Homenagem: Luís Fritzen recebe sala de reuniões com seu nome
Estimated reading time: 4 minutos
A Câmara de Vereadores aprovou por unanimidade, na sessão ordinária desta segunda-feira (08), o Projeto de Resolução 36/2025, que passa a denominar a sala de reuniões do Legislativo como Luís Fritzen, vereador que faleceu em 2025. A medida prevê a confecção e a instalação de uma placa alusiva no espaço, oficializando a homenagem. A proposta, de autoria da mesa, reconhece a trajetória de Fritzen na vida pública de Toledo. O Projeto de Resolução foi aprovado por unanimidade pelos vereadores.
O projeto destacou que a iniciativa é “em reconhecimento à sua expressiva trajetória política e à inestimável contribuição prestada ao Poder Legislativo e à comunidade toledana ao longo da sua vida pública. Luís Fritzen exerceu com dedicação e compromisso nove mandatos consecutivos como vereador no município, sendo uma das figuras mais atuantes e respeitadas da história do parlamento municipal. Sua atuação sempre foi pautada pela ética, responsabilidade e profundo respeito às demandas da população, deixando um legado de trabalho sério, diálogo aberto e defesa incansável do interesse público”.
- Acompanhe nossa página do Jornal do Oeste no Instagram
- Entre no canal de notícias do Jornal do Oeste no Telegram
- Mantenha-se atualizado no grupo de WhatsApp do Jornal do Oeste
O parlamentar Chumbinho Silva afirmou que “ele faz falta. A homenagem ao vereador coroa uma carreira brilhante de um senhor sábio como foi o Fritzen. Mesmo após a sua partida, precisamos reconhecê-lo e eternizá-lo em uma sala que sempre é utilizada”.
O presidente da Câmara, Gabriel Baierle, reforçou que “é preciso fazer um ato e uma homenagem onde realmente foi a segunda casa do Luís Fritzen. Ele representou a nossa cidade. Na sala de reuniões acontecem as grandes discussões e trata-se de uma simbólica homenagem diretamente do Legislativo de Toledo”.
O vereador Ricardo Santos relembrou a ligação do homenageado com o esporte e declarou “nosso eterno Fritzen se foi, mas eternizar um patriota que buscava, do seu poderio e das suas palavras. Lembro dele aqui do lado, falando. Era um pensador nato. Uma liderança que mostrou o que um político precisa no Legislativo”.
Em discurso, o vereador Odir Zoia afirmou que “ele é um patrimônio histórico de Toledo. É um vereador que deixa saudade porque fez um trabalho digno e foi um professor do Legislativo. Tinha uma capacidade incrível de falar de leis e defender o governo. Nunca ofendeu ninguém, sempre fazia com elegância e sabia defender as causas. Lembro dele nas campanhas, de como era forte, incisivo, trabalhador”.
- Acompanhe nosso canal de notícias do Jornal do Oeste no YouTube
- Siga nosso canal do Jornal do Oeste no TikTok
- Curta nossa página do Jornal do Oeste no Facebook
O vereador Marcos Zanetti acrescentou que “nada mais justo que este espaço dentro da Câmara. Certamente foi um lugar onde ele mais conviveu e mais esteve atrelado durante toda a sua vida pública. No meu primeiro mandato, ele foi uma das pessoas que veio conversar comigo, sempre no embate e muito respeitoso”.
Em paralelo, o vereador Bruno Radunz declarou que Fritzen foi seu mestre em vários momentos. “Ele me aconselhou, pedi a ele o que deveria falar ou conduzir. O aprendizado foi muito grande. Tive uma amizade com ele para além da Câmara”.
Já o vereador Roberto Souza ponderou que “ele sempre soube respeitar muito bem os lados políticos e sempre soube construir quando era preciso. Aprendi muito com ele. Ter a nossa sala com o nome dele significa que não só nós, vereadores desta legislatura, mas também os que virão nas próximas, e até mesmo quem não o conheceu ou conviveu, vão saber da história de pessoas importantes para a construção do nosso município, como o Luís Fritzen. É uma homenagem justa, que fica registrada para sempre e que honra tudo o que já foi construído”.
Da Redação
TOLEDO