Estudantes recebem premiação da 19ª OBMEP

Estimated reading time: 4 minutos

O campus de Toledo da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) sediou, no dia 1º de agosto, a cerimônia de premiação regional da 19ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). O evento reuniu estudantes, professores e gestores dos municípios que integram o Núcleo Regional de Educação (NRE) de Toledo.

Durante a solenidade, foram entregues medalhas de ouro, prata e bronze a estudantes do ensino fundamental e médio da rede pública e privada que obtiveram os melhores desempenhos na fase final da competição em nível estadual e nacional. Também foram reconhecidos os professores e escolas cujos alunos se destacaram na avaliação.

A OBMEP tem como objetivo estimular o estudo da matemática e identificar jovens talentos em todo o país. Organizada pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), é mantida pelos Ministérios da Educação e da Ciência, Tecnologia e Inovação, com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática e universidades.

Representando a diretora-geral do campus de Toledo, o diretor do Centro de Engenharia e Ciências Exatas, professor Dirceu Baumgartner, destacou a importância da participação dos alunos e o papel das escolas e dos professores na preparação dos estudantes. “Em nome do Centro de Engenharia e Ciências Exatas, é uma grande honra sediar a cerimônia de premiação da 19ª OBMEP em nosso campus. Esse evento representa não apenas o reconhecimento de um trabalho árduo e dedicado de estudantes e professores, mas também um momento simbólico que reforça o papel transformador do conhecimento na nossa sociedade. Para nós, da Unioeste é motivo de orgulho poder contribuir com essa história e com a formação de jovens talentos que representam o futuro da ciência no país”, diz.

Entre os destaques da região estão alunos dos municípios de Entre Rios do Oeste, Guaíra, Marechal Cândido Rondon, Maripá, Mercedes, Nova Santa Rosa, Palotina, Pato Bragado, Quatro Pontes, Santa Helena, Terra Roxa e Toledo. Os estudantes premiados obtiveram altos índices de acerto nas diferentes questões que exigem domínio de conteúdos matemáticos e capacidade de resolução de problemas.

“É uma alegria estar aqui representando o IMPA e a coordenação nacional da OBMEP. Acompanhar esse momento de celebração é muito especial para nós, que estamos ao lado de cada etapa dessa Olimpíada. Parabenizo a todos os premiados e agradeço especialmente à professora Fabiana e sua equipe pela dedicação exemplar na organização regional”, menciona a coordenadora de Logística de provas e premiação da OBMEP, Érika Sholl.

A representante do Núcleo Regional de Educação de Toledo, professora Ana Claudia Covatti, comentou sobre a parceria entre a entidade e a Unioeste. “Em nome do Núcleo Regional de Educação de Toledo, agradeço à Unioeste pela parceria e parabenizo todos os envolvidos na organização desta cerimônia. É uma grande satisfação ver nossos estudantes sendo reconhecidos pelo esforço e talento. Seguiremos incentivando e apoiando cada iniciativa que valorize a educação e o protagonismo juvenil em nossa região”, enfatiza.

“É uma honra participar desta cerimônia e, como costumo dizer, momentos como este nos trazem três lições: agradecer, parabenizar e pedir. Agradeço à presença da Érika, que veio do Rio de Janeiro para prestigiar nossos estudantes, e à professora Fabiana, por tantos anos de parceria e confiança no trabalho com os projetos de iniciação científica. Parabenizo especialmente os medalhistas, suas famílias, professores e gestores escolares, cada conquista de vocês é fruto de muito esforço coletivo. E, por fim, meu pedido: que os estudantes se sintam motivados a continuar nos projetos científicos. A sociedade precisa de bons profissionais, mas, acima de tudo, de boas pessoas. E esse futuro começa aqui, com vocês”, finaliza o coordenador dos projetos de Iniciação Científica da OBMEP e docente da Unioeste, Edson Carlos Licurgo Santos.

TOLEDO

...
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.