Nas comunicações parlamentares, vereadores destacam diversos temas

Estimated reading time: 11 minutos
A Câmara de Toledo realizou a 35ª Sessão Ordinária de 2025 no dia 13 de outubro. Na Ordem do Dia, os vereadores aprovaram um Projeto de Lei em turno final, duas matérias em turno único para regime de urgência e duas em primeira votação.
Em “Tribuna Livre”, o professor Elder Elisandro Schemberger apresentou os serviços desenvolvidos pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), ao longo de seus 18 anos de história. Ele também recebeu uma Moção de Aplausos antes do início oficial dos trabalhos da Casa.
Após os vereadores realizaram suas comunicações parlamentares. Confira.
Obras
O vereador Genivaldo Jesus comentou sobre suas indicações, entre elas citou as melhorias em Infraestrutura realizadas no Município, como na avenida Cirne Lima. “Eu sugiro que o planejamento analise a possibilidade da construção de um portal na entrada da Cirne Lima. É importante, porque ela está bonita”.
Obras I
O vereador Genivaldo Jesus solicitou a instalação do redutor de velocidade na Rua João Orestes Ruaro. “O correto seria alargar aquela rua, assim muitos acidentes seriam evitados”. Ele ainda pede a instalação do redutor de velocidade na avenida J.J. Muraro. Na ocasião, o vereador Roberto de Souza sugeriu que algo seja urgente seja pensando para a mobilidade. “A região do Coopagro é a que mais cresce. Parabéns vereador Genivaldo pela indicação”.
Obras II
O vereador Jairo Cerbarro disse que as obras na avenida Cirne Lima estão bem feitas e bonitas. “Parabenizo toda a equipe”. Ele também parabeniza ao Colégio Estadual Ayrton Senna da Silva pelos 30 anos.
- Acompanhe nossa página do Jornal do Oeste no Instagram
- Entre no canal de notícias do Jornal do Oeste no Telegram
- Mantenha-se atualizado no grupo de WhatsApp do Jornal do Oeste
Respeito
A vereadora Katchi Nascimento prestou o seu apoio para a Professora Marli sobre os comentários realizados em um podcast. “Ela foi atacada com xingamentos e palavras ofensivas, simplesmente pela maneira de pensar. São pessoas que não sabe medir palavras ou opiniões. Divergir, debater e conversar é algo do ser humano e é algo que fazemos. Devemos ter educação e respeito com o próximo. Professora Marli que siga firme com suas convicções e com suas lutas”.
Respeito I
O vereador Marcos Zanetti também estendeu a sua solidariedade a vereadora Professora Marli. “O debate deve ocorrer sempre dentro de uma linha de raciocínio. Ainda que existe divergência deve ficar no patamar de respeito”. O vereador Odir Zoia também se solidarizou a vereadora.
Respeito II
O parlamentar Sergio Japonês disse que está solidário ao que aconteceu com a vereadora Professora Marli. “A vida pessoal e particular pertence a cada um. Sejamos donos da nossa língua para que não sejamos escravos das nossas palavras”. O vereador Valdir Gomes complementa que a língua condena o ser humano e devemos cuidar disso”.
Resumo
Conforme o vereador Marcos Zanetti, a parlamentar Katchi Nascimento publicou um vídeo fazendo um resumo do que aconteceu no Conselho de Ética. “No mais alto nível e respeitoso possível, infelizmente, as atitudes de vídeos cortados e utilizando tecnologias descontextualizam a situação. Fico entristecido, pois ela rotulou como vergonhosa a votação da Comissão com relação a notícia contra o vereador Genivaldo Jesus. Se fosse classificar como vergonhosa seria a denúncia contra o vereador do partido dela”.
- Acompanhe nossa página do Jornal do Oeste no Instagram
- Entre no canal de notícias do Jornal do Oeste no Telegram
- Mantenha-se atualizado no grupo de WhatsApp do Jornal do Oeste
Resumo I
O vereador Marcos Zanetti disse que não há como classificar uma denúncia como corrupção passiva de um suposto nepotismo, que não teve materialidade comprovada. “Foi uma manobra para retirar o vereador Genivaldo Jesus da Comissão de Ética. Por que não se buscou o Poder Judiciário? A denúncia sobre nepotismo recai sobre quem nomeia”.
