Colégio Galdino participa de duas competições com projetos ambientais

Estimated reading time: 3 minutos

A preocupação com o meio ambiente tem ganhado cada vez mais destaque na rede estadual de educação do Paraná. Os colégios estaduais de Irati, Toledo e Novo Itacolomi foram selecionados para participar da terceira edição da Olimpíada Nacional de Recuperação de Ecossistemas, a Restaura Natureza. Promovido pela WWF-Brasil, em parceria com a associação Quero na Escola, o projeto visa incentivar a prática de hábitos sustentáveis entre os estudantes.
O Colégio Estadual Vereador Francisco Galdino de Lima, de Toledo, foi selecionado com o projeto “Tampinhas que Restauram”. A iniciativa começou em setembro de 2024, com o objetivo de recolher tampinhas plásticas utilizadas pelos alunos em suas casas e também encontradas na Sanga Panambi, da qual possui 1.500 metros de extensão, localizado na Vila Industrial.
Além de promover a conscientização ambiental, a ação contribui para a prevenção de focos do mosquito da dengue. Paralelamente à coleta na sanga, os estudantes realizam o plantio de sementes de árvores nativas da flora regional, uma vez que os terrenos ao redor apresentam sinais de erosão.

CADEIRAS DE RODAS – Em sala de aula, os alunos foram orientados sobre os impactos ambientais e os benefícios da iniciativa, colocando o aprendizado em prática logo em seguida. Todo o material arrecadado é destinado ao Rotary, que o utiliza para a compra de cadeiras de rodas.
A coordenadora do projeto, Silvana Gomack Gomes, relata que “no ano passado, entregamos 80 quilos. Conforme o próprio Rotary, com essa quantidade já é possível trocar por uma cadeira de rodas. Agora, no mês de junho, entregamos mais de 150 quilos. Então, pelo menos duas cadeiras de rodas já conseguimos”.

EXPANSÃO – Para o segundo semestre, a coordenadora planeja expandir o projeto. “Nosso objetivo, além das sementes, é entrar em contato com o projeto Florir e levar mudas para a Sanga Panambi. O desafio é a quantidade de sementes que chegam até a sanga e não germinam, devido à proximidade com a água. Queremos contribuir com a restauração da flora local, que está bastante comprometida pela erosão”, explica.

OLIMPÍADAS E CONFERÊNCIA – O resultado das Olimpíadas será divulgado no dia 11 de agosto. Paralelamente, a escola também se prepara para a etapa regional da Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente, que será realizada em Foz do Iguaçu, nos dias 11, 12 e 13 de agosto. Segundo Silvana, professores e alunos estão se organizando para contribuir nas discussões que ocorrerão no plenário. Os projetos selecionados nessa etapa seguirão para a fase nacional, em Brasília.

Da Redação*
TOLEDO
*Com informações da AEN

...
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.