Paraná é finalista no Prêmio Nacional do Turismo
Estimated reading time: 5 minutos
A Secretaria de Estado do Turismo do Paraná (Setu) foi selecionada entre os finalistas do Prêmio Nacional do Turismo, iniciativa que reconhece projetos e profissionais que impulsionam a inovação, a excelência em gestão e o impacto positivo do setor no país.
Fruto de parceria entre o Ministério do Turismo (MTur) e o Conselho Nacional do Turismo (CNT), a premiação destaca iniciativas que contribuem para a geração de emprego e renda, a inclusão social e a sustentabilidade ambiental.
Sob a liderança do secretário do Turismo do Paraná, Leonaldo Paranhos, cinco iniciativas do Estado avançaram para a fase final do concurso, contemplando diferentes áreas estratégicas do turismo. São elas: Programa Territórios do Turismo; Painel de Mapeamento da Oferta Turística; Projeto Turismo na Escola; Paraná + Viagem e Viajantes Mais Seguras Paraná.
- Acompanhe nossa página do Jornal do Oeste no Instagram
- Entre no canal de notícias do Jornal do Oeste no Telegram
- Mantenha-se atualizado no grupo de WhatsApp do Jornal do Oeste
Paranhos destaca que a importância de cada território. “Os territórios são ferramentas ou instrumentos de consolidação do turismo, principalmente, no interior do Estado. Com a implantação do território é possível fazer um diagnóstico e entender o que tem cada território, o que não tem, o que precisa ser feito e, principalmente, reconhecendo a característica de cada um”.
O secretário do Turismo do Paraná salienta que a tendência, muitas vezes, de uma região turística, denominada de território, ter tendência ao turismo religioso, náutico, aventura, enfim. “Nós conseguimos deixar claro essa linha de trabalho e darmos andamento nas ações no setor de Turismo”.
Em 2024, o Paraná – com o apoio da Secretaria – promove 298 eventos. Neste ano, a pasta já bateu 1380 eventos. “Nós temos os territórios e ao nos encontrarmos com essas lideranças regionais descobrimos várias ações que poderiam ser desenvolvidas, como torneio de pesca, caminhadas religiosas, turismo de aventura ou balonismo”.
OBRAS – Outra ação importante promovida pela Setu, de acordo com Paranhos, é a realização de obras. “Debatemos com os prefeitos, prefeitas, vereadores e secretários e eles não sabiam que a Secretaria de Turismo poderia fazer obras. Exemplo: determinado município tem uma cachoeira linda, mas a estrada que leva até lá é precária. Então fica desconfortável para as pessoas acessar. Nós conseguimos fazer com que os prefeitos elaborassem projetos para promover as melhorias”.
- Acompanhe nosso canal de notícias do Jornal do Oeste no YouTube
- Siga nosso canal do Jornal do Oeste no TikTok
- Curta nossa página do Jornal do Oeste no Facebook
São aproximadamente R$ 400 milhões de recursos em obras de consolidação do turismo regional. “Hoje, quando alguém de fora do Paraná busca o Estado para promover um evento; nós solicitamos as características e indicamos o território, polis nós temos o diagnóstico e a classificação de cada território. Considero a implantação dos territórios uma virada de página na história do turismo do Paraná”.
AVALIAÇÃO – A competição entra na etapa de avaliação técnica, responsável por definir os três finalistas de cada categoria. O volume de inscrições desta edição reforça o dinamismo e a diversidade do setor: foram 379 propostas registradas na categoria Iniciativas de Destaque no Turismo e 95 na categoria Profissionais de Destaque no Turismo.
O resultado final do Prêmio Nacional do Turismo 2025 será anunciado durante a Cerimônia de Premiação, prevista para 4 de dezembro deste ano, em cidade a ser divulgada pelo MTur.
INICIATIVAS – O Prêmio Nacional do Turismo é um tributo às iniciativas inovadoras, à excelência na gestão e ao impacto positivo que prestadores de serviços turísticos e profissionais comprometidos exercem no setor do turismo.
A premiação é o reconhecimento de quem faz o turismo no Brasil crescer. Além disso, fortalece um dos segmentos econômicos com maior potencial para geração de emprego e renda.
FORTALECIMENTO – Em Toledo, o fortalecimento do turismo tem contribuído diretamente para o destaque do Paraná no cenário nacional. Com apoio da Secretaria de Estado do Turismo, o Município se consolida como referência em eventos e infraestrutura turística.
A tradicional Festa do Porco no Rolete, incentivada pelo programa Paraná +Eventos, atrai visitantes de todo o país e movimenta a economia local. Enquanto o investimento de R$ 2 milhões na reestruturação do Parque das Águas, por meio do Paraná +Infra, reforça o compromisso conjunto entre o Estado e o Município.
São atividades desenvolvidas em Toledo e elas promovem experiências turísticas de qualidade. Além de impulsionar o desenvolvimento regional e contribuindo para o reconhecimento do Paraná no Prêmio Nacional do Turismo.
Da Redação
TOLEDO