Campus de Toledo da Unioeste exibe projetos no Show Rural

0 333

O campus de Toledo da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) marcou presença no Show Rural com os projetos ‘Agritech Symbiosis Lab’ e ‘Racionalização do uso da água na produção e na indústria de transformação de pescado’.

A professora de Engenharia Química, Monica Fiorese, explica que o Agritech Symbiosis é um projeto voltado à sustentabilidade da cadeia agroalimentar e foi criado a partir de um desejo conjunto dos pesquisadores de atuarem junto à sociedade. “Neste ambiente queremos fazer toda a parte de ensino (de formação de recursos especializados), de extensão (que é atuar com a sociedade) e, também, promover a inovação tecnológica (onde desenvolvemos produtos novos que podem ir para o mercado, aumentar a rentabilidade das empresas e, com isso, gerar mais empregos)”. A professora ressalta que o Agritech é composto por professores de todos os campi da Unioeste e por pesquisadores de universidades Estaduais e Federais do Paraná.

O coordenador do projeto de Racionalização do uso da água na produção e na indústria de transformação de pescado, professor Altevir Signor, explica que o estudo é necessário devido às crises hídricas vividas na região oeste do Paraná nos últimos anos. Para ele, este projeto (realizado em convênio com a Financiadora de Estudos e Projetos – FINEP) possibilita desenvolver pesquisas inovadoras, construir um conhecimento cientificamente embasado sobre a racionalização do uso da água pelo setor produtivo e, também, ampliar parcerias com empresas e a sociedade para alavancar o crescimento da cadeia produtiva da aquicultura de forma a estruturar ações de desenvolvimento sustentável  “É uma forma de aprimorarmos as condições do sistema de produção como um todo. Esse projeto tem como foco principal a cadeia produtiva, o setor produtivo e não, diretamente, a indústria”, comenta Signor.

A diretora-geral do campus de Toledo da Unioeste, professora Patrícia Sala Battisti, ressalta que participar do Show Rural traz a oportunidade da Universidade atingir um público diverso entre estudantes, pais, empreendedores e governantes de diferentes localidades. “Com os projetos expostos, mostramos que a Unioeste oferece resultados em forma de produtos e serviços que são pensados e desenvolvidos a partir do ensino, da pesquisa, da extensão e da inovação. Ao trazer esses projetos ao Show Rural, tornamos isso acessível e visível para a sociedade, o que gera oportunidades de negócios e melhorias para empreendimentos já existentes, pois as inovações que apresentamos solucionam problemas empresariais, sociais e do agronegócio”, comenta a professora.

Deixe um comentário