Maio Laranja: Idosos de Toledo se unem contra a violência infantil

Estimated reading time: 3 minutos
O Centro de Revitalização da Terceira Idade (Certi) Dr. Ernesto Dall’Oglio, no Jardim Coopagro, foi palco, na manhã desta sexta-feira (23), de mais uma importante ação da campanha nacional “Maio Laranja”. A palestra “Protegendo nossas crianças e adolescentes”, ministrada pelo assistente social Luis Cassio Oliveira Junior, sensibilizou os idosos atendidos pela unidade sobre a necessidade de vigilância e denúncia frente a situações de abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes.
- Acompanhe nossa página do Jornal do Oeste no Instagram
- Entre no canal de notícias do Jornal do Oeste no Telegram
- Mantenha-se atualizado no grupo de WhatsApp do Jornal do Oeste
Luis Cassio atua no Serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos (Paefi/Criança e Adolescente), vinculado ao Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas II) de Toledo, e destacou a importância de envolver todas as gerações na luta pela proteção das crianças e adolescentes. “Nós trabalhamos com três pilares: identificar o problema, tentar prevenir o problema e, quando encontrá-lo, denunciar. Escolhemos este público porque, geralmente, o idoso fica responsável por cuidar de um neto ou de um sobrinho”, pontua. “Queremos que nunca aconteça, mas, se acontecer, é importante saber o que fazer, para onde denunciar e como criar um ambiente propício para que a criança se sinta à vontade para falar, que se sinta segura — tudo pensando no melhor para a nossa comunidade. A intenção é pensar no coletivo, não deixando ninguém de fora”, acrescenta.
Maio Laranja – Neste ano, a campanha Maio Laranja tem como lema “Esquecer é permitir. Lembrar é combater”, reforçando a necessidade de manter viva a memória e a indignação diante de casos de violência. A escolha do mês de maio como marco da campanha remete ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, lembrado no último domingo (18). A data homenageia Araceli Crespo, uma menina de apenas oito anos brutalmente assassinada em 18 de maio de 1973, em Vitória (ES), após sofrer sequestro e violência sexual — crime que permanece impune e se tornou símbolo da luta pela proteção da infância e adolescência no Brasil.
Em Toledo, diversas ações alusivas ao Maio Laranja foram realizadas ao longo do mês, como a mobilização no Parque Ecológico Diva Paim Barth, que reuniu a comunidade no último domingo, e atividades com servidores e alunos do Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Iraci de Souza Batista, na Vila Pioneiro. A programação será encerrada no dia 6 de junho, também com a palestra “Protegendo nossas crianças e adolescentes”, que será ministrada novamente por Luis Cassio, desta vez para os idosos atendidos pelo Certi Dr. Wilson Carlos Kuhn, na Vila Pioneiro, a partir das 9h.
- Acompanhe nosso canal de notícias do Jornal do Oeste no YouTube
- Siga nosso canal do Jornal do Oeste no TikTok
- Curta nossa página do Jornal do Oeste no Facebook