Parlamentares falam sobre trabalhos e demandas da comunidade

Estimated reading time: 9 minutos
Na 34ª Sessão Ordinária da Câmara de Vereadores, da última segunda-feira (6), foi votado em turno único e arquivado o recurso identificado como REC 009/2025, apresentado pelos vereadores Dudu Barbosa (MDB) e Valdomiro Bozó (PL). O recurso contestava uma decisão do Conselho de Ética e Decoro Parlamentar no âmbito da Notícia nº 02/2025 – Representação nº 01/2025. Com o arquivamento do recurso, o processo, que estava suspenso, volta a tramitar normalmente na Câmara. Outras pautas também foram abordadas na sessão. Confira os assuntos destacados pelos vereadores, na segunda-feira, dia 6 de outubro.
Elogios
O vereador Chumbinho Silva parabenizou o Festoart, as invernadas e os três CTGs. Ele citou que “Toledo está se consolidando como a capital do ‘gauchismo paranaense’”. Também elogiou a comunidade de Boa Vista pelo jantar dançante que aconteceu no último sábado (4). Ele também citou a reinauguração da Sala do Empreendedor que ocorreu na última segunda-feira (6).
Votação
O parlamentar também reforçou que sempre vai lutar pelos deputados da Casa. “Vimos que vez passada, os votos mandados para deputados de fora não elegiam os deputados daqui. Tínhamos uma tradição de eleger dois deputados, e agora nenhum, isso dói na nossa alma porque não temos. O José Carlos Schiavinato, quando era deputado federal tinha um escritório do lado da Assembleia Legislativa em Curitiba para poder atuar e ter uma linha direta em Curitiba. Vou insistir em votar em candidatos de Toledo”.
Sala do Empreendedor
O vereador e presidente da Casa Gabriel Baierle lembrou da sua participação na reinauguração da Sala do Empreendedor, em parceria com o Sebrae. “Um espaço muito importante para os micro e pequenos empreendedores do nosso município e esperamos que mais pessoas possam ser fomentadas para o empreendedorismo”.
Terceira Idade
Ele também parabeniza a edição do Miss e Mister Terceira Idade no Certi Coopagro. “Foi uma grande festa, uma energia excelente. Quero parabenizar a vereadora Professora Marli que foi quem criou esse concurso. Ficamos muito felizes, porque é uma energia diferenciada. Os idosos fazem uma grande festa e essa iniciativa se ampliou para a Amop e agora, os vencedores vão representar Toledo nos eventos regionais, por isso ficamos muito felizes. É um grande evento. Parabéns por esse trabalho com a nossa população da Terceira Idade”.
Conhecimento
O parlamentar Jairo Cerbarro comentou o evento da Capela Santa Terezinha e parabenizou os organizadores. Ele também falou do evento pela Uvepar que ocorreu em Curitiba sobre políticas públicas. “Muito conhecimento adquirimos lá com as Secretarias da Família, da Administração, das Cidades, com procuradores jurídicos. Tivemos palestras muito boas e grande aprendizagem para desenvolver o nosso trabalho”.
Metanol
O vereador Marcos Zanetti fez alerta sobre as bebidas adulteradas pelo metanol. “Ainda é algo novo e que o Sistema Únicos de Saúde (SUS) se estruture para combater esses casos que virão, porque na proporção que está acontecendo poderemos ter mais casos, e obviamente o setor público não está preparado para atender todos esses casos. É importante que a população evite fazer o uso de bebidas alcoólicas, em especial as destiladas para que não tenha mais casos nesse sentido”.
Festoart
O parlamentar Odir Zoia citou sua participação no 17º Festoart. Na oportunidade, ele comentou que foi um evento magnífico e que a equipe organizadora trabalhou muito bem. Ele elogiou o CTG Chama Crioula que deu condição de 43 CTGs de todo o Paraná participarem do 17º Festoart. “Foram 66 modalidades de gaitas, declamação e intérpretes, dança de salão, dança chula, entre outros. Foram 1.543 inscritos. Em todo o Paraná são 360 CTGs. Realmente, a cultura gaúcha está fazendo diferença no Brasil”.
Semáforo
O vereador Pedro Varela comentou que irá levar para o secretário de Segurança e Trânsito, Rogério de Lima, uma solicitação da população da região do Centro da Juventude. “Temos que fazer uma reprogramação do semáforo do Centro da Juventude, na Avenida Maripá. Ele tem três tempos e a comunidade está cobrando, porque há momento em que os carro se ‘bicam’ no cruzamento. Temos que pedir para ser quatro tempo para ter tranquilidade no momento do cruzamento. Vamos evitar acidentes. Tudo que evita acidente de trânsito economiza na saúde”.
Kartódromo
O vereador Professor Oséias citou que o deputado federal Dilceu Sperafico providenciou parte das suas emendas para a construção do Kartódromo. “O Kartódromo eu comparo com a Farroupilha: nem todos dançam, mas tem uma parcela da sociedade que lota aquele centro de eventos. Nem todos praticam, mas tem pessoas de Toledo que buscam associações fora de Toledo para praticar o kart. Nós temos uma parcela dentro da sociedade que pode ampliar tendo o kartódromo aqui no município. Na oportunidade, ele citou que a Secretaria de Esportes e Lazer junto com a gestão Mario e Lucio estão providenciando a planta do espaço que vai trazer outras práticas relacionadas nessa área automotiva. “Queremos agradecer ao deputado Sperafico por essa ação”.
