PM do Paraná homenageia autoridades com Medalha Sarmento

Estimated reading time: 3 minutos
Secretários, deputados e autoridades estaduais foram condecoradas nesta quinta-feira (15) com a Medalha Coronel Sarmento, durante a solenidade em honra ao patrono da Polícia Militar do Paraná (PMPR), realizada na Academia Policial Militar do Guatupê (APMG), em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba. O evento contou com a presença do vice-governador Darci Piana.
A medalha é uma homenagem anual prestada pela corporação àqueles que se destacam em favor da causa pública ou além do dever de suas funções. Ela é considerada a maior honraria da Polícia Militar do Paraná.
Receberam a condecoração durante a solenidade os secretários estaduais da Fazenda, Norberto Ortigara; da Casa Militar, coronel Marcos Tordoro; da Comunicação, Cleber Mata; e da Mulher, Igualdade Social e Pessoa Idosa, Leandre Dal Ponte, e os deputados estaduais Gugu Bueno, Maria Victoria e Flavia Francischini.
Ainda receberam a medalha o diretor-presidente da Fomento Paraná, Cláudio Stabile; a diretora-geral da Polícia Penal do Paraná, Ananda dos Santos; o diretor-geral da Polícia Científica do Paraná, Luiz Rodrigo Grochocki; o desembargador do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná, Fabio Dalla Vecchia; o subprocurador-geral de Justiça para Assuntos Jurídicos do MPPR, Armando Sobreiro Neto; e o procurador do Estado do Paraná, Kunibert Kolb Neto.
Outros 15 militares também foram homenageados com a honraria. Além das entregas das medalhas, tropas da PMPR desfilaram durante o evento.
O secretário de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex; o presidente do Tribunal de Contas do Paraná, Ivens Linhares; e o diretor-presidente das Centrais de Abastecimento (Ceasa) do Paraná, Éder Bublitz também foram homenageados neste ano com a medalha, mas não puderam comparecer à solenidade.
PATRONO – A solenidade reafirmou o compromisso da Polícia Militar de manter viva a memória e os valores de seu patrono, homenageando aqueles que, em suas áreas de atuação, contribuem de maneira efetiva para a justiça e a segurança no Estado.
A medalha leva o nome do Coronel Joaquim Antônio de Moraes Sarmento, reconhecido como patrono da PMPR por sua trajetória de coragem e dedicação à corporação. Nascido em 17 de maio de 1882, Sarmento ingressou na Polícia Militar em 1907 e participou de importantes operações revolucionárias, como o Combate do Irani, em 1912, e a Revolução de 1924, que comandou pela tropa paranaense.
Após ser ferido em combate e ter se destacado em diversas ações militares, foi para a reserva em 1926 e posteriormente chamado novamente à ativa em 1929. Sarmento faleceu no dia 21 de abril de 1934, dia em que também se celebra Tiradentes, patrono das polícias brasileiras.