Resumo II
O vereador Odir Zoia opina que a parlamentar Katchi Nascimento foi infeliz colocando nas redes sociais. “O que foi comentado na comissão é público. O voto é do parlamentar e você não pode nos obrigar a votar como você pensou. o vereador Genivaldo Jesus não fez nepotismo, porque não nomeou ninguém. Eu jamais farei isso nas redes sociais, pois os meus eleitores sabem quem eu sou”.
Bate-papo
A vereadora Katchi Nascimento parabenizou a iniciativa do Jornal do Oeste em entrevistar todos os parlamentares da Casa. “Participei de um bate-papo com a editor Bruna Manfroi. Um bate papo muito agradável e estou publicando trechos em minhas redes sociais. Na entrevista, nós conversamos sobre política e projetos futuros”.
Agradecimento
O vereador Odir Zoia agradece o trabalho realizado pela Secretaria de Infraestrutura e, principalmente, nos momentos mais difíceis. “Quando a luz acaba no sábado ou no domingo, a equipe colabora. A Secretaria dá todo o suporte aos agricultores. Quero agradecer a toda a equipe que realiza um trabalho especial para a população”.
Agradecimento I
O vereador Odir Zoia também agradece aos advogados Ruy Fonsatti Junior e Carlos Papi pelo trabalho desenvolvido favorável aos vereadores do Partido Progressistas. As informações da acusação demonstravam que Ana Célia Barbosa de Almeida não possuía trajetória ativa na política. “No recurso – por segunda instância – nós tivemos unanimidade. Um trabalho digno de dois juristas capacitados”.
Agradecimento II
O vereador Professor Oseias passou o vídeo do advogado Ruy Fonsatti realizando a defesa e agradeceu aos advogados. “Agora os advogados Papi e Ruy vão lutar contra os partidos e as pessoas que ingressaram com essa acusação contra nós. Cinco vereadores do Partido Progressistas foram eleitos de forma limpa e coerente”.
Preocupação
A vereadora Olinda Fiorentin está preocupada com a doença celíaca. “Trata-se de um tema de saúde pública que passa despercebido em nossa cidade. Milhares de pessoas sofrem, todos os dias, por não poder consumir alimentos com glúten. O que muitos não sabem, que a alimentação segura é um direito de todas as pessoas. A doença celíaca não é moda ou frescura. É uma condição que exige respeito e cuidado. Que cada pessoa leve informação, empatia e compromisso com a saúde de todos. Juntos podemos construir uma cidade mais humana, inclusive, mais inclusa e saudável. Noticie a sua escola e o seu filho que é possível dar alimentação segura”.
Estacionamento
De acordo com o vereador Pedro Varela, o Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Professora Otília Stédile precisa de um estacionamento.
Saúde
O vereador Professor Oseias apresentou dados da Central de Especialidades de Toledo e disse que as filas, em Toledo, devem diminuir. “A Central está funcionando e as filas estão andando”.
- Acompanhe nosso canal de notícias do Jornal do Oeste no YouTube
- Siga nosso canal do Jornal do Oeste no TikTok
- Curta nossa página do Jornal do Oeste no Facebook
Denúncia
A Professora Marli agradeceu ao Jornal do Oeste e outros órgãos de imprensa que abrem espaço para abordar sobre todos os assuntos. “Sempre irei registrar a denúncia na Polícia e qualquer mulher que se sentir agredida deve se defender. Eu voto conforme penso. Se gostou ou não é o meu direito. Não é direito escrever palavrão na rede social ou enviar áudio no whats e repassar no interior de Toledo”.
Averiguar
Sobre a notícia registrada contra o vereador Genivaldo Jesus, a vereadora Professora Marli tem que deixar que aconteça a averiguação. “Parece que querem esconder algo. Erro de vocês. Essa situação também está no Ministério Público e precisa dar nome sim. Não temos que acreditar em tudo que está na internet, mas precisamos assumir o que falamos”.
Casa de Apoio
O vereador Ricardo Santos parabenizou aos Governos Estadual e Municipal pelo trabalho para a construção da primeira Casa de Apoio a Mulher em Toledo. “O município será o primeiro devido a parceria com a Amop”.
Descarte
O vereador Ricardo Santos também destacou sobre a conscientização do descarte dos materiais recicláveis. “Este grande projeto deve ser revisado, pois é ele que beneficia as famílias. As famílias precisam reorganizar o material gerado. Também precisamos falar dos ecopontos, com horário de abertura e entrega de material. É importante rever e continuar com a obra. Será uma referência para a população e para o descarte de materiais”.
