Cooperativismo ganha marco histórico com inauguração de monumento no Parque do Povo
Estimated reading time: 8 minutos
O município de Toledo ganhou um novo marco simbólico da força do cooperativismo local. Foi inaugurado o Monumento das Cooperativas, uma homenagem à união, à solidariedade e ao trabalho coletivo que transformam a comunidade toledana, no Parque do Povo Luiz Cláudio Hoffmann. A solenidade, que aconteceu no final da tarde de segunda-feira (29), reuniu representantes das cooperativas parceiras da iniciativa – Coart, Coopacol, Cresol, C-Vale, Primato, Sicoob Meridional, Sisprime, Unicredi, Unimed Costa Oeste, Uniprime Pioneira e Sicredi Progresso PR/SP – além de autoridades e lideranças do município, que prestigiaram o momento considerado histórico para a cidade.
A inauguração integra as ações do Dia C – Dia de Cooperar, celebrado anualmente e marca um importante capítulo para Toledo e para as cooperativas unidas neste ato. A iniciativa é resultado da intercooperação entre cooperativas do município, que há cerca de dez anos se reúnem para celebrar a data e propor, de forma conjunta, projetos e ações em benefícios da sociedade.
- Acompanhe nossa página do Jornal do Oeste no Instagram
- Entre no canal de notícias do Jornal do Oeste no Telegram
- Mantenha-se atualizado no grupo de WhatsApp do Jornal do Oeste
O monumento foi idealizado como uma forma de materializar a contribuição do cooperativismo para o desenvolvimento social e econômico, destacando seu papel na geração de empregos, no fortalecimento da economia local e na promoção da prosperidade coletiva. As cooperativas, além de seu impacto regional, também exercem influência positiva em escala global.
O ano de 2025, declarado pela Organização das Nações Unidas (ONU) como o Ano Internacional das Cooperativas, reforça ainda mais o simbolismo da iniciativa. O projeto busca deixar um legado para as atuais e futuras gerações, evidenciando que as cooperativas são uma solução essencial para os desafios sociais, econômicos e ambientais da sociedade contemporânea.
O presidente da Sicredi Progresso PR/SP Inácio Cattani participou da coordenação do projeto que resultou na criação do Monumento das Cooperativas. Ele destacou o sentimento de satisfação por integrar a iniciativa. Segundo Cattani, a proposta surgiu do desejo coletivo de materializar a força do cooperativismo em uma cidade reconhecida como referência no setor.
“Com as demais cooperativas, pensamos em algo que pudesse ser materializado. A ideia foi criar um monumento em prol do cooperativismo de Toledo, que é uma capital do cooperativismo. Existem muitas cooperativas aqui, a cidade se desenvolveu e continua se desenvolvendo com base em seu DNA o cooperativismo”, enfatizou.
Ele complementou que “nada mais justo do que prestar essa homenagem à comunidade de Toledo, aos nossos associados e a todos os cooperados, em um ano especial, que é o Ano Internacional das Cooperativas”, afirmou o presidente da Sicredi Progressos PR/SP.
AÇÕES – Cattani ressaltou que o projeto começou a ser estruturado neste ano, dando continuidade a uma trajetória de cerca de dez anos de ações conjuntas em alusão ao Dia C – Dia de Cooperar. “Todos os anos realizamos um evento, e desta vez pensamos em algo que ficasse de forma permanente. Chamamos os presidentes das outras cooperativas, apresentamos o projeto e, prontamente, as sugestões foram aprovadas”, explicou.
- Acompanhe nossa página do Jornal do Oeste no Instagram
- Entre no canal de notícias do Jornal do Oeste no Telegram
- Mantenha-se atualizado no grupo de WhatsApp do Jornal do Oeste
Após a validação da proposta, um grupo técnico deu sequência aos trabalhos, buscando parcerias e as autorizações necessárias junto ao município para viabilizar a implantação do monumento em um espaço de grande visibilidade na cidade.
Para o presidente, a escolha do local reforça o propósito da iniciativa. “É fácil colocar os símbolos do cooperativismo dentro da nossa própria cooperativa. O desafio era externalizar isso, levar para fora, para que as pessoas que passem por aqui lembrem do cooperativismo, que está presente nos produtos, nos serviços, na educação e em diversos aspectos do dia a dia”, destacou.
HARMONIA – O dirigente também enfatizou a rapidez e a harmonia no desenvolvimento do projeto. Para ele, o trabalho em conjunto fluiu de forma natural, graças à afinidade de valores entre os envolvidos. “Foi um trabalho muito tranquilo, em tempo recorde. As ações aconteceram porque há pessoas especiais e profissionais comprometidos em fazer o cooperativismo crescer e prosperar. Todos compartilham os mesmos princípios e valores que o cooperativismo pratica diariamente”, mencionou.