Em falta I
A parlamentar Professora Marli comentou que um mãe pediu para ela visitar a Escola Municipal Reinaldo Arrosi e constatou que a instituição está há 30 dias sem secretário na escola e o diretor está fazendo suas atividades além de matrículas. Ela citou que o ensino integral foi implantado a partir de fevereiro na escola, mas está sem lugar para as crianças fazerem a refeição. “Está complicadíssimo. Estão desde o começo do ano sem professor de inglês. Inglês é conteúdo curricular e faz parte da diretriz de base. A criança não se forma se não tiver essa aula dessa demanda”.
Em falta II
A vereadora comentou também que no horário do soninho o diretor da escola está ficando todos os dias com as crianças. Ela falou que ainda tem quem sofre algumas indagações da Smed. “Quem é essa pessoa para falar ao professor que não pode mandar para casa? Se não tem professor tem que mandar bilhete para os pais, fazer reunião e mandar para casa, porque se acontecer alguma coisa nesse horário não tem ninguém na escola, nem secretário para abrir o protão. Se uma criança ou alguém entrar e fazer alguma coisa, quem vai assumir a responsabilidade?
Em falta II
Na oportunidade, a vereadora prestou todo o apoio a equipe da Escola Municipal Reinaldo Arrosi e citou que a mesma situação também acontece em outras instituições. “Recebei uma ligação falando que a Escola Municipal São Francisco está com menos cozinheira. Essa é a maior escola de Toledo, são quase mil crianças. Colocar integral para dizer que tem é muito bonito, mas a criança tem que ter esporte, atividade cultural, aulas diferenciadas, se não o professor não aguenta. Tem coisas que estão passando em branco e temos que fazer essa cobrança”.
Recurso
O vereador Roberto Souza enfatizou que está atento a cada detalhe para que Toledo dê certo. “Temos uma situação que o governador Ratinho Junior diminuiu o IPVA e esse dinheiro vai fazer falta diretamente nos cofres do município. E nós não damos conta de resolver tudo, precisamos unir as forças, as mãos e as ideias para conseguir avançar. A gente precisa unir forças oara dar conta de toda as situações”. Ele citou que é preciso articular com outros deputados para trazer dinheiro para o município. “É assim que temos que construir. Cada dinheiro, por menor que seja o valor, ele é importante. Cada R$ 100 mil que vem para Toledo vem para cuidar de vidas”.
Indicações
O vereador Sergio Japonês falou das suas indicações da semana, como o recapeamento no Jardim Coopagro e a aquisição de bola para atender as atividades de alongamento da terceira idade no Jardim Panorama e São Francisco.
Trânsito
O vereador Bruno Radunz comentou sobre as mudança que o governo federal quer implantar na Carteira Nacional de Habilitação. Ele citou que “aproximadamente 40% das pessoas que dirigem não têm carteira de motorista e está se buscando extinguir as carteiras no cursos para categorias A e B. Percebemos inúmeros acidentes e uma boa parte das pessoas não conhecem as leis de trânsito e eu temo por isso. Pode ser um avanço a extinção desses cursos de carteira de motorista, mas nós precisamos tomar cuidado com essa questão porque envolve a nossa segurança. Precisamos ter uma sociedade organizada e evitar a perda de vidas”.
Pautas da Trigésima Quinta Sessão Ordinária
Matéria em Segundo Turno
Projeto de Lei n.° 098/25 – Ver.ª Olinda Fiorentin, Ver. Bruno Radunz e Ver. Genivaldo Jesus
“Altera o Código Municipal de Proteção Animal.”
Matérias em Primeiro Turno
Projeto de Lei n.° 171/25 – Poder Executivo
“Procede à desafetação e autoriza a transferência aos respectivos possuidores, a justo título, de imóveis destinados pelo Município de Toledo à implementação de metas da política de habitação popular.”
Projeto de Lei n.° 174/25 – Ver. Genivaldo Jesus e Ver. Bruno Radunz
“Institui o Dia Municipal dos Corredores de Rua.”
Matérias em Turno Único
Tramitação em Regime de Urgência n.° 006/25 – Poder Executivo
“Tramitação em Regime de Urgência – PL 190/2025 Altera a legislação que dispõe sobre o Conselho Municipal do Meio Ambiente e Saneamento, sobre o Fundo Municipal do Meio Ambiente e sobre o Fundo Municipal de Saneamento Básico e Ambiental de Toledo.”
Tramitação em Regime de Urgência n.° 007/25 – Poder Executivo
“Tramitação em Regime de Urgência – PL 191/2025 Ratifica a revisão geral anual das remunerações dos cargos, empregos e funções do Consórcio Intermunicipal de Assistência Social do Oeste do Paraná – CIASOP, para o exercício de 2025.”