Paraná lidera geração de empregos pela rede Sine no primeiro semestre

Estimated reading time: 4 minutos
O Paraná se destacou nacionalmente no primeiro semestre de 2025 como o Estado com maior número de colocações no mercado formal de trabalho por intermédio das Agências do Trabalhador. Ao todo, foram 86.571 contratações realizadas entre janeiro e junho, segundo levantamento do Ministério do Trabalho, o que representa 29% de todas as colocações efetivadas no Brasil via o Sistema Nacional de Emprego (Sine).
Esse desempenho coloca o Estado em primeiro lugar absoluto no ranking nacional. Em comparação, o segundo colocado, Ceará, registrou 28.389 contratações no mesmo período, ou seja, o Paraná superou esse número em mais de 205% esse número. Em relação ao estado de São Paulo, que aparece em terceiro lugar com 23.298 contratações, a diferença é ainda maior, chegando a 272%.
Os números mensais revelam a consistência da atuação paranaense ao longo do semestre. Apenas em fevereiro, por exemplo, foram mais de 16 mil contratações formalizadas. Os demais meses seguiram com desempenho sólido, sempre acima de 11 mil colocações, demonstrando que o volume elevado não é pontual, mas fruto de uma política pública contínua e estruturada.
- Acompanhe nossa página do Jornal do Oeste no Instagram
- Entre no canal de notícias do Jornal do Oeste no Telegram
- Mantenha-se atualizado no grupo de WhatsApp do Jornal do Oeste
Essa expressividade é fruto da atuação da Secretaria do Trabalho, Qualificação e Renda do Paraná (SETR), que tem investido em inovação digital e aproximação com o setor produtivo. Atualmente, são 218 Agências do Trabalhador operando em todas as regiões do Paraná, oferecendo não apenas vagas de emprego, mas também serviços de orientação, qualificação profissional e intermediação de mão de obra.
A forte presença nos mutirões de emprego e a constante qualificação das equipes são fatores que ajudam a explicar os resultados. Além disso, a digitalização dos serviços e o uso inteligente de dados para alinhar as demandas do mercado com os perfis profissionais disponíveis têm sido fundamentais para garantir maior agilidade e assertividade nas contratações.
CREDIBILIDADE – De acordo com o boletim técnico da SETR, a taxa de efetividade das indicações paranaenses tem se mantido alta, o que reforça a credibilidade da rede Sine Paraná. A liderança nacional também se reflete na participação ativa do estado em fóruns federativos de trabalho, contribuindo na construção de políticas públicas em âmbito nacional.
- Acompanhe nosso canal de notícias do Jornal do Oeste no YouTube
- Siga nosso canal do Jornal do Oeste no TikTok
- Curta nossa página do Jornal do Oeste no Facebook
Para o secretário de Estado do Trabalho, Qualificação e Renda, Do Carmo, os resultados são consequência de uma gestão comprometida com a transformação social através do trabalho. “O modelo adotado no Paraná é um exemplo de gestão pública voltada para resultados concretos. Trabalhamos todos os dias para garantir que o cidadão tenha acesso real às oportunidades de trabalho e possa transformar sua realidade por meio do emprego”, exaltou.
Comprovando sua eficiência, a rede Sine Paraná segue como referência nacional não apenas em volume de contratações, mas também na qualidade do atendimento e na capacidade de conectar, com agilidade, trabalhadores às reais demandas do mercado, contribuindo de forma direta para o desenvolvimento econômico e social do Estado.
AEN