Ao final, Inácio Cattani parabenizou cooperados, associados e a comunidade local. “Nosso desejo é sempre proporcionar melhoria na qualidade de vida das pessoas, especialmente por meio da educação. Isso nos gratifica muito. Parabéns a todos os cooperados, a todos os associados e a Toledo, que merece esse belo monumento”.
CONSTRUÇÃO – O prefeito de Toledo Mario Costenaro ressaltou a relevância do cooperativismo para a construção histórica, social e econômica da região Oeste do Paraná e do município.
Em seu pronunciamento, o prefeito expressou reconhecimento às cooperativas pelo trabalho desenvolvido ao longo dos anos. “Meu sincero reconhecimento a tudo o que fizeram, fazem e ainda farão por esta terra”, afirmou.
- Acompanhe nosso canal de notícias do Jornal do Oeste no YouTube
- Siga nosso canal do Jornal do Oeste no TikTok
- Curta nossa página do Jornal do Oeste no Facebook
Ele destacou ainda a contribuição do setor para a melhoria da qualidade de vida da população, tanto no setor produtivo quanto em diversas outras atividades realizadas em parceria com o Poder Público.
Costenaro também enfatizou o orgulho pela entrega de uma obra que valoriza talentos locais. De acordo com o prefeito, o Monumento é assinado por um artista de Toledo e se torna um referencial para a cidade. “É um monumento que passa a integrar a história do município, simbolizando conquistas, superações e desafios enfrentados ao longo do tempo”, ponderou.
Para o prefeito, a inauguração representa não apenas um marco físico, mas também o reconhecimento do papel essencial das cooperativas no desenvolvimento sustentável de Toledo e no fortalecimento da identidade regional.
Da Redação
TOLEDO
Monumento das Cooperativas une arte, simbolismo e identidade
O Monumento das Cooperativas, inaugurado no Parque do Povo Luiz Cláudio Hoffmann, em Toledo, é uma obra de grande impacto visual e simbólico. Confeccionado em fibra de vidro de alta resistência, com estrutura interna em aço, o monumento possui mais de quatro metros de altura e foi projetado para representar os valores essenciais do cooperativismo.
A obra é assinada pelo artista toledano Roger W. Turatti, que explicou a simbologia presente em cada elemento da escultura. Segundo ele, a base do monumento representa o elemento humano, simbolizado por pessoas que sustentam a estrutura. “Elas traduzem os conceitos de ajuda mútua, colaboração e união – fundamentos que dão suporte ao movimento cooperativista”.
No topo da escultura estão os dois pinheiros, reconhecidos como símbolo universal do cooperativismo. Conforme Turatti, dispostos lado a lado, eles representam união, força e coesão. “O fato de permanecerem verdes durante todo o ano simboliza visão de longo prazo, crescimento contínuo e sustentabilidade, atributos diretamente ligados ao cooperativismo”.
A cessão de uso do espaço para a instalação do monumento foi autorizada pelo Poder Público municipal, o qual reforçou o reconhecimento institucional da importância da obra para a cidade.
ARTE – Filho de escultor, Roger Turatti relatou que cresceu acompanhando de perto o universo da arte. “Meu pai iniciou essa trajetória há mais de 40 anos e é uma grande honra ter meu trabalho escolhido pelas cooperativas”, afirmou.
De acordo com o artista, a escultura representa o cooperativismo por meio de pessoas conectadas entre si, formando uma rede de união e colaboração, com alicerces firmes. “As figuras humanas também podem ser interpretadas como brotos que crescem fortes, enquanto o tom cinza escuro utilizado na obra simboliza solidez”.
- Acompanhe nosso canal de notícias do Jornal do Oeste no YouTube
- Siga nosso canal do Jornal do Oeste no TikTok
- Curta nossa página do Jornal do Oeste no Facebook
O artista contou ainda que o projeto começou a partir da criação de uma maquete em escala reduzida, apresentada às cooperativas. Para ele, a execução da obra representa um momento especial em sua trajetória profissional. “É maravilhoso. Meu pai tem mais de 40 anos de caminhada na escultura e, em Toledo, ele possui poucas obras. Eu iniciei há alguns anos trabalhando com meus pais e já tenho uma obra na minha Terra Natal. É uma honra muito grande fazer parte da história da cidade com esse Monumento”, finalizou.
Da Redação
TOLEDO