Missão do Paraná em Portugal fortalece cooperação em ciência, tecnologia e inovação
Estimated reading time: 5 minutos
Uma delegação do Estado do Paraná está até quinta-feira (05) em Portugal para uma missão internacional que tem como objetivo fortalecer a cooperação em ciência, tecnologia e inovação (CT&I), ampliar parcerias acadêmicas e impulsionar ações de internacionalização do ensino superior e da pesquisa científica. A agenda tem como principal eixo o lançamento do Programa Ganhando o Mundo da Ciência e está concentrada no Instituto Politécnico de Bragança (IPB).
A missão reúne representantes da Fundação Araucária, da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná (SETI), da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) e das universidades estaduais do Paraná, consolidando uma articulação estratégica entre instituições de ensino, pesquisa e governo estadual
- Acompanhe nossa página do Jornal do Oeste no Instagram
- Entre no canal de notícias do Jornal do Oeste no Telegram
- Mantenha-se atualizado no grupo de WhatsApp do Jornal do Oeste
“A missão busca integrar o ecossistema de ciência, tecnologia e inovação do Paraná ao europeu, tendo Portugal como base estratégica. É um trabalho iniciado pela UTFPR e ampliado pelas universidades estaduais, com foco na mobilidade de pesquisadores e na dupla diplomação reconhecida no Brasil e na Europa. Essa parceria é ainda mais relevante no contexto dos acordos entre o Brasil e a União Europeia”, ressaltou o diretor de Ciência, Tecnologia e Inovação da Fundação Araucária, Luiz Márcio Spinosa.
O diretor-geral da Seti, Jamil Abdanur Júnior, destaca a importância da cooperação internacional para o fortalecimento das instituições de ensino superior.
“A proposta é fortalecer a cooperação internacional como estratégia para elevar a qualidade do ensino superior, da pesquisa e do desenvolvimento científico e tecnológico no Paraná. Por meio de parcerias com instituições estrangeiras e de programas como a dupla diplomação e o doutorado-doutorado, buscamos ampliar a mobilidade acadêmica, integrar nossas universidades a redes internacionais de excelência e potencializar a produção científica, conectando demandas locais a desafios globais”, afirma.
A programação teve início com atividades institucionais no IPB, incluindo reuniões de apresentação do andamento dos programas de dupla diplomação de doutorado no âmbito do Ganhando o Mundo da Ciência e visitas a centros de investigação de referência, como o Centro de Investigação de Montanha (CIMO) e o Centro de Investigação em Digitalização e Robótica Inteligente (CeDRI)
Outro destaque da missão, nesta terça-feira, será a visita técnica à Região Demarcada do Douro para conhecer projetos de inovação empresarial desenvolvidos em parceria com o IPB, evidenciando a integração entre pesquisa científica, desenvolvimento tecnológico e aplicação prática no setor produtivo
Na quarta-feira (4), acontecem reuniões paralelas estratégicas, incluindo visita ao Brigantia EcoPark, iniciativa de cooperação empresarial entre o Norte de Portugal e o Paraná, além de debates sobre a criação de programas de doutorado em rede internacional e em ambientes não acadêmicos, alinhados às demandas de formação avançada e inovação.
Os representantes também participam do evento “Conectar os Ecossistemas de Inovação do Norte de Portugal e do Paraná”, que reunirá autoridades portuguesas e brasileiras, dirigentes universitários e especialistas em CT&I.
O evento será marcado pelo lançamento do Programa Ganhando o Mundo da Ciência – Portugal e pela assinatura de vinte acordos de dupla diplomação de doutorado envolvendo a UEL, UEM, UEPG, Unioeste e Unicentro, reforçando o compromisso das instituições envolvidas com a formação de pesquisadores, a internacionalização da ciência paranaense e a integração com ecossistemas globais de inovação.
“Queremos avançar na consolidação da dupla titulação de doutorado, além do fortalecimento da mobilidade de docentes e discentes por meio do Programa Ganhando o Mundo da Ciência. A expectativa é ampliar essa cooperação com foco em inovação, especialmente a partir de ações de soft landing, conectando empresas do Paraná e de Bragança para responder, de forma concreta, aos desafios do setor produtivo”, destaca a assessora de Projetos Estratégicos Internacionais da Instituição, Eliane Segati Rios.
A missão reforça a estratégia do Governo do Estado do Paraná de posicionar a ciência, a tecnologia e a inovação como vetores centrais do desenvolvimento econômico e social, ampliando a inserção internacional das universidades e fortalecendo a cooperação institucional com centros de excelência no Exterior.
- Acompanhe nosso canal de notícias do Jornal do Oeste no YouTube
- Siga nosso canal do Jornal do Oeste no TikTok
- Curta nossa página do Jornal do Oeste no Facebook
GANHANDO O MUNDO DA CIÊNCIA – Criado em 2024, o Programa Ganhando o Mundo da Ciência oferece a estudantes de graduação com experiência em iniciação científica e a pesquisadores de mestrado, doutorado e pós-doutorado do Paraná a oportunidade de realizar mobilidade internacional por até seis meses.
Executada pelo Governo do Estado, por meio da Fundação Araucária e da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, a iniciativa já viabilizou estágios em universidades de países como Japão, Canadá, França, Austrália, Holanda, Itália e Índia, fortalecendo a produção científica, tecnológica e de inovação em rede, com projetos alinhados às Rotas Estratégicas de CT&I 2040, além de prever a ampliação de parcerias com instituições de outros dez países nos próximos meses.