Operação Presença intensifica fiscalização para reduzir sinistros de trânsito

Estimated reading time: 3 minutos

O aumento preocupante dos sinistros de trânsito em todo o país alerta autoridades e especialistas para intensificarem ações para conter o avanço das ocorrências nas vias urbanas e rodovias. Campanhas educativas, reforço na fiscalização, investimentos em infraestrutura e uso de tecnologia estão entre as estratégias adotadas para salvar vidas e promover uma mobilidade mais segura.

Iniciativas como a instalação de radares inteligentes, readequação de faixas de pedestres e programas de conscientização têm mostrado resultados positivos em diversas cidades do país com um único objetivo: reduzir o número de mortes e feridos no trânsito, que ainda figura entre os maiores problemas de saúde pública no Brasil.

Em Toledo, durante o mês de agosto a Guarda Municipal realiza a Operação Presença em dez pontos estratégicos do município com a maior incidência de sinistros no primeiro semestre de 2025. No locais foram colocados cones de trânsito para chamar a atenção dos motoristas e pedestres. Eles são instalados pela manhã e retirados à noite, permanecendo durante o dia como forma de alertar e reforçar a orientação e a sinalização dos locais. Agentes da GM também estão posicionados nos locais.

“As viaturas ficam no local fazendo PB [ponto base] com fiscalização e orientação para redução do número de sinistro de trânsito. Nos primeiros seis meses do ano foram mais de 900 sinistros de trânsito na cidade e isso dá uma média quase de 150 por mês, cinco por dia”, comenta o secretário de Segurança e Trânsito, Rogerio de Lima ao citar que a operação acontece em parceria com o Instituto Pessoas Melhores.

A Operação Presença também vai contar com faixas com orientações a população nos pontos estratégicos para ampliar a visualização e a conscientização dos motoristas e pedestres. Até o final do mês esses dez locais estratégicos do municípios estarão sendo ‘vigiados’ e monitorados na com o objetivo de reduzir os sinistros de trânsito.

Com informações da Assessoria*

*Da Redação

TOLEDO

...
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.