No interior, Regional de Toledo é destaque na abertura de vagas

0 6

As Agências do Trabalhador do Paraná estavam com 12.509 vagas de emprego com carteira assinada disponíveis nesta semana, os dados foram divulgados pelo Governo do Estado na última segunda-feira (4). No interior, a Regional de Toledo (Oeste) tem 1.562 vagas ao todo. As principais vagas são para: auxiliar de Linha de Produção (389), servente de Obras (114) e abatedor de Aves (76).

A Regional de Toledo engloba diversos municípios, como Ouro Verde do Oeste, Marechal Cândido Rondon, Assis Chateaubriand, Palotina, Guaíra, Terra Roxa, Nova Santa Rosa, Tupãssi e Maripá. E, a Agência do Trabalhador de Toledo tem apresentado resultados positivos nos últimos meses.

Um dado destacado pelo diretor do espaço, Rodrigo Souza, é passar de 90 vagas abertas no ano passado para 698 vagas em 2022. Na última terça-feira (5), a Agência estava com 489 vagas abertas. Segundo ele, a média diária de abertura de vagas tem se mantido em 500 ou próxima desse número.

Entre os motivos para esse salto nos índices pontuados por Rodrigo estão a necessidade do mercado e o trabalho desenvolvido pela equipe. Além disso, várias empresas estão cadastradas no sistema. Atualmente, são 200.

O diretor explica que a equipe criou o sistema de encaminhamento do trabalhador. “O sistema é responsável por rastrear o perfil mais próximo da vaga disponível”. Rodrigo também cita o uso do “Currículo Top”. Trata-se uma ferramenta em que o candidato pode elaborar este documento quando busca a vaga de emprego. O “Currículo Top” facilita o preenchimento de dados pessoais, profissionais e escolar-acadêmicos, deixando-os dispostos em um layout mais padronizado e atraente.

De acordo com Rodrigo, essa ferramenta foi aplicada em média de 530 vagas neste ano, sendo que mais de 62% delas foram preenchidas; 84 estão em apuração e as demais não foram fechadas.

Ele complementa que a equipe da Agência do Trabalhador de Toledo localiza o perfil de colaborador mais próximo ao desejado pela empresa. O diretor menciona que esse resultado tem atraído novas empresas.

ATENDIMENTOS – A Agência do Trabalhador de Toledo de janeiro a maio de 2022 realizou em média 23 mil atendimentos. Um número considerado expressivo por Rodrigo. “Nós conseguimos empregos para mais de 1,5 mil pessoas até maio deste ano. Sendo que 2.198 pessoas foram direcionadas ao mercado do trabalho em todo o ano passado”.

O diretor da Agência do Trabalhador local compara que o melhor mês do ano passado é equivalente ao mês com menos contratações em 2022. “Em comparação a muitas agências do Estado estamos acima da média. Além disso, as vagas são ampliadas diante da perspectiva de encaminhamentos aos trabalhadores”, cita Rodrigo.

DESAFIO – Um obstáculo a ser superado pela Agência do Trabalhador do município é a falta de qualificação profissional. Para essa situação, Rodrigo salienta que um diálogo é mantido entre os gestores da empresa e de uma determinada entidade. O objetivo é buscar uma solução.

Ele cita o seguinte exemplo: a empresa necessita de eletricista. No entanto, o mercado está com dificuldade em encontrar um trabalhador qualificado para a vaga. Com isso, a Agência com os seus parceiros promovem o curso para essa área. “Ao final, o trabalhador qualificado é encaminhado à entrevista. A diversidade do curso está relacionada a cada vaga disponível e esse reflexo pode ser observado nos dados do Novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Previdência”, afirma.

DADOS – Em 2020, a Agência do Trabalhador de Toledo auxiliou em 541 vagas. No ano passado, o número saltou para 2.198 e até maio deste ano eram mais de 1,5 mil. No ano passado, Toledo era o décimo município que mais gerava emprego. Em 2022, a cidade já ocupou a segunda colocação em geração de emprego no Paraná.

Além disso, de janeiro a maio deste ano, das 1.305 Agências do Brasil, Toledo ocupa o 12º lugar na inserção do cidadão a uma vaga de emprego. “Também é preciso considerar que a rotatividade a nível de Brasil é alta e algumas vagas não se encerram. Em Toledo, conseguimos ampliar a efetividade, porque encaminhamos pessoas com o perfil mais próximo que a empresa necessita”, finaliza o diretor da Agência do Trabalhador de Toledo, Rodrigo Souza.

Da Redação

TOLEDO

Deixe um comentário