Congresso dos Municípios em Curitiba reforça momento do Paraná

Estimated reading time: 3 minutos

Prefeitos e prefeitas de quase todo o estado participaram, na terça e quarta-feira (7 e 8), no Teatro Positivo, em Curitiba, do I Congresso dos Municípios do Paraná, uma promoção da Associação dos Municípios do Paraná (AMP). O presidente da entidade e prefeito de Assis Chateaubriand, Marcel Micheletto, ressaltou o “momento histórico no Paraná” e lembrou de momentos difíceis enfrentados pelos prefeitos no passado pela falta de recursos. “Hoje o grupo do governador conseguiu trazer orgulho para a classe política e um orgulho em ser eficiente na gestão pública”, disse ele, ao comemorar ainda a cedência da antiga sede do Gaeco, em Curitiba, que, a partir de agora, será a nova sede da entidade municipalista.

O governador Ratinho Junior destacou que durante o evento estavam sendo anunciados aproximadamente R$ 11,6 bilhões em investimentos aos municípios de todo estado. “Nós vivemos um bom momento e eu me orgulho muito disso. Me orgulho porque não foi simples chegar até aqui e por isso que eu sempre reforço e agradeço os deputados estaduais, porque eles passaram e enfrentar com coragem comigo as dificuldades para chegarmos a este momento”, ressaltou.

Ratinho Junior afirmou ainda que o grande problema do Brasil, na visão de gestor, não é dinheiro. “ O Brasil precisa ser destravado e isso nós fazemos ajudando os prefeitos a resolverem os problemas das pessoas. É isso que estamos fazendo aqui. Vivendo um momento especial, fruto do trabalho de união de todos dentro de um processo construído e uma mudança cultural que reforça o DNA do Paraná que é o cooperativismo”, pontuou o governador.

Na opinião do prefeito de Toledo, Mario Costenaro, o encontro em Curitiba foi uma demonstração da união política construída no Paraná nos últimos anos e quem tem ajudado, segundo o gestor, “a construir um ambiente democrático e de diálogo em benefício de todos os municípios”.

Apoio fundamental – O presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, deputado Alexandre Curi, também destacou o apoio da Casa de Leis no desenvolvimento do Paraná. “O Paraná virou uma ilha de prosperidade. Esse é o Paraná que tem o privilégio de ter um governador municipalista, um governador que vem de uma cidade do interior do Estado e sabe da importância de atender os municípios, porque tudo acontece nas cidades”, analisa.

O secretário de Estado das Cidades, Guto Silva, ressaltou não existir nada parecido hoje no país em relação ao programa de liberação de recursos, “mas é preciso lembrar de cortes feitos pelo governador para o estado estar enxuto. Esse momento não vem de graça”, comenta. Ele ainda enalteceu o “governo democrático” exercido por Ratinho Junior, “que ouve os prefeitos e tem coragem para construir soluções conjuntas que realmente possam transformar o Paraná”.

O prefeito de Toledo viajou acompanhado do assessor de Governo, Neuroci Frizzo; do secretário de Comunicação, Márcio Pimentel; e da secretária da Assistência Social, Simone Beatriz Ferrari.

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.