Câmara de Vereadores de Toledo aprovou mais de dez PL’s

Estimated reading time: 10 minutos

A Câmara de Vereadores de Toledo promoveu a 27ª sessão ordinária do ano no dia 18 de agosto. Os vereadores votaram e aprovaram 14 projetos de lei em primeira votação. Os textos foram votados em turno final na 18ª Sessão Suplementar no dia 19. Após as votações, na segunda-feira, os vereadores realizaram seus pronunciamentos. Acompanhe um resumo.

Estudo

Durante a sessão ordinária, o vereador Jairo Cerbarro sugeriu uma ação para a Semana do Agricultor. Segundo ele, o Poder Público poderia promover um estudo para construir um portal em homenagem a capital do Agronegócio. Ainda na sua fala, o vereador menciona que “por onde anda na cidade (sede) ou no interior o assunto do momento é o que faremos com os vereadores afastados. Nós aguardamos o posicionamento do Judiciário (segunda-feira)”.

Demandas

A vereadora Katchi Nascimento disse que procura dialogar com os secretários municipais as suas demandas. “Em alguns momentos somos atendidos e em outros existe uma grande espera e a pasta em questão é cobrada”. Ela recorda que diversos protocolos foram encaminhados. Exemplos: um estava relacionado a instalação de um ponto de ônibus em Boa Vista. Outro foi a solicitação da poda de árvore cujos os galhos estavam em um semáforo. “Eu recebi a resposta que as podas das árvores são realizadas pela Secretaria de Infraestrutura e eu deveria aguardar uma equipe ir até ao meu bairro. O endereço informado era no centro”.

Corrupção

O vereador Luís Fritzen menciona que a corrupção passiva praticada por dois vereadores na Casa de Leis no ano passado foi investigada pelo Ministério Público do Paraná (MPPR). “Nós podemos ter diversas leis ou instruções normativas e ninguém tem o direito de negar ignorância a Lei ou se esquivar de cumpri-la. Com a produção da prova, como comentarmos que eles são inocentes?”, questiona o vereador.

Proteção animal

O vereador Marcos Zanetti destaca que a proteção animal do município de Toledo exerce um bom trabalho. “O departamento recebe várias denúncias e a equipe sempre busca cuidar delas. Além disso, tem se desdobrado para atender as denúncias sobre os animais silvestres. Foi realizada a leitura do meu Projeto de Lei que institui o Fundo. Relembro que essa Lei estava lincada ao Código de Proteção Animal, que tem um artigo que prevê a criação do Fundo”.

Proteção animal I

Zanetti explica que cada multa poderia ser destinada ao Fundo. “Isso não acontece e a Comissão Especial deu parecer contrário. Vamos analisar o documento e verificar se cabe recursos”. Com o Fundo para a Proteção Animal, o vereador Marcos Zanetti acredita que as políticas públicas poderiam avançar ainda mais em Toledo.

Valorização

O vereador Odir Zoia apresentou as suas indicações e também parabenizou o Executivo pela valorização ao produtor rural. “São eles que norteiam uma produção que faz o PIB crescer”.

Violência contra a mulher

A vereadora Olinda Fiorentin destaca que o Agosto Lilás é o mês de conscientização sobre o fim das violência contra a mulher. “Precisamos dar voz e força a essa causa urgente. É uma simples formalidade no calendário, mas os números de violências ‘gritam’. As estatísticas assustam, existem rostos, histórias e famílias despedaçadas. A cada quatro minutos uma mulher é violentada e essa realidade não está longe de nós. A nível de Brasil, a cada sete horas uma mulher é morta. A violência pode estar ao lado do nosso lar”.

Violência contra a mulher I

A vereadora Olinda Fiorentin saliena que “nenhuma mulher está sozinha. A violência é silenciosa. A mulher apanha e se defende peplos filhos. O pai ama os filhos e bate na mãe? A Lei Maria da Penha completou 19 anos, uma história para o Brasil de uma mulher guerreira que teve coragem para denunciar. Isso me motiva a continuar compartilhando conteúdo”. Ela ainda agradece que “com o coração cheio de gratidão, quero agradecer a todos que curtiram minhas últimas publicações. Seu apoio significa muito para mim e me motiva a continuar compartilhando meu trabalho”.

