Foz do Iguaçu sedia Olimpíadas Especiais das APAEs do Paraná

Estimated reading time: 3 minutos

Até sexta-feira (29), Foz do Iguaçu, no Oeste do Estado, será palco das Olimpíadas Especiais das APAEs do Paraná. A competição reúne mais de 1,2 mil atletas com deficiência intelectual e múltipla de 30 delegações diferentes do Estado, com uma programação que celebra esporte, superação e integração social.

O evento é organizado pela Federação das APAEs do Estado do Paraná (Feapaes) e pela APAE de Foz do Iguaçu, com apoio do Governo do Estado, por meio das secretarias de Esporte e de Desenvolvimento Social e Família, e da Audi do Brasil, como contrapartida pelo apoio recebido do programa Paraná Competitivo.

O aporte na competição é de R$ 2,47 milhões para custear estadias, alimentação, kits esportivos, premiações e arbitragem.

A abertura da 23ª edição da competição aconteceu na noite desta segunda-feira (25) no Ginásio de Esportes Costa Cavalcanti, com um público de cerca de 1,5 mil pessoas. A partir desta terça-feira (26), os atletas entram em campo para as disputas de 13 diferentes modalidades: atletismo, basquete, badminton, capoeira, futebol 7, futsal, ginástica artística, ginástica rítmica, golf 7, handebol, natação, tênis de mesa e xadrez.

O secretário estadual do Esporte, Hélio Wirbiski, afirma que mais do que jogos esportivos, o evento cumpre o papel de promover os direitos, educação e cidadania das pessoas com deficiência, dando protagonismo a elas com oportunidades reais de desenvolvimento e superação. “Essa competição é o auge da política paradesportiva paranaense, que hoje tem mais de 3 mil atletas atendidos pelo Estado e se tornou uma referência para o Brasil. As olimpíadas são exemplo de resiliência, perseverança e força de vontade”, enfatiza.

O secretário estadual de Desenvolvimento Social e Família, Rogério Carboni, também destaca a importância da competição. “O esporte é uma grande ferramenta de inclusão social, fazendo com que as atividades físicas colaborem no desenvolvimento do público atendido pelas APAEs”, reforça.

O evento, que acontece a cada dois anos, também serve de preparação para as olimpíadas nacionais das APAEs, que neste ano acontecem em Brasília, em dezembro.

...
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.