melhor”, afirma a escritora e psicóloga. Aline atuou como residente durante dois anos no Centro de Atenção e Pesquisa em Anomalias Craniofaciais (Ceapac) de Cascavel, referência na macrorregião para este tipo de tratamento.

Depois de escrever o livro, a psicóloga recebeu a indicação de conhecer Louisa Cristina Goes, a ilustradora. A jovem apaixonada pela arte conheceu toda a história do livro e juntou as características do Fê para criar o personagem.  “A Aline chegou com a ideia pronta e eu já tinha a noção de como é importante o livro infantil para o desenvolvimento das crianças. O paciente consegue ver e passar pelas aventuras do personagem. Foi então que ela me enviou fotos, conheci a história da sua família e montei o personagem”, conta a jovem com brilho nos olhos.

Com toda essa história, o livro ganhou uma noite de autógrafos especial na livraria A Página no Cascavel JL Shopping, no último dia 04. Se você ficou curioso para conhecer a obra e ajudar na causa, ele pode ser adquirido no local pelo custo de R$ 32.

Contelle Comunicação

Deixe um comentário