Iniciativas abrem caminhos para o mercado de trabalho

Estimated reading time: 5 minutos
A busca por emprego é um processo que envolve planejamento, dedicação e persistência. Nesse caminho, estratégias como a elaboração de um bom currículo, a preparação para entrevistas, a qualificação profissional e o uso de canais de intermediação, como as agências de emprego, tornam-se fundamentais para aumentar as chances de inserção.
A Agência do Trabalhador tem papel fundamental na intermediação entre empresas e candidatos, atuando como um elo que facilita o preenchimento de vagas no mercado de trabalho. Por meio de ações voltadas à orientação profissional, encaminhamento de currículos, oferta de cursos de qualificação e atendimento personalizado, o órgão contribui para que empregadores encontrem mão de obra qualificada e trabalhadores tenham acesso a novas oportunidades.
- Acompanhe nossa página do Jornal do Oeste no Instagram
- Entre no canal de notícias do Jornal do Oeste no Telegram
- Mantenha-se atualizado no grupo de WhatsApp do Jornal do Oeste
O gerente da Agência do Trabalhador de Toledo, Rodrigo Souza, conta que de janeiro a setembro deste ano, 3.400 pessoas foram empregadas por intermédio do órgão, seja por atendimento direto no local ou também pelas ações realizadas para aproximar candidato das oportunidades de trabalho. “Nós acreditamos muito que as oportunidades aparecem e elas podem ser ocupadas através da qualificação profissional”.
AÇÕES – A Agência do Trabalhador de Toledo integra o Sistema Nacional do Emprego (Sine). Ao longo do ano, diversos projetos são realizados como o Programa TooQualificado, de qualificação profissional com mais de 60 cursos com 1.250 vagas em 2025 com o intuito de preparar o candidato para ocupar uma vaga com melhor oferta de renda.
Também são realizadas ações descentralizadas nos bairros levando a Agência do Trabalhador para mais perto das pessoas em eventos e atividades comunitárias, como o Sine em Movimento. Foram oito ações conjuntas com entidades e o Creas contemplando localidades como os bairros São Francisco e Jardim Panorama.
Além disso, há a plataforma Currículo Top, que auxilia o candidato na preparação e elaboração do seu currículo facilitando o contato com as empresas e a inserção no mercado de trabalho. Ao longo do ano também são ofertados cursos profissionalizantes gratuitos voltados a diferentes perfis e níveis de experiência. A maioria são ofertados em parceria com instituições como o Serviço Nacional da Indústria do Paraná (Senai/PR) como preparo da mão de obra para estimular a contratação no município.
Recentemente, foi lançado o programa Toledo que cuida, Toledo que Emprega, com o objetivo de enfrentar as desigualdades no acesso ao mercado de trabalho entre grupos vulneráveis, como pessoas com deficiência, reabilitados do INSS, mulheres em situação de violência, pessoas em situação de rua e imigrantes.
- Acompanhe nosso canal de notícias do Jornal do Oeste no YouTube
- Siga nosso canal do Jornal do Oeste no TikTok
- Curta nossa página do Jornal do Oeste no Facebook
Além das ações, Souza enfatiza que a nova ferramenta de automação de atendimento via WhatsApp da Agência ampliou os atendimentos facilitando para o candidato que busca uma colocação no mercado de trabalho. Lançado ainda no primeiro semestre deste ano, o sistema, operado por um bot, funciona 24 horas por dia e centraliza diversas informações e serviços, oferecendo mais agilidade e praticidade à população.
“Nós já realizamos mais de 70 mil atendimentos até agora. De fato o sistema tem funcionado muito bem trazendo praticidade que auxilia as pessoas com as informações de forma automática pelo WhatsApp”, explica.
RESULTADOS – As ações promovidos pela Agência do Trabalhador de Toledo desempenham um papel essencial na inserção profissional, pois aproximam quem busca uma oportunidade de emprego das empresas que precisam preencher vagas. Essas iniciativas não apenas facilitam o acesso ao mercado de trabalho, mas também contribuem para a valorização das competências dos candidatos, aumentando suas chances de conquistar uma colocação compatível com o perfil e as demandas do setor produtivo.
“Os programas e ações ajudam muito os candidatos, porque há pessoas que não têm qualificação, não têm o contato da vaga, e quando oportunizamos esse acesso, com monitoramento do perfil da vaga, encaminhando pessoas com o perfil, otimizamos o tempo e os resultados”, pontua.
E falando em resultados, o gerente da Agência do Trabalhador de Toledo enfatiza que, de acordo com dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), no município, dois em cada três trabalhadores estão no mercado formal. “Se pegarmos os dados do PEA, que são as Pessoas Economicamente Ativas, temos 65 mil pessoas que estão com a carteira de trabalho em Toledo. É um número muito positivo”.
Toledo ocupa um cenário de destaque e liderança estadual. Os dados atuais do Caged, referente ao mês de agosto apontam que o município lidera o ranking estadual entre as 24 cidades com mais de 100 mil habitantes na média de novos postos de trabalho por habitante. Contudo, com um mercado de trabalho aquecido, Rodrigo Souza esclarece que o município ainda enfrenta um desafio.
“Nós temos uma grande rotatividade que tende a ser ruim, porque dificulta não só os números de Toledo, mas também as empresas, porque é muito mais oneroso, porque encarece todo o processo de produção”, conclui.
Da Redação
TOLEDO