Famílias do Panorama/São Francisco recebem kits de alimentos do PAA

Estimated reading time: 4 minutos

Cerca de 200 famílias da região dos bairros Panorama e São Francisco receberam, na tarde desta quarta-feira (6), kits de alimentos entregues no Banco de Alimentos de Toledo. A ação, que beneficiou diretamente 562 pessoas cadastradas no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) IV, integra uma série de entregas realizadas ao longo deste ano por meio do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).

Fruto de uma parceria entre a Prefeitura de Toledo, por intermédio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Smas) e da Cozinha Social, com o Governo do Paraná, via meio da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento (Seab), o PAA tem como principal objetivo garantir acesso a alimentos saudáveis para famílias em situação de vulnerabilidade, ao mesmo tempo em que fortalece a agricultura familiar local. Os kits entregues contêm itens básicos, lácteos e hortifrútis — como arroz, feijão, iogurte, pão, suco natural, verduras, legumes e frutas — e são oriundos de produtores da agricultura familiar vinculados ao programa ou de empresas doadoras do Banco de Alimentos.

Com a entrega desta semana, chega a quatro o número de ações realizadas em Toledo em 2025. A primeira ocorreu em 25 de junho na região da Grande Pioneiro, atendendo famílias vinculadas aos Cras I e V. A segunda foi no Jardim Europa, em 9 de julho, beneficiando o público do Cras II. Já a terceira aconteceu no Jardim Coopagro, no último dia 23, contemplando o território do Cras III.

Somadas, as quatro etapas já atenderam 955 famílias toledanas (um total de 2.530 pessoas) que passaram a ter acesso a uma alimentação mais nutritiva e variada. Em breve, um novo ciclo de entrega de kits de alimentos pelas regiões da cidade terá início.

Antes da entrega dos alimentos, houve distribuição de senhas e um bate-papo da diretora do Departamento de Proteção Social Básica da Smas, Rejane Marlene Linck Neumann, com os presentes a respeito da importância de se manter atualizado o cadastro, pois este é o critério utilizado pelos Cras para selecionar as famílias beneficiadas. “A entrega desses kits representa mais do que o repasse de mantimentos: é uma estratégia para garantir variedade e qualidade na alimentação de famílias em situação de vulnerabilidade, dando a elas a oportunidade de terem acesso itens selecionados, muitos deles in natura, que acrescentam às refeições uma variedade de nutrientes, beneficiando tanto adultos quanto crianças”, destaca.

Ela destaca que as entregas fortalecem o vínculo entre quem cultiva e quem consome. “É uma iniciativa que beneficia toda a comunidade: garante aos agricultores familiares um destino certo para seus produtos e, ao mesmo tempo, assegura alimentos de qualidade às famílias em vulnerabilidade. Por isso, é essencial que essa política pública seja mantida. Cabe ao poder público estar atento às necessidades básicas da população, e garantir o acesso regular a alimentos saudáveis é uma forma concreta de promover a segurança alimentar”, avalia a diretora.

TOLEDO

...
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.