Londrina e Assaí recebem o Ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações
O Ministro Paulo Alvim, da Ciência, Tecnologia e Inovações, estará em Londrina e Assaí nesta quinta-feira (23), atendendo convite do deputado federal Filipe Barros.
Pela manhã, às 10h, Paulo Alvim e o deputado federal Filipe Barros visitarão o Centro Estadual de Educação Profissional Professora Maria Lydia Cescatto Bomtempo, em Assaí, onde serão recebidos pelo prefeito Michel Ângelo Bomtempo, professores, alunos e autoridades do município. O CEEP tem hoje 800 alunos no ensino médio e cursos técnicos nas áreas de agronegócio, edificações, eletroeletrônica e mecânica.
Em Londrina, a programação terá início às 15h no campus Londrina da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, com entrevista coletiva à imprensa seguida de visita à instituição que completou 15 anos e é reconhecida centro de formação profissional e de inovação.
Ainda no campus, o Ministro participará de reunião com a governança dos setores inovadores de Londrina que integram o Arranjo Produtivo Local de Tecnologia da Informação e Comunicação (APL de TIC), representantes de instituições de ensino e profissionais da área.
“Este será um momento importante para que Londrina apresente seus principais projetos ao Governo Federal; nossa cidade é polo regional de tecnologia e inovação com potencial para avançar e crescer no setor; por isso estamos promovendo este encontro como forma de incentivar a conexão junto ao Ministério”, afirmou Filipe Barros.
CENÁRIO – Atualmente a Governança (APL de TIC) conta com 48 membros; são empresários do setor, entidades, instituições de ensino e organizações sociais. Sua abrangência é de Apucarana a Cornélio Procópio, tendo como polo Londrina. São 2,2 mil empresas e gerando mais de 35 mil postos de trabalho.
“A região tornou-se um grande arranjo produtivo não só em tecnologia, informação e comunicação, mas também em todas as 10 verticais predominantes, uma vez que TIC é transversal a todos esses segmentos que englobam saúde, destinos turísticos inteligentes, eletromecânico, construção civil, agronegócios, químico e materiais, áudio visual comércio, Núcleo de Desenvolvimento Empresarial e Fórum Desenvolve Londrina”, explicou o presidente da APL de TIC, Thiago Zampiere.
Segundo Zampiere, cerca de 10% do PIB de Londrina vem do setor de TIC. “A cidade criou um ambiente favorável, possui boa integração entre os poderes públicos e as iniciativas privadas; somos referência em inteligência artificial com o único Hub IA , ambiente central que estimula a criação de soluções criativas e geração de negócios, que já atende todo o Brasil, e estamos iniciando a criação da Cidade Tecnológica. Esta é a Londrina grandiosa, inovadora e empreendedora que apresentaremos amanhã ao ministro Paulo Alvim”, disse Thiago Zampiere.
Coletiva Imprensa Ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações Paulo Alvim:
15h – campus UTFPR Londrina – Avenida dos Pioneiros, 3131, jardim Morumbi – sala B 101
Contatos:
UTFPR – diretor-geral da UTFPR/Londrina Sidney Alves Lourenço – 33156100
CEEP Prof. Maria Lydia Cescato Bomtempo – diretor Aquiles Fernandes – 43 99105 2375
Da Assessoria