Indicações
O vereador Sergio Japonês falou sobre as indicações, como a importância em realizar a manutenção da iluminação externa ao Centro de Iniciação Esportiva (CIE), chamado de Estação Cidadania Doutor Jomah Hussein Ali Mohd Rabah.
O vereador Valdir Gomes também falou sobre suas indicações, como a busca por uma solução nos buracos na rua Eugênio Comin.
- Acompanhe nosso canal de notícias do Jornal do Oeste no YouTube
- Siga nosso canal do Jornal do Oeste no TikTok
- Curta nossa página do Jornal do Oeste no Facebook
Metanol
O vereador Chumbinho Silva falou sobre a sua agenda de compromissos nos últimos dias. Ele recordou sobre a indicação realizada pela vereadora Olinda Fiorentin sobre a fiscalização do metanol nas empresas. Ele explicou que sempre que a Vigilância Sanitária é convidada para participação da Ação Integrada de Fiscalização Urbana (AIFU) com demais autoridades, a equipe participa. “Com relação ao metanol, é preciso de uma Nota Técnica encaminhada pela Anvisa, o Ministério da Saúde ou a Sesa. Assim, se cumpre no que está estabelecido em nota. A Vigilância não realiza ação isolada”.
TRIBUNA LIVRE
Protocolo nº 2143, de 2025
Entidade: Rotary Club Toledo Aliança
Assunto: Apresentação dos progressos e desafios da Campanha de Combate à Poliomielite e da importância da vacinação.
Matérias em Primeiro Turno
Projeto de Lei n° 117/25 – Ver. Professor Oseias
“Altera a legislação que dispõe sobre o Código de Obras e Edificações do Município de Toledo”
Projeto de Lei n° 141/25 – Ver. Gabriel Baierle
“Acrescenta dispositivo à legislação que dispõe sobre a gratuidade dos serviços de transporte coletivo urbano para pessoas com deficiência e com transtornos mentais severos e persistentes”
Projeto de Lei n° 168/25 – Poder Executivo
“Institui, no âmbito do Município de Toledo, o Programa “Nota Toledo””
Projeto de Lei n° 170/25 – Poder Executivo
“Altera a legislação que dispõe sobre reestruturação do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher”
Projeto de Lei n° 175/25 – Poder Executivo
“Autoriza o Executivo municipal a abrir créditos adicionais suplementar e especial no orçamento-programa do Município de Toledo, para o exercício de 2025”
Projeto de Lei n° 176/25 – Poder Executivo
“Procede à desafetação e autoriza a permuta de imóvel integrante do patrimônio público municipal e à afetação dos bens a serem recebidos pelo Município de Toledo”
Projeto de Lei n° 183/25 – Poder Executivo
“Fixa novo prazo para cumprimento de encargo pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)”
Projeto de Lei n° 184/25 – Poder Executivo
“Altera a legislação que define critérios e valores do cofinanciamento municipal da Política de Assistência Social, destinado aos Serviços Socioassistenciais Tipificados Nacionalmente e de Caráter Continuado, realizados no Município de Toledo, através das entidades privadas sem fins lucrativos que compõem a Rede Socioassistencial”
Projeto de Lei n° 189/25 – Poder Executivo
“Autoriza o Executivo municipal a abrir créditos adicionais suplementar e especial no orçamento programa do Município de Toledo, para o exercício de 2025”
Projeto de Lei n° 190/25 – Poder Executivo
“Altera a legislação que dispõe sobre o Conselho Municipal do Meio Ambiente e Saneamento, sobre o Fundo Municipal do Meio Ambiente e sobre o Fundo Municipal de Saneamento Básico e Ambiental de Toledo”
Projeto de Lei n° 191/25 – Poder Executivo
“Ratifica a revisão geral anual das remunerações dos cargos, empregos e funções do Consórcio Intermunicipal de Assistência Social do Oeste do Paraná – CIASOP, para o exercício de 2025”
Projeto de Lei n° 192/25 – Poder Executivo
“Autoriza o Executivo municipal a abrir créditos adicionais suplementar e especial no orçamento-programa do Município de Toledo, para o exercício de 2025”