Marcos Zanetti destaca atuação em seu terceiro mandato
Estimated reading time: 6 minutos
O vereador Marcos Zanetti (Cidadania) participou, no dia 22 de outubro, do podcast Algo a Mais, apresentado pela editora Bruna Manfroi e transmitido pelos canais do JORNAL DO OESTE. Durante a conversa, ele falou sobre o trabalho que desenvolve na Câmara de Vereadores de Toledo em seu atual mandato, destacando ações, desafios e perspectivas para o futuro.
Ele recorda que se elegeu pela primeira vez quando tinha 29 anos. Naquela época, ele se considerava um vereador sonhador. “Com o passar do tempo, conquistamos a maturidade e ela nos abre para novos caminhos. São caminhos leves ou não, mas que são traçados”.
Zanetti complementa que em seu terceiro mandato não deixa de ser um sonhador, mas realiza um mandato mais robusto. São quase 12 anos, com mais experiência e promovendo ações que efetivamente surtem resultados”.
- Acompanhe nossa página do Jornal do Oeste no Instagram
- Entre no canal de notícias do Jornal do Oeste no Telegram
- Mantenha-se atualizado no grupo de WhatsApp do Jornal do Oeste
O vereador acrescenta ainda que busca embasar todas as suas ações. “Um estudo prévio pra que efetivamente não fique apenas no discurso. “O próprio eleitor compara os últimos acontecimentos no Legislativo e o que o seu vereador apresenta. Muitas pessoas apresentam maturidade política. Antigamente, os assuntos eram mais aleatórios; atualmente, elas abordam sobre política”.
De acordo com Zanetti, a comunidade precisa passar pelo processo de conhecimento. “Saber que a política não é somente no dia da eleição. Esta data é o primeiro capítulo de um livro que é escrito em quatro anos. Assim, as políticas públicas são estabelecidas no município”.
LEGDALIDE – Atualmente, o parlamentar é presidente da Comissão de Constituição (CCJA). Segundo ele, o principal objetivo é analisar a legalidade de cada matéria. “As leis e a política se misturam no processo de discussão. Contudo, existem contrapontos para tudo. Ser vereador é uma missão árdua, porém gratificante. Todo Projeto de Lei que nasce passa pela Comissão, pois seus membros analisam se existe vício de iniciativa ou se invade competência”.
Zanetti enfatiza que o vereador tem o contato próximo com a comunidade e tem a necessidade de manter o diálogo com ela. “Começamos o mandato com vontade, porém existem as barreiras. Entretanto precisamos encontrar o caminho certo e legal para transformar o projeto em uma lei que faça a diferença para as pessoas”.
PROJETOS – O vereador Marcos Zanetti possui alguns projetos, considerados importantes para ele. Um deles foi aprovado e é Lei em Toledo. O objetivo principal da lei é combater a violência doméstica e oferecer uma forma mais discreta e segura para mulheres que possam estar em uma situação de abuso, permitindo que elas acionem a polícia sem que o agressor perceba.
A ideia por trás da proposta é que, ao ir a um estabelecimento, como um restaurante ou bar, a mulher tenha a possibilidade de pedir ajuda de forma discreta, utilizando um ‘sinal’ ao pedir o cardápio. O gesto seria uma espécie de código para indicar que a mulher está em uma situação de perigo e precisa de ajuda policial imediatamente.
- Acompanhe nosso canal de notícias do Jornal do Oeste no YouTube
- Siga nosso canal do Jornal do Oeste no TikTok
- Curta nossa página do Jornal do Oeste no Facebook
Um Projeto de Lei que está em andamento regulamenta o uso dos patinetes elétricos ou veículos elétricos. “Qualquer criança não pode fazer o uso no meio do trânsito. Isso é algo que não podemos ir contra. Precisamos colocar algumas regras para a mobilidade urbana. Além disso, elas são responsabilidade dos pais”, menciona Zanetti.
Ele pondera que um Projeto de Lei para ser executado é a destinação do resíduo produzido na residência. “Uma pessoa produz muito lixo no ano; os números são considerados elevados. Pretendo incentivar que o cidadão realize a separação do material reciclável e do orgânico”.
COMISSÃO – Marcos Zanetti também falou sobre seu papel como relator no Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara de Vereadores de Toledo (CEDP), especialmente sobre o processo disciplinar envolvendo outros vereadores investigados, como Dudu Barbosa e Valdomiro Bozó.
Ele relata que a sensação é que os parlamentares Dudu Barbosa e Valdomiro Bozó não querem ser investigados pelo Conselho. “Diariamente, as pessoas realizam cobranças e nos questionam se tudo acabará em ‘pizza’. Nós ficamos entristecidos, porque parece que fazem um movimento para isso. Eles não se explicam para a sociedade”.
Zanetti destaca que os vereadores não apresentaram suas versões para a população. “As pessoas precisam entender. Além disso, cada vereador precisa compreender que quando é eleito, ele atua por toda a comunidade e não somente pela sua”.
PROTEÇÃO – O vereador ainda atua na proteção e defesa animal. “Precisamos encaminhar as políticas para que gradativamente aconteçam. Nós tentamos conversas, porém elas não evoluíram. Também dialoguei com o Ministério Público”.
Por fim, o Código de Proteção e Defesa Animal foi implementado. O parlamentar menciona que em 2021, o Projeto de Lei foi proposto, mas naquele momento estava na pandemia da Covid-19 e não foi possível. “Hoje, o MP acompanha o processo”.
Ele também recorda que existe o Fundo e, a partir de janeiro, o capital terá a gestão do Conselho e novas iniciativas devem ser implementadas, como o Programa de Castração. “Nós precisamos estudar uma maneira de implementar o Fundo para que conseguimos dar a entrada no Projeto de Lei”. Outras informações podem ser conferidas no PodCast Algo a Mais. Confira no link https://www.youtube.com/watch?v=aKGNEpzM46k.
Da Redação
TOLEDO