Paraná tem cerca de R$ 5 bilhões de investimento em obras rodoviárias em andamento
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O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), autarquia da Secretaria de Infraestrutura e Logística (SEIL), conta com cerca de R$ 5 bilhões de investimentos em grandes obras em andamento. São iniciativas em todas as regiões do Estado, e somente em 2025 foram executados cerca de R$ 1,5 bilhão.
Ao longo de 2025 foram iniciadas ou contratadas 13 novas obras, com destaque para o Eixo Central de rodovias estaduais: a duplicação em concreto da PRC-466 de Pitanga a Turvo, e de Turvo a Palmeirinha (distrito de Guarapuava); e a restauração em concreto da PRC-466 de Manoel Ribas e Pitanga, e a restauração em concreto das PRC-487 e PR-460 de Nova Tebas a Pitanga. Estas duas últimas utilizando a técnica whitetopping, em que o pavimento asfáltico existente é aproveitado como base para uma nova pista de pavimento rígido de concreto.
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No Litoral também foram contratadas obras que se complementam, no caso a duplicação em concreto da PR-412 entre Matinhos e Praia de Leste (localidade de Pontal do Paraná), e a recém-assinada duplicação da PR-412 entre Guaratuba e a divisa com Santa Catarina, que está começando pela etapa de elaboração de projetos.
Outras obras incluem o whitetopping da PR-151 entre Ponta Grossa e Palmeira, a pavimentação da PR-239 entre Mato Rico e Roncador, o lote 2 do Contorno Noroeste de Pato Branco, a pavimentação da PR-574 e PR-575 entre Cafelândia e Tupãssi, a nova ponte sobre o Rio Ivaí entre São Carlos do Ivaí e Japurá, o novo trevo da PR-160 em Cornélio Procópio, e o remanescente da duplicação da PR-317 entre Maringá e Iguaraçu.
Continuaram em andamento este ano a construção da Ponte de Guaratuba, a duplicação da Rodovia das Cataratas em Foz do Iguaçu, a duplicação em concreto da PRC-466 entre Guarapuava e Palmeirinha, a restauração das PR-180 e PR-281 entre Francisco Beltrão e Dois Vizinhos, a pavimentação da PR-990 em Rebouças, a pavimentação da PR-092 em Doutor Ulysses, o novo Trevo do Catuaí em Maringá, a duplicação da PR-317 em Toledo, e a pavimentação da estrada entre Ramilândia e Santa Helena.
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O DER/PR também formalizou a contratação da elaboração do anteprojeto de duplicação da PR-151 em Ponta Grossa, projeto de restauração e ampliação da PR-218 entre Paranavaí e Amaporã, e da restauração e ampliação da PRC-158 entre Vitorino e a divisa com Santa Catarina. São iniciativas que futuramente darão origem a novas obras.
ENTREGAS – O ano também foi marcado pela conclusão de várias obras de grande porte, como o whitetopping da PRC-280 de Palmas a Clevelândia e de Clevelândia a Pato Branco, a pavimentação da PR-239 entre Pitanga e Mato Rico, a duplicação da PR-445 entre Mauá da Serra e Lerroville (distrito de Londrina), a duplicação da PR-317 e PR-840 em Campo Mourão, o whitetopping da PR-180 entre Goioerê e Quarto Centenário, as novas vias marginais da PRC-466 em Pitanga, o novo viaduto da BR-369 em Londrina, e os dois novos viadutos da BR-376 em Sarandi.
No final do ano também foram concluídos os serviços na duplicação da Rodovia dos Minérios em Almirante Tamandaré na rodovia Perimetral Leste de Foz do Iguaçu.
PARCERIAS – Por meio da SEIL, DER/PR e Secretaria da Fazenda (SEFA), também estão sendo realizadas obras rodoviárias em parceria com empresas privadas. Elas incluem uma trincheira e um viaduto em Telêmaco Borba pela Klabin S/A, e a implantação do Contorno de Palotina, pela C.Vale.
Em ambos os casos será concedido um crédito presumido de ICMS, de forma proporcional aos investimentos realizados.
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ACORDOS – E também estão sendo realizadas duas obras por meio de acordo judicial, envolvendo o Governo do Paraná, por meio da SEIL, DER/PR e Procuradoria Geral do Estado (PGE), MPPR e Justiça Federal, com as antigas concessionárias de pedágio.
Tratam-se da duplicação da PR-151 entre Ponta Grossa e o entroncamento com a PR-438, e a duplicação da PR-445 entre Irerê e Lerroville, ambos distritos de Londrina.
AEN