Mostra Técnica evidencia protagonismo estudantil em soluções sustentáveis
Estimated reading time: 5 minutos
Projetos de sustentabilidade e ideias inovadoras desenvolvidos pelos alunos do Colégio Agrícola Estadual de Toledo foram apresentados na 16ª edição da Mostra Técnica na quarta-feira (5) e quinta-feira (6). A instituição recebeu mais de mil visitantes de Toledo e região em cada dia de exposição. Os estudantes apresentaram experiências e práticas nos setores da pecuária, agricultura, horticultura, agronomia, meio ambiente, bovinocultura de leite e de corte, suinocultura, entre outros setores.
A Mostra Técnica é uma oportunidade para receber visitantes de Toledo e de outra regiões, alunos da rede pública e privada e também de faculdades com interesse em adquirir conhecimento nestas áreas. O diretor de campo do Colégio Agrícola e coordenador da Mostra Técnica, Gerson Boff, explica que os alunos escolheram as áreas para trabalhar nas apresentações na Mostra Técnica. Ao todo, foram 147 estudante divididos em grupos de 4 a 6 pessoas para 36 setores.
- Acompanhe nossa página do Jornal do Oeste no Instagram
- Entre no canal de notícias do Jornal do Oeste no Telegram
- Mantenha-se atualizado no grupo de WhatsApp do Jornal do Oeste
“O Colégio Agrícola é um espaço em que o aluno vai aprender tudo que ocorre dentro uma propriedade, como o ciclo, planejamento, produção, parte de pecuária, agrícola. O aluno sai como um técnico apto a trabalhar na propriedade dele ou para entrar na faculdade de agronomia, veterinária, zootecnia”.
CONHECIMENTO – Entre as áreas apresentadas, Boff cita que o agronegócio teve maior procura. Trabalhos abordando a cultura da soja, do milho e do trigo, além de suinocultura e bovinocultura, motores que movimentam a produção agro da região, sempre atraem o maior número de alunos. E um detalhes interessante é que 80% dos alunos do Colégio Agrícola moram nas propriedades rurais e trazem para o Colégio uma noção básica dessas produções.
“É algo que está na ‘veia’ destes alunos. E eu vejo esses alunos como um diamante bruto e o Colégio vai fazer aquele polimento para esse aluno ter mais conhecimento. Qual é o segredo hoje? É saber abaixar custo e aumentar o lucro, e como que eu faço isso? Identificando meus pontos negativos e transformando em positivos, utilizando conhecimento com a técnica adequada. O Colégio Agrícola traz esse conhecimento para o aluno para quando ele for trabalha em uma empresa ou em uma propriedade tenha esse engajamento e faça o trabalho correto para ter êxito”.
INOVAÇÃO – E dentro da Mostra Técnica, Gerson Boff conta que muitos trabalhos inovaram trazendo um diferencial da produção nos diversos setores. “Além de fazer algo diferente no setores os alunos trouxeram uma inovação no melhoramento genético, nas plantas, um aperfeiçoamento das raízes de produção, com o gado fizeram mais manejo adequado, mais complemento de ração, também estudaram bastante a produção de capim, sobre qual é o melhor capim, se preocuparam em fazer uma logística no desenvolvimento correto na ação, enfim foram diversos temas”, explica.
- Acompanhe nosso canal de notícias do Jornal do Oeste no YouTube
- Siga nosso canal do Jornal do Oeste no TikTok
- Curta nossa página do Jornal do Oeste no Facebook
Guilherme Araújo Freschi, estudante do 3º ano, apresentou na Mostra Técnica a implementação de dois tipos de milho: o milho para pipoca e milho para silagem. O trabalho mostra o funcionamento dessas culturas, as principais diferenças em relação a uma cultura comum e o manejo adequado para ter uma boa produção. O futuro acadêmico de Agronomia já está com a matrícula da faculdade garantida e os conhecimentos adquiridos no Colégio Agrícolas foram a base para as suas escolhas.
“Pretendo trabalhar na área com as grandes culturas e aqui já é uma amostra daquilo que aprendi no Colégio e do que eu gosto de fazer. O que nós aprendemos no Colégio e os conhecimentos que buscamos para apresentar o trabalho nessa Mostra Técnica agrega muito, principalmente quando quer seguir nessa área. Então lá na frente, quando eu for trabalhar com essa área, eu já terei um pouco de conhecimento porque aqui eu tive uma base”.
O estudante do 3º ano, João Vitor Muller, optou pelo setor da suinocultura e o tema do trabalho apresentado na Mostra Técnica foi o controle de moscas, mostrando as três formas de executar a ação. “Nós achamos interessante falar disso porque é um assunto que vem sendo cobrado entre os suinocultores e está cada vez mais ganhando espaço no setor”.
Muller relembra que foi motivado por amigos e familiares a estudar no Colégio Agrícola. O estudante de Santa Helena conta que chegou na instituição com um olhar diferente. Ao final dos três anos de estudo, ele tem grandes planos para o seu futuro. “Eu quero ir para a área da veterinária, da pecuária e ajudar os animais, porque quando ajudamos os animais ajudamos também as pessoas. Eu tenho certeza que o Colégio Agrícola me proporcionou uma ótima experiência”.
Da Redação
TOLEDO