Vereadores de Toledo apresentaram suas atividades nos últimos dias

Estimated reading time: 10 minutos

A Câmara de Toledo promoveu a 28ª Sessão Ordinária do ano no dia 25 de agosto, no Auditório e Plenário Edílio Ferreira. Único texto votado, o Projeto de Lei n° 120/2025 “Procede à afetação de áreas pertencentes ao patrimônio público municipal, situadas no Loteamento Parize”. Os vereadores também aprovaram, de forma unânime, o pedido de tramitação em regime de urgência para o texto do que “Dispõe sobre a criação do Fundo Municipal de Promoção da Igualdade Racial de Toledo – FUMPIR”. Além disso, o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher utilizou a Tribuna Livre. Na sequência, os vereadores de Toledo apresentaram indicações, realizaram um resumo de suas atividades e se posicionaram sobre vários assuntos.

Causa animal

O vereador Marcos Zanetti participou de um evento, em Cascavel, com a temática da defesa da causa animal. Uma ação abrangente e integrada. Segundo ele, a ONG realiza um trabalho fantástico com os animais domésticos e silvestre. “Outras boas notícias virão e como um vereador atuante na causa animal vou acompanhar todos os encaminhamentos”.

Mulher

A vereadora Olinda Fiorentin disse que tem gratidão por todos os voluntários que atuam no Conselho Municipal da Mulher e na Secretaria da Mulher. “São com ações articuladas que conseguiremos superar as violências. É importante a presença da mulher na linha de frente ou em qualquer área”.

Homenagem

O vereador Ricardos Santos comenta sobre a homenagem recebida pela Academia Medalhística Cívico Militar de Mérito Esportivo, em 2025. “Uma homenagem pelo trabalho realizado ao longo dos anos com os projetos sociais. Os atletas crescem na modalidade e são destaques no Campeonatos. Obrigado a todas as pessoas pelo reconhecimento e tudo que ajudam a fortalecer. Nós fazemos esporte para quem precisa”.

Compromissos

O vereador Sergio Japonês cita dos compromissos em que participou no final de semana anterior.

Copel

O vereador Luís Fritzen recorda na Tribuna sobre o pedido realizado ao vereador Marcos Zanetti para a realização de uma audiência pública devido o mal atendimento da Copel. “São caminhões, viaturas e tratores traçando um novo linhão que segue até Marechal Cândido Rondon. A nova rede deve suportar a carga e não deve faltar energia na região”.

Copel I

Fritzen parabeniza a atitude e espera que não falte mais energia quando estiver finalizada. “Todos nós precisamos de energia e sem ela o mundo para. A Casa de Leis levou dez meses de outubro do ano passado até agosto para aprovar uma servidão de passagem elétrica”.

Julgamento

O vereador Fritzen ainda lamentou a perseguição infernal contra o presidente Jair Bolsonaro. “Até o momento não encontraram um centavo de corrupção e mesmo assim será julgado. Acredito que o julgamento começara no dia 2 de setembro. Nunca deixaram de persegui-lo, mesmo estando doente. Aquilo está levando complicações para o resto da vida em sua saúde. Nós precisamos defender a liberdade de expressão e do povo brasileiro. Independente de quem o apoia. A liberdade precisa ser respeitada e torcemos para que Jair Bolsonaro consiga superar essa perseguição e quem sabe seja o nosso presidente no próximo ano”.

Vara Especializada

O vereador Marcos Zanetti disse que mantém o diálogo com o deputado estadual Gugu Bueno para buscar a implementação o mais breve possível da 1ª Vara Especializada no combate à violência contra a mulher. “Isso nos faz dar a maior sustentação política”.

Transparência

O vereador Marcos Zanetti revela que teve a decisão sobre a presença dos vereadores. É complicada aceitar a pressão do pagamento deste subsídio. “O Ministério Público do Paraná (MPPR) vai recorrer no Conselho de Ética e teremos a decência da melhor forma possível e transparente. Eu tenho a coragem de dizer que a pressão é grande e eu não pactuo com isso. Não é algo que gostaria de estar discutindo, mas não vou me furtar deste assunto. Que essa história se resolva o mais breve possível e a Câmara de Vereadores possa retornar os trabalhos normais”.

Benefício

O vereador Odir Zoia comenta sobre as suas indicações. “São ações que trazem benefícios para a população. É algo importante para a comunidade”. Na oportunidade, ele apresentou o relatório do final de semana.

Denúncia

A denúncia que cabe dentro do Conselho de Ética é uma vergonha Genivaldo Jesus. Se for por esta linda, não cola. no ano passado teríamos muito disso. descansasse em sua consciência. a inserção do seu filho não foi leal.

estou vendo os dois vereadores caberia uma nota de desculpara nós. Da forma que pintam parece que todos os vereadores estão neste mar nebuloso. nós ouvimos burburinhos. ninguém imaginava a dimensão. jogar todos os políticos juntos. isso pesa para nós, porque afeta. precisamos parar o nosso mandato e falar que não somos iguais. não se pode comparar um fato como normal ou natural o que acontece em Toledo. o fato em si é chocante e traz um alarme. é um PL que pede autorização para a servidão. ficar dez meses enrolando. Vamos aguardar o que virá. O cenário da Câmara de Vereadores é nebuloso. Eu não peço propina dinheiro. A sociedade pensa que isso é normal; não vi uma nota dos vereadores se desculpando com os vereadores. a imagem da câmara foi atingida. Não podemos nos esvaziar. nos calar. é uma vergonha. conversei com as pessoas de todos os partidos. sentimos vergonha do que está acontecendo. o que está acontecendo é vergonhoso e não podemos negar. Não podemos nos fechar. Os meus eleitores aguardam o meu retorno.

