Olimpíada de Matemática: pelo 3º ano consecutivo, Premen leva medalha de ouro

0 47

Pelo terceiro ano consecutivo, o estudante Felipe Stillner Eufranio – ex-aluno do Colégio Estadual Presidente Castelo Branco (Premen) – conquista medalha de ouro na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). Além de Felipe, outros oito estudantes receberam menções honrosas.

A 16ª OBMEP foi realizada no ano passado e devido a pandemia ainda não ocorreu a entrega das medalhas. Além da premiação com medalhas e honrarias, os alunos contemplados com medalha de ouro têm a oportunidade de inscrever-se para programas de iniciação científica, com direito a bolsa de estudos.

Segundo a direção do Premen – diretor Domenício Ferreira Coelho e diretora-auxiliar Elci Machado dos Santos Belin – o colégio sempre se destacou e continua com premiações. “Tudo isso devido ao compromisso dos professores, estudantes, direção, funcionários, pais e comunidade escolar, os quais incentivam a participação nesse evento. Ressaltamos que Felipe sempre foi muito comprometido e responsável com sua aprendizagem.  Ele realizou os seus estudos do Ensino Médio no Premen, conquistando uma série de medalhas de ouro na OBMEP, dentre outras conquistas, como a nota da redação no ENEM 2021, alcançando uma pontuação de 960”.

MENÇÕES HONROSAS – A OBMEP também oferece menções honrosas aos estudantes do Premen: Anna Julia dos Santos, Alexandre Henrique Both, Julia Gomes de Oliveira, Otávio Alex Kappaun, Tatiana Isabeli Kohler, Robert Ruan de Oliveira Francino e Thainá Emilia Arend.

No quadro geral de premiações da edição 2021, estão 536.249 estudantes, no Brasil. O Paraná obteve 33 medalhas de ouro, 106 de prata, 260 de bronze, além de 3.072 menções honrosas. 

“A Olímpiada Brasileira de Matemática tem por objetivo, estimular e aperfeiçoar o ensino de matemática, oferecendo condições para o desenvolvimento da ciência em todos os âmbitos e níveis escolares. Neste contexto, a comunidade Premen tem cumprindo sua missão estimulando a participação em eventos de desenvolvimento científico”, declara a direção.

A OLIMPÍADA – A OBMEP é um projeto nacional dirigido às escolas públicas e privadas brasileiras, realizado pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM). A Olimpíada é promovida com recursos do Ministério da Educação (MEC) e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI).

A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas foi criada em 2005 para estimular o estudo da matemática e identificar talentos na área e seu público-alvo é composto de alunos do 6º ano do Ensino Fundamental até último ano do Ensino Médio. Ela tem como objetivos principais: estimular e promover o estudo da matemática; contribuir para a melhoria da qualidade da educação básica, possibilitando que um maior número de alunos brasileiros possa ter acesso a material didático de qualidade; identificar jovens talentos e incentivar seu ingresso em universidades, nas áreas científicas e tecnológicas; incentivar o aperfeiçoamento dos professores das escolas públicas, contribuindo para a sua valorização profissional; contribuir para a integração das escolas brasileiras com as universidades públicas, os institutos de pesquisa e com as sociedades científicas e promover a inclusão social por meio da difusão do conhecimento.

Da Redação*

TOLEDO

*Com informações da Assessoria

Deixe um comentário