Maratona de inovação estudantil conclui etapa de Foz do Iguaçu

0 127

Foz do Iguaçu recebeu, na quinta e sexta-feira (9 e 10), a terceira etapa do Ideathon Paraná 2023, maior maratona de inovação do Estado voltada a estudantes das redes de ensino pública e privada. Alunos do 6º ao 8º ano do ensino fundamental II e do 1º e 2º ano do Ensino Médio participaram ativamente, apresentando ideias criativas para cidades inteligentes e gestão pública, abordando temas como saúde, segurança, economia local, educação digital, cultura e serviços públicos.

O Ideathon Paraná é uma iniciativa da Secretaria Estadual da Inovação, Modernização e Transformação Digital (SEI), em parceria com a Agência Araucária, Sebrae/PR, secretaria estadual da Educação e Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino do Paraná (Sinepe-PR).

Em Foz do Iguaçu, na categoria do Ensino Fundamental II, o grupo Sinal de Cura saiu vitorioso, abordando a saúde pública com a ideia de um aplicativo para marcação de consultas médicas pelo SUS.

Já no Ensino Médio, os campeões foram do grupo Imaginouts, apresentando uma proposta cultural para visibilidade de artistas locais e regionais. Eles foram premiados com medalhas ao final dos trabalhos. Os vencedores são definidos após avaliação feita por especialistas em inovação indicados pelo Sebrae-PR.

A diretora-auxiliar do Colégio Estadual Pioneiros, Adriana Woos, que atuou como mentora dos alunos, destacou que este tipo maratona estimula a criatividade educativa das crianças e adolescentes. “É a primeira vez que estamos participando de um Ideathon e é bem interessante porque as dinâmicas estão trabalhando o que já ensinamos no colégio. Eles conseguiram aplicar um pouco da teoria na prática e entender que podem ser protagonistas na sociedade”, afirmou a educadora.

O Ideatohn Paraná 2023 já passou pelas etapas de Apucarana e Curitiba. Após Foz do Iguaçu, a próxima será em Jacarezinho, segunda e terça-feira (13 e 14). As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no site oficial do Ideathon Paraná 2023, com limite máximo de 200 inscritos por município.

Ainda restam vagas para as etapas de Ponta Grossa (23 e 24), Maringá (16 e 17), Umuarama (27 e 28) e Londrina (30/11 e 01/12). Ao fim de todas elas, serão definidos os vencedores estaduais de cada categoria.

FOZ DO IGUAÇU

Deixe um comentário