Homenagens

O vereador Professor Genário homenageou duas pessoas que deram a oportunidade de trabalha na BRF. “São pessoas que fizeram muito por Toledo”. Além disso, outras pessoas com vínculos com a sua família foram homenageadas”. Na oportunidade, ele comentou sobre as sessões em que participou no lugar da vereadora Professora Marli. “Foram altos e baixos. Saio mais experiente e tenho gratidão por ela que me dá essa oportunidade. A Marli me deixou mais tranquilo para assumir os 15 dias como vereador. Todos os parlamentares me ajudaram e tiveram paciência comigo. Tenho gratidão por todos. Que a Casa de Leis tenha o discernimento em saber o que é certo e o que é errado”.

Emendas

O vereador Professor Oseias destaca o repasse de emenda realizado pelo deputado federal Dilceu Sperafico. “Ao todo foram R$ 5 milhões para o custeio de medicamentos e de equipamentos. Esse recurso faz parte de um ‘bojo’ d diversas emendas que o deputado tem intermediado ao Governo Federal”.

Denúncia

O vereador Professor Oseias também fala sobre a notícia em desfavor ao colega parlamentar Genivaldo Jesus. “Me espanta como tem essa insensatez. O Genivaldo foi companheiro de caminhada do prefeito passado. Uma liderança que estava no Lançamento da Festa do Porco no Rolete disse que pegou mal. Falta de vergonha na cara atingir pela família. Você batalhou no Jardim Coopagro e não te respeitaram. Fica o nosso reconhecimento a sua pessoa”.

Segurança

O vereador Ricardo Santos agradeceu ao secretário de Trânsito Rogério pelas soluções de problemas no Jardim Panorama, colocando uma faixa de estacionamento apenas de um lado da via. Ricardo também tratou a notícia contra Genivaldo Jesus. “A importância que você tem no Jardim Coopagro valorizando o que se tem de melhor. As pessoas começam a misturar as ‘coisas’ e fazem manobras e retaliações”.

Seriedade

O vereador Sergio Japonês comenta sobre o episódio com os vereadores Dudu Barbosa e Valdomiro Bozó. “Será tratado da mesma forma e igualdade que tratei com esses dois vereadores. Conforme a Constituição Federal, ninguém é preso se não julgado e condenado. Nós devemos ter serenidade em tomarmos as nossas decisões e falarmos algo. Se a Justiça acatar, tomamos as providências cabíveis do contrário terei prudência em qualquer palavra ou segmento neste plenário”.

Agronegócio

O vereador Sergio Japonês apresentou as suas indicações e disse que participou do lançamento da Festa Nacional do Porco do Rolete. “Toledo destaca-se por causa do agronegócio. Nacionalmente é a nossa festa e precisamos dar o nosso total apoio”. O vereador Valdir Gomes também apresentou as suas indicações e tratou sobre a Festa do Porco.

Avaliação

O vereador Bruno Radunz destacou o trabalho desenvolvido pelo secretário de Segurança e Trânsito Rogério. Na oportunidade, ele prestou satisfação aos eleitores do bairro Industrial. “Eu fiz várias indicações e algumas delas necessitam de projetos”. Entre os pedidos, destacou: a reforma da Praça Getúlio Vargas, que está em fase de estudos; a revitalização da Praça da Copel, para a qual foi prometido um recurso que permitirá a instalação de uma quadra com grama sintética e a readequação das calçadas ao redor da Escola Galdino de Lima”. O vereador também falou sobre outras indicações feitas ao Executivo.

Solidariedade

Em outro momento, o vereador Bruno Radunz dirigiu-se a Genivaldo Jesus com solidariedade. “Genivaldo, eu sou pai, e isso me doeu muito — tudo o que falaram ao seu respeito. Pela luta que temos para educá-los e colocarmos no mundo”.

