Ações educativas marcam atividades do Maio Amarelo

Estimated reading time: 1 minuto
A Secretaria Municipal de Segurança e Trânsito (SMST), por meio do Departamento de Trânsito e Rodoviário, reforçou as atividades educativas durante a campanha do Maio Amarelo. O principal objetivo é conscientizar as pessoas sobre a necessidade da redução dos índices de violência no trânsito. O tema escolhido para trabalhar em 2025 é “Desacelere. Seu bem maior é a vida”.
O coordenador de Educação para o Trânsito, Rafael Fonseca, comenta sobre o slogan da campanha. “Acelerar para “tirar” o atraso no momento de levar as crianças para escola, para chegarmos ao trabalho ou algum compromisso, pode trazer consequências muito piores do que somente o atraso ou a perda da hora. Envolver-se em um sinistro de trânsito poderá fazer com que você demore muito mais para chegar ao local de seu interesse”, alerta.
ESCOLAS – pensando em sensibilizar os mais variados setores da população, são desenvolvidas atividades para diversos públicos este mês. Nesta terça-feira (13) alunos da Escola Municipal Henrique Brod participaram de ações educativas com os agentes do Educatrânsito. Na palestra foram abordados os elementos que fazem uso das vias (veículos, pessoas e animais).
A postura do condutor de bicicleta e de veículos autopropelidos – para locomoção individual (skates, patins, patinetes) – que devem seguir o mesmo critério das bicicletas foi reforçado. Os agentes falaram sobre os tipos de sinalização e o comportamento que cada elemento deve adotar, de acordo com sua condição no trânsito.
Também foram realizadas demonstrações práticas sobre a importância dos equipamentos de segurança. A professora Marta Langer elogiou e destacou a relevância da ação. “É um trabalho essencial. O Maio Amarelo vem realmente contribuir com esse desenvolvimento e essa formação das crianças como cidadãs”. Segundo ela, essas atividades despertam agentes mirins que fiscalizam e cobram atitudes dos colegas e, inclusive, dos adultos.
DEMAIS AÇÕES – “Como no trânsito possuímos diversos atores e não somente o motorista, temos em nossa programação ações com pedestres, ciclistas e motociclistas”, explica Fonseca. Paineis e murais foram montados em unidades de saúde e em empresas pelos próprios colaboradores, a fim de chamar a atenção para as ações do Maio Amarelo.
Dia 16 de maio – será realizada uma abordagem aos motociclistas com a distribuição de antenas corta pipa, na Av. J. J. Muraro, próximo a Rua Marechal Floriano.
Dia 28 de maio – o foco será o pedestre e a conscientização do uso seguro das faixas de travessia de pedestres.
Dia 30 de maio – O Departamento de Trânsito fará uma atividade com crianças e suas bicicletas, visando o comportamento seguro no trânsito.
Além destas atividades e ações, durante este mês serão realizadas palestras junto às empresas, entidades públicas, além de atender as solicitações para ações educativas. “A participação da sociedade é fundamental na mudança do nosso comportamento no trânsito”, acrescenta Fonseca.
TOLEDO