Nissandra Karsten comemora aprovação de Programa Nacional de Cuidados Paliativos

Estimated reading time: 3 minutos

Autora de projeto pioneiro sobre o tema em Palotina, Nissandra destaca a importância da nova política nacional que garante mais qualidade de vida a pacientes e familiares

A vereadora de Palotina Nissandra Karsten (PP) manifestou-se nesta quinta-feira (23) sobre a aprovação, pelo plenário do Senado Federal, do projeto de lei que cria o Programa Nacional de Cuidados Paliativos, uma iniciativa voltada à assistência de pessoas com doenças graves e progressivas. O programa busca aliviar o sofrimento e melhorar a qualidade de vida de pacientes, familiares e cuidadores, garantindo o acesso a esse tipo de atendimento em todos os níveis do sistema de saúde. Nissandra, que foi autora de um projeto de lei semelhante aprovado pela Câmara de Vereadores de Palotina, destacou a relevância da proposta nacional e a satisfação em ver o tema ganhando espaço em todo o país.

“Recebi com muita alegria que o Senado está trabalhando também outras questões legais referentes aos cuidados paliativos. Desde que o meu projeto foi apresentado e sancionado em Palotina, tenho recebido contatos de vários vereadores da região pedindo informações sobre a lei e demonstrando interesse em aplicá-la em seus municípios”, afirmou a vereadora.

Segundo ela, a política de cuidados paliativos vai além do tratamento médico tradicional. “Essa política cuida do paciente e da família como um todo, no aspecto espiritual, no apoio psicológico, no estilo de vida, no dia a dia. É uma forma de oportunizar mais dignidade e acolhimento às pessoas que enfrentam doenças graves”, explicou Nissandra.

A vereadora lembrou que sua iniciativa surgiu da experiência profissional na área da saúde e também de uma vivência pessoal. “Essa foi uma pauta que eu já trabalhava na secretaria de Saúde como servidora, e, depois da experiência que vivi com a minha mãe, senti a importância de transformar o tema em política pública municipal. Assim, podemos buscar recursos e garantir que o poder público olhe com mais atenção para essa causa”, completou.

Por fim, Nissandra celebrou a ampliação do debate sobre o tema no país. “Fico muito feliz que essa semente plantada esteja frutificando. Que esse assunto ocupe cada vez mais espaço e receba atenção especial dos gestores, para que se transforme em verdadeiros cuidados para os pacientes e suas famílias”, concluiu.

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.