Matrículas para o Centro de Ensino de Línguas seguem até dia 13

0 3

O Centro de Ensino de Línguas de Toledo (Celto) se caracteriza como um espaço de abertura para a pluralidade linguística e cultural no ambiente acadêmico, viabilizando a relação transformadora entre a Universidade e a sociedade. Trata-se de uma das ações extensionistas da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), campus Toledo, que, atualmente, atende grande parcela da população local. As inscrições para os cursos, em 2022, estão abertas.

O Celto, criado em 2016, tem por finalidade articular ações para a realização de atividades permanentes de Ensino, Pesquisa e Extensão em Línguas Estrangeiras e Língua Portuguesa. Segundo a coordenadora pedagógica do Centro, Jessica Tomimitsu Rodrigues, o Celto atende as necessidades comunicativas advindas da comunidade interna e externa. “Ao todo foram 197 alunos ativos no último semestre, matriculados em cursos de idiomas (Inglês, Francês, Alemão, Italiano, Espanhol e Português para Estrangeiros)”.

EXPERÊNCIA – Jessica revela que os cursos contam com profissionais de ampla experiência no ensino de idiomas e vivência no exterior, com materiais didáticos reconhecidos por sua excelência no mercado. “Com o retorno das atividades presenciais, diante da demanda e readaptação ao novo cenário, alguns cursos ainda serão ofertados de forma remota e 100% síncrona”.

Os cursos remotos são adaptações realizadas devido a pandemia do novo coronavírus (Covid-19). A coordenadora pedagógica comenta que a direção, em 2020, conseguiu manter um número considerável de alunos. No entanto, no ano passado, ela afirma que foi difícil angariar alunos para o modo remoto.

Em 2022, a comunidade interna e externa à universidade, a partir de 16 anos, estão convidados para estudar idiomas e expandir fronteiras. “Neste ano, a nossa proposta é atender nossos alunos com aulas presenciais e também continuar com a oferta de turmas remotas”, enfatiza Jessica.

Ela explica que essa decisão foi adotada diante da demanda que surgiu e integrou regiões mais distantes. “Estudantes que não poderiam frequentar presencialmente por não residirem em Toledo. É o primeiro ano que propomos turmas remotas e presenciais”.

MATRÍCULAS – Conforme a coordenadora pedagógica do Centro, as matrículas são realizadas no sistema da Unioeste. “O interessado deve fazer o cadastro, procurando pelo evento Celto e inscrevendo-se no curso de sua opção (https://midas.unioeste.br/login/#/)”.

Jessica complementa que as inscrições seguem até o próximo domingo (13). O pagamento da taxa de matrícula é solicitado por meio de boleto bancário, com validade de três dias. O investimento único é de R$ 250 e o curso não possui mensalidade. “Os alunos só estarão matriculados mediante o pagamento da taxa. Assim será possível efetivar a matrícula e garantir a vaga”, afirma a coordenadora pedagógica ao acrescentar que esse valor será o único custo do aluno, além do material didático indicado pelo Programa. “Porém, o material do aluno poderá ser adquirido novo ou usado”.

ANO LETIVO – As matrículas seguem até o dia 13 de fevereiro, no entanto, elas podem ser prorrogadas para vagas remanescentes, até uma semana após o início dos cursos, que ocorrerá a partir de 17 de fevereiro.

De acordo com Jessica, o início do ano letivo dos cursos de idiomas do Celto contará com uma palestra de estudante de nacionalidade egípcia, compartilhando em língua inglesa, as questões culturais e históricas do seu país, também sua experiência como residente em Toledo. “A palestra será gratuita a todos os alunos do Centro e da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, ainda não tendo data e formato definidos”, finaliza a coordenadora pedagógica do Centro.

Da Redação

Deixe um comentário