Posicionamento

Sobre os vereadores Dudu Barbosa e Valdomiro Bozó, a vereadora Professora Marli relata que o partido MDB vai esperar o posicionamento da Justiça. A minha avaliação é no sentido da justiça se posicionar. “Tem gente que acha que ser vereador é somente segunda e terça-feira e ainda na parte da tarde. Eu sou muito mais vereadora durante a semana. Espero que os dois continuem fazendo o trabalho do dia a dia”.

Trabalho social

A vereadora Professora Marli também agradeceu a homenagem da Academia Medalhística Cívico Militar do Brasil. Ela comenta que é a sua segunda medalha. “Ela é oferecida para as lideranças da sociedade. Eu recebi pelo trabalho social e pelo trabalho realizado no esporte. Agradeço o evento maravilhoso e todas as pessoas que estiveram comigo”.

Diálogo

O vereador Roberto de Souza disse que tem bastante ação acontecendo na União. “São ações que trazem mais recursos financeiros no bolso de quem precisa. Mais dignidade, poder de compra e mais movimentação na economia e é de todo o país. Uma conquista que deve ser aprovada logo”. Na oportunidade, ele pontua que muitas empresas estão fechando por conta do tarifaço do Trump. “Precisamos ter cuidado com algumas coisas que falamos”.

IFPR

O vereador Roberto de Souza pondera que o deputado estadual Elton Welter deve destinar recursos de aproximadamente R$ 25 milhões para o Instituto Federal do Paraná (IFPR). “Mais uma conquista importante e também dialogamos sobre outras emendas para adquirir drones para a Patrulha Rural identificar crimes e, principalmente, carros com contrabando em fuga”.

Segurança

O vereador Sergio Japonês apresentou as suas indicações e também falou sobre o trabalho realizado pelas forças de segurança. “São homens e mulheres dedicadas na causa da segurança pública, na desarticulação de quadrilhas e o crime organizado por meio do policiamento ostensivo, mantendo a paz e a ordem pública na cidade”.

Representatividade

O vereador Valdir Gomes ressalta que é um parlamentar que gosta de caminhar pelas ruas. “Estou nesta Casa para representar a população e peço que o prefeito dê uma atenção especial. A gestão está com mais de oito meses de mandato e eu elogio quando fazem as coisas boas, mas estou aqui para cobrar também e as demandas serão encaminhadas aos responsáveis. Esse é o meu papel”

Comércio

O vereador Bruno Radunz disse que produziu um vídeo comentando sobre o comércio de Toledo. “Que o comércio local pedia socorro. Foi o vídeo que mais repercutiu desde que estou na Câmara de Vereadores. Eu li cada postagem para identificar o que podemos melhorar”. Radunz observou que precisa ampliar o EstaR e buscar soluções para a concorrência desleal das empresas que entregam com taxação diferente. “Por sua vez, existe o argumento que o cliente é mal atendimento por boa parte das empresas. Conclamo as entidades e as agências que realizam os treinamentos e invistam nas pessoas para que conseguimos melhorar a questão do atendimento. Precisamos segurar os consumidores e devemos buscar soluções”.

Intimidar?

O vereador Chumbinho Silva questiona que se os vereadores Dudu Barbosa e Bozó estiveram no plenário para intimidar os demais colegas. “Acredito que eles estão sentados na cadeira para manter o ritmo. Se a Justiça permitiu, cabe a nós aceitar e não concordar. A população nos chama a cortar os salários. Se eu fosse o presidente da Casa de Leis, eu suspenderia o pagamento. Ou eu teria pedido a suspensão dos meus subsídios. A Justiça disse que os vereadores podem continuar recebendo e a Câmara poderá dizer sim ou não. Marcos Zanetti está conduzindo da melhor forma possível. Porque o processo precisa ser justo”.

Favorável

O vereador Gabriel Baierle disse ao vereador Chumbinho Silva que será sempre a favor do Poder Judiciário. “Quando o senhor for presidente pode ir contra a Justiça”. Na ocasião, ele falou sobre a homenagem da Academia Medalhística. Vamos continuar nos dedicando e defendendo as pautas que acreditamos, principalmente, na Saúde Pública”.

Cabos

O vereador Jairo Cerbarro recorda que o promotor de Justiça Giovani Ferri ingressou com uma ação civil pública contra a Copel e a empresa apresentou um Plano de Ação no prazo de 90 dia. “Percebemos que as equipes atuam na remoção de muitos cabos soltos”.

Fiscalização

A vereadora Katchi Nascimento falou sobre uma fiscalização realizada no centro. “Eu senti vergonha daquele espaço. A rua 7 de Setembro que tem o monumento histórico está tomada de mato. Note uma decaída na equipe da manutenção, principalmente nas pinturas dos locais depois da saída do Beto Ignácio”. Katchi também comentou sobre a Associação VIDA e afirma que mantém um diálogo com a Secretaria de Infraestrutura desde o mês de maio. “O espaço que está a fossa precisa de manutenção, porque pode cair e até o momento nada”.

Manutenção

A vereadora Katchi Nascimento menciona que o Hospital Regional de Toledo realiza a arrecadação de recursos financeiros para ajudar na manutenção do local. “Pizzas estão sendo comercializadas a R$ 35,00 e elas serão entregues no dia 12 de setembro”.

...
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.