Maior número do Brasil: Paraná terá 2,1 mil alunos na nova etapa da Olimpíada de Inovação

Estimated reading time: 4 minutos
Nesta quinta-feira (21), mais de 2.170 alunos da rede estadual de ensino do Paraná irão realizar a prova da 3ª etapa da 2ª edição da Olimpíada Brasileira de Inovação, Ciência e Tecnologia (OBICT). Ao todo serão mais de 4 mil alunos de todo o Brasil realizando a prova. O Paraná aparece como o estado com maior número de aprovados na competição, seguido por Piauí, com 493 aprovados, São Paulo, com 483, Minas Gerais, com 338 e Ceará, com 247.
A prova acontece de forma presencial em diversos polos espalhados pelo Brasil. No Paraná a prova será aplicada em 96 municípios. No resto do Brasil, a prova acontece na sexta-feira (22).
“O Governo do Paraná vem demonstrando cada vez mais esse compromisso em investir na inovação voltado para diferentes frentes, e uma delas é a educação. è isso que queremos, ver jovens preparados para o futuro graças ao ensino de excelência e que é pensado no amanhã”, explica o secretário da Inovação e IA em exercício, Marcos Stamm.
- Acompanhe nossa página do Jornal do Oeste no Instagram
- Entre no canal de notícias do Jornal do Oeste no Telegram
- Mantenha-se atualizado no grupo de WhatsApp do Jornal do Oeste
Segundo o secretário da Educação, Roni Miranda, a participação massiva dos paranaenses é resultado dos investimentos constantes do governo estadual na área de educação. “A quantidade de alunos paranaenses participando da competição só evidencia como nosso Estado segue sendo referência em inovação, ciência e tecnologia no Brasil. Isso é reflexo direto de uma educação pública de qualidade”, complementa.
PARANÁ NA OBICT – Desde o início da competição, o Paraná vem se destacando na segunda edição da Olimpíada Brasileira de Inovação, Ciência e Tecnologia. Da primeira para a segunda fase, o Estado classificou 36.321 alunos para fazerem a segunda prova da OBICT. Na fase seguinte, 57% dos alunos aprovados de todo o Brasil, totalizando 10.406 eram das redes de ensino pública e particular do Paraná.
A força do Paraná na OBICT não vem de agora já que em 2024, na primeira edição da competição o Estado já tinha demonstrado ser uma potência. Além de ter sido o Estado com mais inscritos em todo o País (3.118 de 36.500 alunos), 10 alunos conquistaram medalhas na competição, sendo três de ouro, duas de prata e cinco de bronze.
ONIA – O Paraná também já se destacou na 1ª Olimpíada de Inteligência Artificial (ONIA), que teve fim em julho. Dos 28 medalhistas de ouro na competição, oito foram do Paraná, além de um aluno classificado para integrar a equipe que representou o Brasil na Olimpíada Internacional de Inteligência Artificial (IOAI), que aconteceu no início de agosto, em Pequim, na China.
- Acompanhe nosso canal de notícias do Jornal do Oeste no YouTube
- Siga nosso canal do Jornal do Oeste no TikTok
- Curta nossa página do Jornal do Oeste no Facebook
Desde a primeira fase da competição, o Paraná demonstrou a força no âmbito educacional. Na segunda etapa, mais de 30 mil estudantes paranaenses avançaram entre os 60 mil classificados. Na terceira fase, o protagonismo se manteve: dos 3.332 alunos classificados em todo o país, 1.378 (o equivalente a 41,3%) eram do Paraná. Na etapa final, os paranaenses novamente lideraram, com 87 classificados entre os 235 finalistas da Olimpíada. Dos 28 medalhistas de ouro, oito são do Paraná.
AEN