Pequenez extrema

O vereador Chumbinho Silva lembra que no ano de 2016, a vida de Lucio de Marchi virou um inferno. “Dois vereadores tocando o terror e denúncias para atrapalhar o processo foram efetivadas. Em 2020, o Beto retorna e ex-prefeito Schiavinato nos pediu para deixa-lo trabalhar. A Câmara esteve em harmonia com o Executivo. Em 2025, seis meses de Governo e o terror tocando. Dois vereadores estão afastados por denúncia de corrupção e não foi alguém da Casa de Leis que fez a denúncia”.

Pequenez extrema I

Conforme o vereador Chumbinho Silva, a relatoria do processo está sendo conduzida com seriedade e estudo. “Aí vem para cima da pessoa do Genivaldo Jesus. Atacar a família do cidadão é algo de uma pequenez extrema. É preciso verificar os fatos. Agora retaliação não é legal. O filho dele pode trabalhar na Prefeitura e é um menino que trabalha bem. É só para denigrir a sua imagem. O duro se estivesse sendo denunciado por não fazer o seu trabalho”, lamenta.

Confiança

O vereador Gabriel Baierle disse que recebeu a denúncia contra o vereador Genivaldo Jesus e o documento foi encaminhado ao Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Casa. “Agimos da mesma forma e continuamos confiando no Poder Judiciário. Sempre acataremos aquilo que o Poder Judiciário nos designar”.

Tristeza

O vereador Genivaldo Jesus começa a sua fala afirmando que “confesso que estou triste com o que está acontecendo comigo. Sexta-feira [15 de agosto] fiquei chateado e abatido por essa notícia no Conselho de Ética. Ela vem de um cara que considerava o meu amigo, o qual ajudei no Governo nos quatro anos, sendo chefe de gabinete e está na Casa Civil e presidente do PSD”.

Tristeza I

Conforme o vereador Genivaldo Jesus, nunca ataquei nenhum vereador. “Sempre trabalhei com honestidade e transparência. Quero agradecer a minha família e parabenizo o meu filho pelo trabalho realizado. Todo mundo gosta de você, prefeito e secretários. Deus dá força para a gente caminhar juntos. Muitas pessoas precisam do meu trabalho e preciso ter pulso forte para ser vereador. Sem fui honesto e transparente. Meu pai me deu respeito e honestidade. Como está difícil educar os nossos jovens. O que eu fiz? O que eu fiz? O que eu errei? Fica o meu repúdio. Aqui é honestidade e transparência”.

Confira a Ordem do Dia desta segunda-feira (25)

Matéria em Primeiro Turno

Projeto de Lei n° 120/25 – Poder Executivo

“Procede à afetação de áreas pertencentes ao patrimônio público municipal, situadas no Loteamento ‘Parize’, implantado nesta cidade de Toledo”.

Matéria em Turno Único

Tramitação em Regime de Urgência n° 005/25 – Poder Executivo

“Tramitação em Regime de Urgência – PL 159/2025 Dispõe sobre a criação do Fundo Municipal de Promoção da Igualdade Racial de Toledo – FUMPIR”.

Promulgação de Resolução

Projeto de Resolução n° 032/25 – Mesa

“Referenda o Termo de Convênio celebrado entre o Tribunal de Justiça do Estado do Paraná e o Município de Toledo, visando a cedência das servidoras Rita Adriana Borges dos Reis Chicarelli Ruiz, Madalena Lopes Vieira Schmidt, e Josieli de Fátima Vieira Magnus”.

Tribuna Livre

Protocolo nº 1684, de 2025

Entidade: Conselho Municipal dos Direitos da Mulher

Assunto: Apresentação da atuação do Conselho no município e os resultados da 5ª Conferência Estadual de Políticas para as Mulheres, evento que sucedeu a 4ª Conferência Municipal, realizada em 4 de julho de 2025.

...
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.