O norte-americano Robert Francis Prevost é eleito o novo Papa Leão XIV

Estimated reading time: 2 minutos

Na tarde desta quinta-feira (8), foi anunciado o novo papa, eleito na quinta votação geral dos cardeais. O cardeal norte-americano Robert Francis Prevost foi apresentado como Papa Leão XIV na sacada da Basílica de São Pedro.
Em seu discurso, Leão XIV agradeceu ao Papa Francisco. Complementou que “gostaria de agradecer os coirmãos cardeais que me escolheram para caminhar junto conosco como Igreja unida, buscando a paz e buscando trabalhar como homens e mulheres fiéis a Jesus Cristo, para proclamar o evangelho”.
Em saudação especial a Roma, anunciou que “estamos juntos como uma Igreja Comissionária, com diálogo e sempre aberta a receber em nossa casa de braços abertos todos aqueles que precisam da nossa caridade, presença e diálogo de amor”. Reforçou que deseja que a Igreja caminhe em busca da paz, da caridade e da proximidade com aqueles que sofrem.
Prevost é o primeiro pontífice norte-americano da história, aos 69 anos. Sua trajetória internacional é ampla, com destaque para sua atuação no Peru e nos Estados Unidos. Fluente em espanhol, devido à sua atuação missionária no Peru, nos anos 1980, possui profundo conhecimento da realidade da Igreja na América Latina.
Historicamente, evitava-se eleger papas norte-americanos, devido ao peso geopolítico mundial dos Estados Unidos. No entanto, Prevost foi escolhido por sua trajetória missionária, sua vertente progressista do catolicismo, alinhada aos movimentos carismáticos, e por sua sensibilidade a temas como imigração e justiça social.
Ainda antes de ser eleito, expressou ao site do Vaticano que “o bispo é chamado autenticamente para ser humilde, para estar perto das pessoas que ele serve, para caminhar com elas, para sofrer com elas e procurar formas de que ele possa viver melhor a mensagem do Evangelho no meio de sua gente.”

Da Redação

TOLEDO

...
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.