Operação Zero Grau: corporações cumprem mandados de busca e apreensão
Estimated reading time: 5 minutos
Uma ação conjunta que envolveu as polícias Civil e Militar com apoio da Guarda Municipal, na manhã de sexta-feira (15), resultou no cumprimento de mandados de busca e apreensão no município de Toledo. A Operação Zero Grau teve como alvos motociclistas e ‘digital influencers’ ligados à delitos de trânsito, associação para o crime, apologia ao crime e conhecidos pela prática do ‘grau’ com motocicletas.
Esta fase da Operação desencadeou na apreensão de dez motocicletas relacionadas aos alvos. Os investigados irão responder por crimes previstos no Código de Trânsito Brasileiro (CTB), eles também podem ter as contas de redes sociais suspensas ou excluídas.
Integrantes das forças policias e da Guarda Municipal concederam uma coletiva de imprensa e trouxeram mais informações sobre a ação. Segundo o comandante da 1ª Companhia da Polícia Militar em Toledo, tenente Leonardo Franco de Oliveira, a PM iniciou uma investigação começou após diversas registros de desordem no trânsito – ocorridos em dezembro de 2025.
- Acompanhe nossa página do Jornal do Oeste no Instagram
- Entre no canal de notícias do Jornal do Oeste no Telegram
- Mantenha-se atualizado no grupo de WhatsApp do Jornal do Oeste
“Somente neste período, aproximadamente, 70 motocicletas já haviam sido recolhidas em ações administrativas”, cita ao mencionar que, nesta nova fase da operação, o foco esteve nos influenciadores, pois através de postagens passavam a incentivar encontros para que as manobras irregulares acontecessem.
“Houve, primeiramente, uma investigação por parte da Polícia Militar. Essas informações foram repassados para a polícia civil e diante disso fizemos uma verificação como os dados. Nós requeremos junto ao Poder Judiciário algumas cautelares de busca e apreensão dos veículos em que estavam sendo utilizados pelos investigados para a prática do dos delitos – notadamente o 308 do Código de Trânsito Brasileiro, que é fazer manobras em via pública, demonstração em via pública de manobras e também pelo crime de apologia, ao crime, tendo em vista que esses indivíduos eles estavam utilizando as suas redes sociais para divulgar o cometimento de infrações e infrações de trânsito e também de crimes de trânsito”, explica o delegado, Fábio Freire.
INFRAÇÕES – Diante disso dos fatos, foi autorizado o cumprimento de nove mandados de busca e apreensão – todos foram todos efetivados na sexta-feira (15). Os veículos apreendidos na ação estão à disposição da Justiça. Entre os apreendidos existem situações com mais de R$ 5 mil em multas e na soma total há aproximado de R$ 64 mil em infrações administrativas.
Em relação aos noves investigados também foram apuradas irregularidades. “Alguns desses indivíduos, eles sequer tinham CNH; dois deles – dos nove – não possuíam CNH; dois estavam inabilitados; um tinha a carteira vencida e apenas quatro – do total – estavam com a CNH regular. Vários envolvidos tinham bastante infrações administrativas, não só criminais, mas administrativas também, totalizando aí mais de dezenas de multas entre grave e gravíssimas”, aponta o delegado. “Tudo isso vai ser sopesado, durante as investigações e pode haver a prática de outros crimes como o artigo 309 do Código de Trânsito Brasileiro, em razão de não possuir a habilitação e gerar perigo de dano, se assim for comprovado e também eventualmente se houver associação dessas pessoas pelo crime de associação criminosa também no Código Penal”.
- Acompanhe nosso canal de notícias do Jornal do Oeste no YouTube
- Siga nosso canal do Jornal do Oeste no TikTok
- Curta nossa página do Jornal do Oeste no Facebook
O diretor de Segurança de Toledo, Ronaldo Vitalino Rodrigues, pontua o trabalho das corporações em prol da segurança pública. “Parabenizamos a Polícia Civil e a Polícia Militar pelo início das investigações, lá em dezembro, quando começou aquelas arruaças em vias públicas colocando em risco a vida de terceiros. Nós estávamos junto nessas operações e agora trabalhando de maneira integrada para dar mais sossego para a cidade”, declara.
RESULTADOS POSITIVOS – “Essa operação também faz parte do nosso mês de aniversário. Durante todo o mês de agosto são intensificadas diversas operações. Já tivemos excelentes resultados”, destaca. “Estamos atuando na prevenção de crimes e estamos com uma redução significativa de roubos em Toledo – comparado ao mesmo período do ano passado. Estamos dando continuidade nessas novas operações, atuando em todas as frentes, combatendo a criminalidade seja de roubo, combatendo o tráfico, combatendo ações de trânsito, fazendo também um trabalho preventivo, tanto com a nossa patrulha Maria da Penha, quanto a patrulha rural, com diversas palestras. Dessa forma, neste mês de aniversário do Batalhão temos divulgado diversos resultados positivos do trabalho da Polícia Militar e em conjunto com outras forças”, conclui o tenente Leonardo Franco de Oliveira.
Da Redação
TOLEDO