Matrículas e rematrículas na rede estadual encerram nesta sexta-feira
Estimated reading time: 4 minutos
O JORNAL DO OESTE recebeu, nesta semana, questionamentos de famílias que enfrentam dificuldades para concluir o processo de matrícula ou rematrícula na rede estadual de ensino. Segundo relatos, a plataforma onde deve ser feito o procedimento apresenta instabilidade e os pais ou responsáveis não recebem a senha de acesso – via SMS ou e-mail – para finalizar o processo.
Com isso, eles alegam que também não conseguem confirmar o interesse pela vaga e, consequentemente não têm a confirmação de qual colégio o aluno será matriculado. A preocupação é maior por conta do prazo que encerra na próxima sexta-feira (21).
Em contato com a equipe do Núcleo Regional de Educação (NRE) de Toledo, a assessoria de imprensa esclarece que o órgão está acompanhando, orientando e auxiliando as famílias que buscam auxilio. Da mesma forma, os pais ou responsáveis também podem solicitar orientação nas escolas onde os filhos estão estudando, para que estas verifiquem se todos os dados do responsável está correto no sistema.
- Acompanhe nossa página do Jornal do Oeste no Instagram
- Entre no canal de notícias do Jornal do Oeste no Telegram
- Mantenha-se atualizado no grupo de WhatsApp do Jornal do Oeste
“A maior dificuldade é em relação a atualização dos dados no cadastro do estudante, casos em que a família possui mais de um filho estudando, o cadastro de todos devem estar atualizados e com o mesmo responsável legal, principalmente o CPF e número de telefone. Então é preciso que o responsável verifique estas informações junto as escolas de seus filhos”, explica a assessoria.
ETAPAS – O processo de matrículas e rematrículas na rede estadual de ensino demanda algumas etapas. A Secretaria de Estado da Educação do Paraná (Seed-PR) iniciou a segunda etapa do período de matrículas e rematrículas para o ano letivo de 2026 na última semana. As famílias têm até a próxima sexta-feira (21) para concluir o processo.
A assessoria do NRE enfatiza que ainda não há nenhuma informação sobre prorrogação do prazo e essa medida depende de uma manifestação do Departamento de Planejamento da Rede da Secretaria de Estado da Educação.
Nesta fase, a matrícula é para estudantes que estão concluindo o 9.º ano do Ensino Fundamental e ingressarão no Ensino Médio estadual; estudantes que vêm do 5.º ano do Ensino Fundamental das redes municipais para o 6.º ano do Ensino Fundamental em escolas estaduais. As matrículas e rematrículas podem ser feitas pela Área do Aluno, no site da Secretaria, ou presencialmente em qualquer escola estadual.
- Acompanhe nosso canal de notícias do Jornal do Oeste no YouTube
- Siga nosso canal do Jornal do Oeste no TikTok
- Curta nossa página do Jornal do Oeste no Facebook
Os pais ou responsáveis que não finalizarem o processo de matrícula ou rematrícula na plataforma, a assessoria do NRE esclarece que, “conforme a Instrução do Departamento de Planejamento, a ausência de confirmação no prazo definido não acarreta perda da vaga, cabendo ao NRE e à Instituição de Ensino procederem à alocação conforme critérios do Direcionamento, mas salientamos que o processo oficial para a matrícula e rematrícula é on-line onde o responsável verifica para onde seu filho foi direcionado e assinará eletronicamente o requerimento de matricula concordando com o direcionamento realizado pela Seed, não conseguindo realizar on-line esse procedimento deverá ser feito presencial a partir de janeiro quando as escolas retornam do recesso escolar”.
Da Redação*
TOLEDO
*Com informações da Assessoria