Aluno da rede estadual é destaque em Olimpíada Brasileira de Matemática
Estimated reading time: 4 minutos
A educação paranaense tem mais um motivo para comemorar em 2025: o estudante Davi Say Roma, de 14 anos, conquistou a primeira medalha da rede pública do Estado na Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM), que aconteceu nos dias 9 e 10 de outubro.
Aluno do 9º ano do Colégio Militar do Paraná, em Curitiba, Davi se destacou entre outros 3 mil estudantes de todo o País, levando para casa a medalha de bronze entre os competidores de Nível 2 – que engloba alunos do 8º e 9º anos do Ensino Fundamental. Outros 11 estudantes paranaenses foram agraciados com medalhas, mas Davi é o único proveniente da rede pública.
- Acompanhe nossa página do Jornal do Oeste no Instagram
- Entre no canal de notícias do Jornal do Oeste no Telegram
- Mantenha-se atualizado no grupo de WhatsApp do Jornal do Oeste
Nesta quarta-feira (17), Davi foi recebido no gabinete do secretário de Estado da Educação, Roni Miranda, para receber um Certificado de Mérito Olímpico do Estado. “A premiação do Davi é motivo de muito orgulho para todo o Estado”, disse o secretário. “A educação do Paraná vem incentivando o desenvolvimento dos nossos alunos para além da sala de aula, tendo se destacado em diversas competições pelo país. Essa vitória na OBM é mais uma conquista para a melhor educação do País”.
ESFORÇO CONJUNTO – A premiação não foi fruto do acaso. Desde cedo, Davi se dedica ao estudo do componente curricular, tendo se destacado durante toda a trajetória acadêmica pelo bom desempenho em sala. Integrante do corpo estudantil das Altas Habilidades da rede de ensino do Paraná, o jovem aprendeu sozinho, ainda aos dois anos de idade, a identificar os algarismos numéricos.
A participação em olimpíadas de matemática também faz parte de sua trajetória, desde o 6º ano, quando começou a competir na OBM, mantendo uma rotina de estudos diária e que costumava se estender pelos fins de semana. Por isso, ele não esconde a satisfação pela conquista. “Foi emocionante ver meu nome entre os medalhistas da Olimpíada, porque é o resultado do esforço de uma vida toda”, afirmou.
Somado ao esforço e à dedicação do estudante, o resultado alcançado reflete um trabalho conjunto da Secretaria de Estado da Educação do Paraná (Seed-PR) e dos profissionais da educação, voltado ao fortalecimento do ensino da Matemática. Essa atuação integrada permite que, desde a sala de aula até as grandes competições acadêmicas, os estudantes paranaenses desenvolvam competências, ampliem seus conhecimentos e alcancem desempenho de destaque em nível estadual e nacional.
“A Secretaria vem empenhando esforços cada vez mais significativos voltados às metodologias de ensino de Matemática voltado para competição em Olimpíadas, fornecendo materiais de qualidade, formação para professores e cursos de imersão”, explicou Camila Roberto, coordenadora de Currículo da Seed-PR.
Esse esforço se materializa na Olimpíada de Matemática das Escolas Estaduais do Paraná (OMAP), que acontece desde 2023 e considera o desempenho em Matemática na Prova Paraná, além das notas na disciplina no primeiro trimestre letivo.
Foi devido ao seu desempenho na OMAP, conquistando a medalha de ouro juntamente com outros 150 estudantes, que Davi teve participação garantida na OBM.
- Acompanhe nosso canal de notícias do Jornal do Oeste no YouTube
- Siga nosso canal do Jornal do Oeste no TikTok
- Curta nossa página do Jornal do Oeste no Facebook
RECONHECIMENTO – A premiação da OBM acontecerá ao final da 29ª Semana Olímpica de Matemática, organizada pela Associação da Olimpíada Brasileira de Matemática (AOBM), em Aracruz, no Espírito Santo, entre os dias 25 e 31 de janeiro de 2026. Durante uma semana, os medalhistas participarão de aulas avançadas de Matemática, frequentarão palestras de orientação acadêmica e terão a oportunidade de interagir com outros estudantes em diversas atividades.